Argentina vs Islândia | Messi esbarra em muro de gelo

A Argentina começou titubeante a sua participação no Campeonato do Mundo. Perante a Islândia, os sul-americanos marcaram primeiro, dominaram por completo os acontecimentos, mas as lacunas defensivas permitiram o empate para os europeus.

E nem a boa exibição de Lionel Messi alterou o rumo dos acontecimentos – o número 10 falhou mesmo uma grande penalidade.

A Islândia até entrou bem em jogo, com alguns lances de perigo e quatro remates. Porém, não enquadrou nenhum e não concretizou uma ocasião flagrante, desperdiçada por Birkir Bjarnason. Aproveitou a Argentina por dominar por completo, chegando aos 81% de posse de bola por volta dos 19 minutos, altura em que Kun Agüero fez o 1-0, na sequência de um excelente trabalho individual na grande área, ao que se seguiu um remate forte e colocado. Um tento que aconteceu ao sexto remate argentino, segundo enquadrado.

Contudo, na resposta, e numa jogada de insistência aos 23 minutos, os islandeses empataram. O ponta-de-lança Alfred Finnbogason foi mais lesto que toda a defesa argentina e atirou a contar, ao reagir rápido a uma bola perdida na grande área. Um golo ao segundo remate do avançado que ainda registava dois passes para finalização. A Islândia, apenas com 19% de posse, tinha apenas menos num remate (6) que a Argentina. E foi assim que se chegou ao intervalo, com o jogo empatado 1-1. Muito mais Argentina, com 79% de posse, 11 remates, quatro enquadrados, mas a defesa das “Pampas” mostrou muitas fragilidades, pelo que os islandeses remataram oito vezes e criaram as melhores ocasiões. Messi, com um rating de 6.7, ia sendo o melhor.

A segunda parte manteve a tendência de total ocaso da Islândia perante um domínio avassalador dos argentinos, com posse de bola acima de 75%. Isto num jogo em que os lances de perigo escasseavam e Messi jogava muito longe da grande área contrária.

Até que aos 64 minutos, os sul-americanos dispuseram de uma ocasião flagrante para marcar, ao beneficiar de uma grande penalidade. Contudo, Messi permitiu a defesa de Hannes Thór Halldórsson. A vida começava a complicar-se para a formação das “Pampas”, apesar dos 18 remates registados por esta altura, cinco deles enquadrados – sete disparos, contudo, de fora da área, recurso necessário perante o recuo total dos insulares e falta de espaço na área.

Apesar das alterações, a Argentina continuou a apostar num jogo afunilado, esbarrando na defesa contrária, pelo que o resultado não sofreu alterações. No final os números mostram uma “albiceleste” totalmente ao ataque, com 78% de posse de bola, impressionantes 27 remates, mas somente sete enquadrados, para além de dez cantos contra dois e 90% de eficácia de passe.

O melhor em campo foi Lionel Messi. Sim, falhou uma grande penalidade, mas no meio de tamanha desinspiração argentina, foi mesmo o mais esclarecido, com 11 remates, três enquadrados, três passes para finalização, 115 acções com bola – só batido pelas 151 de Mascherano – nove dribles eficazes em 13 tentativas. Terminou com um GoalPoint Rating de 7.7.

PARTILHAR

RESPONDER

ANA "não tem interesse económico". Montijo é a "solução mais rápida"

O presidente da comissão executiva da ANA - Aeroportos de Portugal disse, esta terça-feira, que a empresa "não tem interesse económico" numa das soluções para a expansão aeroportuária em Lisboa em vez de outra, mas …

Taiwan vende vacinas da AstraZeneca a 17 euros para evitar que expirem

Com lotes da vacina da AstraZeneca em risco de expirarem, devido a resistência à sua toma entre grupos prioritários, Taiwan começou esta segunda-feira a administrá-las a qualquer pessoa, por 17 euros. Horas depois de o sistema …

Mourinho: "Não preciso de fazer uma pausa, estou sempre no futebol"

O treinador português disse, esta segunda-feira, que "não necessita de fazer uma pausa", após deixar o comando técnico do Tottenham, e frisou estar "sempre no futebol". Embora não se tenha alongado muito, José Mourinho falou pela …

Regime sírio acusado de crimes contra a humanidade na Suécia

Quatro organizações não-governamentais apresentaram uma queixa junto da polícia da Suécia contra altos responsáveis do regime sírio por crimes contra a humanidade pelos ataques com armas químicas na Síria, em 2013 e 2017. A queixa foi …

Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países da UE sem 5G

Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países na União Europeia (UE) que ainda não têm qualquer oferta comercial de 5G, revelou o último relatório trimestral do Observatório Europeu do 5G, um organismo da Comissão …

Jair Bolsonaro diz que quem votar em Lula da Silva "merece sofrer"

No mês passado, o Supremo Tribunal Federal decidiu que Lula da Silva pode voltar a candidatar-se à presidência do Brasil e Jair Bolsonaro, o atual presidente do país, considera que quem votar em Lula "merece …

Covid-19. Plano Nacional inclui testes em centros comerciais ou empresas

O Plano Nacional para a Testagem Massiva prevê a realização generalizada de testes para deteção precoce do coronavírus, passando a estar disponível em centros comerciais, estações de transportes públicos ou empresas, e podendo pode ser …

Seul vai aceitar descarga de água radioativa de Fukushima (se o Japão cumprir certas condições)

A Coreia do Sul aceitará, caso sejam cumpridas algumas condições, o plano do Governo japonês para despejar gradualmente no mar águas tratadas, mas ainda radioativas, da central nuclear destruída de Fukushima, segundo o Governo sul-coreano. O …

CDS vai apresentar projeto sobre enriquecimento ilícito. PSD só apoia medida que seja "eficaz e constitucional"

O CDS-PP vai apresentar no Parlamento um projeto sobre o enriquecimento ilícito, anunciou o presidente do partido esta terça-feira, antecipando que a iniciativa se debruçará sobre o poder político, o poder judicial e o funcionamento …

Deputada Cristina Rodrigues propõe campanha contra pirataria de jornais

A deputada não inscrita Cristina Rodrigues recomendou, esta segunda-feira, ao Governo a divulgação de uma campanha nacional que promova o combate à pirataria de jornais e revistas e que aumente a fiscalização relativa ao crime …