Dono da loja que vendeu armas ao atacante da Nova Zelândia diz que polícia viu a encomenda

Martin Hunter / EPA

O dono da loja “Gun City”, em Christchurch, a terceira maior cidade do país, afirmou que vendeu quatro armas ao homem que alegadamente perpetrou os ataques, através de uma encomenda por correio verificada pela polícia.

Numa declaração, David Tipple disse que forneceu à polícia os registos de compra e os detalhes completos da venda. Sobre o homem, detido após o tiroteio, Tipple disse: “Não detetámos nada de extraordinário sobre este titular da licença”.

Depois desta afirmação, a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinta Ardern, afirmou que a reforma de lei de armas vai ser anunciada dentro de dez dias, na sequência do ataque a duas mesquitas que causou 50 mortos. Em conferência de imprensa em Wellington, Ardern prometeu mais detalhes antes de o Executivo se reunir dentro de uma semana.

“Isto significa que no prazo de 10 dias desde este horrível ato de terrorismo teremos anunciado reformas que, acredito, vão tornar a nossa comunidade mais segura”, referiu, citada pela Euronews. A chefe do Executivo declarou ainda que será feita uma investigação ao que precedeu os ataques e o que poderia ter sido feito de forma diferente.

No domingo, a primeira-ministra já tinha prometido que as leis das armas seriam endurecidas. “Não podemos ser dissuadidos do trabalho que precisamos de fazer quanto às nossas leis das armas. Elas precisam de mudar”, disse.

Atualmente, para se possuir armas na Nova Zelândia é preciso ter mais de 16 anos e passar controlos policiais. Uma vez emitida a licença, os proprietários de armas podem comprar quantas quiserem. A associação da polícia neozelandesa apelou à proibição das armas semiautomáticas, noticiou a Radio New Zealand. Tentativas anteriores para alterar a legislação falharam devido ao grande lobby das armas e a uma cultura de caça.

Estima-se que existam 1,5 milhões de armas de fogo detidas por privados no país. Todos os proprietários devem ter uma licença mas a maioria das armas individuais não precisa de estar registada – a Nova Zelândia é um dos poucos países onde isto se verifica.

O governo já havia anunciado a reforma de lei de armas, depois do que considerou o “pior ataque” da história do país. No sábado, as autoridades acusaram Brenton Tarrant, suspeito autor dos massacres em Christchurch, de assassínio.

Brenton Tarrant, um australiano nacionalista branco de 28 anos, é o suposto responsável pelos ataques às mesquitas Al-Noor e de Linwood, que fizeram 50 mortos e quase meia centena de feridos. Tarrant foi acusado de homicídio e ficou em prisão preventiva sem recurso. Tarrant volta ao tribunal a 5 de abril.

A primeira-ministra disse que o suspeito enviou um manifesto para o seu gabinete nove minutos antes dos tiroteios. Um dos ataques foi parcialmente transmitido em direto no Facebook antes de ser removido.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Publicada lista de entidades abrangidas por alargamento da ADSE

A ADSE já publicou a lista de entidades abrangidas pelo alargamento do subsistema de saúde da função pública aos trabalhadores com contrato individual de trabalho. As entidades reguladoras e a maioria das empresas municipais foram …

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …

Remédio contra piolhos está a ser usado contra covid-19. Infarmed e DGS investigam

"Centenas" de doentes de covid-19, em Portugal, têm sido tratados com o antiparasitário Ivermectina que é usado contra piolhos e lombrigas. Há médicos que o prescrevem e que também o tomam a título preventivo, embora …

Sporting bate recorde histórico, mas até o do 6-3 era melhor (quando Amorim não estava "do lado certo")

O Sporting não perde há 22 jogos e bateu o recorde de invencibilidade dos leões em jogos do campeonato que pertencia à equipa de 1981/1982. Um dado que deixa Ruben Amorim orgulhoso, mas o treinador …

"Estou a morrer." Constança luta por um medicamento para se salvar, Infarmed diz que não recebeu pedido do Hospital

Constança Bradell fez um apelo nas redes sociais, numa publicação em que descreve a luta que está a travar contra a fibrose quística. A jovem, de 24 anos, pede a aprovação do medicamento que lhe …

Um século de luta comunista comemorado com 100 ações pelo país

O mais antigo partido político comemora, esta sábado, 100 anos de existência. PCP vai festejar o aniversário com 100 ações pelo país. O PCP assinala, este sábado, os seus 100 anos com 100 ações, em mais …

Relações esfriadas. Moedas consultou Marcelo, mas dispensou conselhos de Passos

Antes de anunciar a sua candidatura a Lisboa, Carlos Moedas consultou Marcelo Rebelo de Sousa e falou com Paulo Portas. Com Pedro Passos Coelho só falou um dia depois de o seu nome ter sido …

Portugal não pode perder o comboio da Europa. Para Marcelo, é hora de aproveitar o novo ciclo

A crise que assolou o nosso país tem de ser aproveitada para "olhar para os problemas estruturais". A mensagem foi deixada pelo Presidente da República, nesta sexta-feira, na conferência de abertura do Festival P, com …

Santana não desiste e admite candidatar-se à Figueira (mesmo à revelia do PSD local)

Pedro Santana Lopes não fecha totalmente a porta e admite vir a candidatar-se à Figueira da Foz como independente. Mesmo que a concelhia do PSD já tenha tomado uma decisão e avance com Pedro Machado, Pedro …