Cientistas encontraram “armadilhas para sapos” feitas por aranhas

Biólogos encontraram em Ambodiala, na ilha de Madagáscar, aquilo que parecem ser armadilhas para sapos feitas por aranhas do género Damastes.

De acordo com o site Science Alert, as chamadas armadilhas, da responsabilidade de aranhas do género Damastes, foram feitas com duas folhas costuradas com seda nas pontas, oferecendo um lugar com sombra onde os anfíbios podiam descansar.

Num caso em particular, os cientistas observaram mesmo um anfíbio, da espécie Heterixalus andrakata, que acabou por ficar lá preso e serviu de refeição a uma das aranhas.

Apesar de terem em mente que pode ter sido apenas uma coincidência, os investigadores suspeitam, mesmo assim, que se trata de uma estratégia destinada a atrair estes pequenos anfíbios.

“Quando a temperatura aumenta, os sapos procuram sombra e cobertura longe do solo, que as aranhas fornecem através destes abrigos. E assim os anfíbios pensam estar num local aparentemente protegido de outros predadores como, por exemplo, pássaros”, escreveu a equipa no estudo publicado, em dezembro, na revista científica Ecology and Evolution.

“Especulamos que os anfíbios podem não ser apenas uma presa oportunista, indiscriminada ou acidental, mas sim uma fonte alimentar sistematicamente explorada pelas aranhas”, lê-se ainda.

  ZAP //

 

 

 

 

 

 

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Nove mortes e mais 465 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais nove mortes e 465 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 465 novos …

O O primeiro-ministro, António Costa

Governo quer reunir com todos os partidos e solicitou ao Bloco os termos de acordo escrito

O Governo quer reunir-se com todos os partidos com quem tem negociado a viabilização do Orçamento do Estado e solicitou ao Bloco de Esquerda que envie o conteúdo e os termos do acordo escrito proposto. Estas …

No Japão, o suicídio entre crianças atingiu um número recorde

Segundo um relatório divulgado pelas autoridades japonesas, o receio de uma infeção pelo novo coronavírus foi a justificação mais invocada por crianças e jovens para faltarem às aulas durante um longo período de tempo. Durante o …

Com uma nova subida de preços na segunda-feira, portugueses correm às bombas

Com o anúncio do Governo da redução do ISP, e um possível aumento do preço dos combustíveis já na próxima semana, os portugueses estão a aproveitar o fim-de-semana para abastecer. Na sexta-feira, o Governo anunciou a …

O candidato às eleições presidenciais das Filipinas Ferdinand Marcos Jr.

Ferdinand-Duterte: Eleições filipinas podem pôr duas dinastias frente-a-frente (ou lado a lado)

Ferdinand Marcos Jr. é filho de um antigo ditador filipino. Agora é candidato às eleições presidenciais e poderá enfrentar a filha de Rodrigo Duterte, Sara, ou até aliar-se a ela. Ainda faltam mais de seis meses …

Recuperados da covid-19 vão poder tomar segunda dose se for preciso para viajar

A diretora-geral da Saúde revelou, este sábado, que os recuperados da covid-19 vão agora poder tomar uma segunda dose da vacina, caso seja preciso para poderem viajar. Esta semana, o Jornal de Notícias tinha avançado que …

Líder do PCP diz que problemas do país "não se resolvem com dramatizações"

O secretário-geral do PCP defendeu, este sábado, que os problemas do país "não se resolvem com dramatizações ou com o agigantar de dificuldades sobre o futuro", numa crítica ao Governo. Num discurso de quase 30 minutos …

Marcelo fez o que podia para prevenir crise política. Agora, fica à espera do diálogo

O Presidente da República transmitiu, este sábado, que fez em público e privado o que podia para prevenir junto dos partidos uma crise política e afirmou que espera diálogo sobre o Orçamento do Estado nos …

Candidato do Chega detido por tentativa de homicídio de família sueca

O suspeito da tentativa de homicídio de uma família sueca em Moura, Beja, foi candidato do Chega à freguesia de Póvoa de São Miguel nas últimas eleições autárquicas. O líder do partido já condenou este …

A judoca Bárbara Timo

Judoca Bárbara Timo conquista ouro nos -63kg no Grand Slam de Paris

A judoca portuguesa Bárbara Timo conquistou, este sábado, a medalha de ouro no primeiro dia do Grand Slam de Paris, na sua estreia na categoria -63 kg em provas do circuito mundial. Bárbara Timo, de 30 …