Argentina vs Islândia | Messi esbarra em muro de gelo

A Argentina começou titubeante a sua participação no Campeonato do Mundo. Perante a Islândia, os sul-americanos marcaram primeiro, dominaram por completo os acontecimentos, mas as lacunas defensivas permitiram o empate para os europeus.

E nem a boa exibição de Lionel Messi alterou o rumo dos acontecimentos – o número 10 falhou mesmo uma grande penalidade.

A Islândia até entrou bem em jogo, com alguns lances de perigo e quatro remates. Porém, não enquadrou nenhum e não concretizou uma ocasião flagrante, desperdiçada por Birkir Bjarnason. Aproveitou a Argentina por dominar por completo, chegando aos 81% de posse de bola por volta dos 19 minutos, altura em que Kun Agüero fez o 1-0, na sequência de um excelente trabalho individual na grande área, ao que se seguiu um remate forte e colocado. Um tento que aconteceu ao sexto remate argentino, segundo enquadrado.

Contudo, na resposta, e numa jogada de insistência aos 23 minutos, os islandeses empataram. O ponta-de-lança Alfred Finnbogason foi mais lesto que toda a defesa argentina e atirou a contar, ao reagir rápido a uma bola perdida na grande área. Um golo ao segundo remate do avançado que ainda registava dois passes para finalização. A Islândia, apenas com 19% de posse, tinha apenas menos num remate (6) que a Argentina. E foi assim que se chegou ao intervalo, com o jogo empatado 1-1. Muito mais Argentina, com 79% de posse, 11 remates, quatro enquadrados, mas a defesa das “Pampas” mostrou muitas fragilidades, pelo que os islandeses remataram oito vezes e criaram as melhores ocasiões. Messi, com um rating de 6.7, ia sendo o melhor.

A segunda parte manteve a tendência de total ocaso da Islândia perante um domínio avassalador dos argentinos, com posse de bola acima de 75%. Isto num jogo em que os lances de perigo escasseavam e Messi jogava muito longe da grande área contrária.

Até que aos 64 minutos, os sul-americanos dispuseram de uma ocasião flagrante para marcar, ao beneficiar de uma grande penalidade. Contudo, Messi permitiu a defesa de Hannes Thór Halldórsson. A vida começava a complicar-se para a formação das “Pampas”, apesar dos 18 remates registados por esta altura, cinco deles enquadrados – sete disparos, contudo, de fora da área, recurso necessário perante o recuo total dos insulares e falta de espaço na área.

Apesar das alterações, a Argentina continuou a apostar num jogo afunilado, esbarrando na defesa contrária, pelo que o resultado não sofreu alterações. No final os números mostram uma “albiceleste” totalmente ao ataque, com 78% de posse de bola, impressionantes 27 remates, mas somente sete enquadrados, para além de dez cantos contra dois e 90% de eficácia de passe.

O melhor em campo foi Lionel Messi. Sim, falhou uma grande penalidade, mas no meio de tamanha desinspiração argentina, foi mesmo o mais esclarecido, com 11 remates, três enquadrados, três passes para finalização, 115 acções com bola – só batido pelas 151 de Mascherano – nove dribles eficazes em 13 tentativas. Terminou com um GoalPoint Rating de 7.7.

PARTILHAR

RESPONDER

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …