Argentina vs Islândia | Messi esbarra em muro de gelo

A Argentina começou titubeante a sua participação no Campeonato do Mundo. Perante a Islândia, os sul-americanos marcaram primeiro, dominaram por completo os acontecimentos, mas as lacunas defensivas permitiram o empate para os europeus.

E nem a boa exibição de Lionel Messi alterou o rumo dos acontecimentos – o número 10 falhou mesmo uma grande penalidade.

A Islândia até entrou bem em jogo, com alguns lances de perigo e quatro remates. Porém, não enquadrou nenhum e não concretizou uma ocasião flagrante, desperdiçada por Birkir Bjarnason. Aproveitou a Argentina por dominar por completo, chegando aos 81% de posse de bola por volta dos 19 minutos, altura em que Kun Agüero fez o 1-0, na sequência de um excelente trabalho individual na grande área, ao que se seguiu um remate forte e colocado. Um tento que aconteceu ao sexto remate argentino, segundo enquadrado.

Contudo, na resposta, e numa jogada de insistência aos 23 minutos, os islandeses empataram. O ponta-de-lança Alfred Finnbogason foi mais lesto que toda a defesa argentina e atirou a contar, ao reagir rápido a uma bola perdida na grande área. Um golo ao segundo remate do avançado que ainda registava dois passes para finalização. A Islândia, apenas com 19% de posse, tinha apenas menos num remate (6) que a Argentina. E foi assim que se chegou ao intervalo, com o jogo empatado 1-1. Muito mais Argentina, com 79% de posse, 11 remates, quatro enquadrados, mas a defesa das “Pampas” mostrou muitas fragilidades, pelo que os islandeses remataram oito vezes e criaram as melhores ocasiões. Messi, com um rating de 6.7, ia sendo o melhor.

A segunda parte manteve a tendência de total ocaso da Islândia perante um domínio avassalador dos argentinos, com posse de bola acima de 75%. Isto num jogo em que os lances de perigo escasseavam e Messi jogava muito longe da grande área contrária.

Até que aos 64 minutos, os sul-americanos dispuseram de uma ocasião flagrante para marcar, ao beneficiar de uma grande penalidade. Contudo, Messi permitiu a defesa de Hannes Thór Halldórsson. A vida começava a complicar-se para a formação das “Pampas”, apesar dos 18 remates registados por esta altura, cinco deles enquadrados – sete disparos, contudo, de fora da área, recurso necessário perante o recuo total dos insulares e falta de espaço na área.

Apesar das alterações, a Argentina continuou a apostar num jogo afunilado, esbarrando na defesa contrária, pelo que o resultado não sofreu alterações. No final os números mostram uma “albiceleste” totalmente ao ataque, com 78% de posse de bola, impressionantes 27 remates, mas somente sete enquadrados, para além de dez cantos contra dois e 90% de eficácia de passe.

O melhor em campo foi Lionel Messi. Sim, falhou uma grande penalidade, mas no meio de tamanha desinspiração argentina, foi mesmo o mais esclarecido, com 11 remates, três enquadrados, três passes para finalização, 115 acções com bola – só batido pelas 151 de Mascherano – nove dribles eficazes em 13 tentativas. Terminou com um GoalPoint Rating de 7.7.

PARTILHAR

RESPONDER

Rio acusa Governo de falhar preparação da 2.ª vaga (e alerta que a economia pode voltar a parar)

O presidente do PSD, Rui Rio, acusou esta quarta-feira o Governo de falhar na preparação da resposta à segunda vaga da pandemia da covid-19, alertando que a economia pode voltar a parar mesmo sem decisão …

Costa descarta confinamento ou cercas sanitárias em Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras

O primeiro-ministro, António Costa, disse esta quarta-feira que não estão em cima da mesa cercas sanitárias ou confinamentos em Paços de Ferreira, Lousada ou Felgueiras, concelhos do distrito do Porto onde o número de novas …

Espanha supera um milhão de infetados. França pondera estado de emergência até fevereiro

Espanha ultrapassou esta quarta-feira um milhão de infetados por covid-19, no mesmo dia em que o Governo francês admitiu estar a ponderar manter o estado de emergência até fevereiro e algumas medidas até abril. Espanha …

Há 49 escolas com surtos ativos de covid-19

Cerca de meia centena de escolas têm surtos ativos de covid-19, avançou esta quarta-feira a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, que fez um balanço positivo das primeiras semanas de aulas. "Neste momento, estão ativos 49 surtos …

Índia pode atingir os 600 milhões de casos de covid-19 em fevereiro, dizem especialistas

Mais de 600 milhões de indianos, mais da metade da população do país, provavelmente serão infetados com o novo coronavírus até fevereiro de 2021, segundo um painel de especialistas que aconselha o Governo do país. Segundo …

Ficheiro apreendido a Rui Pinto tinha número de telemóvel da procuradora

Um ficheiro de um dos dispositivos apreendidos ao criador do ‘Football Leaks’, Rui Pinto, contém o número de telemóvel da procuradora do Ministério Público (MP) envolvida no julgamento, Marta Viegas, confirmou a própria na 15.ª …

Rio anuncia vota contra no OE. "O PSD é mais responsável na oposição do que o PS no Governo"

O presidente do PSD anunciou esta quarta-feira o voto contra do partido na proposta de Orçamento do Estado para 2021, dizendo que esse é “o único voto coerente” e porque outra votação nem sequer “evitaria …

"A pandemia derrubou-me." "Pepe" Mujica, ex-Presidente do Uruguai, abandona a política

O ex-presidente uruguaio José "Pepe" Mujica disse que continuará a ser "conselheiro" dos companheiros de partido. José "Pepe" Mujica, ex-Presidente do Uruguai, renunciou esta terça-feira ao seu lugar no Senado e abandonou definitivamente a política ativa. …

Milhares de reclusos na Nigéria fugiram depois de invasões a prisões

De acordo com as autoridades nigerianas, cerca de 2000 presos fugiram de prisões na Nigéria, após os locais terem sido invadidos por multidões. Foi imposto um recolher obrigatório em resposta à agitação resultante de duas …

Manuel Maria Carrilho absolvido pela terceira vez do crime de violência doméstica

O ex-ministro Manuel Maria Carrilho foi esta quarta-feira novamente absolvido do caso de violência doméstica em que era suspeito de ter agredido a apresentadora de televisão Bárbara Guimarães. Em comunicado Manuel Maria Carrilho explica que o …