Argentina vs Islândia | Messi esbarra em muro de gelo

A Argentina começou titubeante a sua participação no Campeonato do Mundo. Perante a Islândia, os sul-americanos marcaram primeiro, dominaram por completo os acontecimentos, mas as lacunas defensivas permitiram o empate para os europeus.

E nem a boa exibição de Lionel Messi alterou o rumo dos acontecimentos – o número 10 falhou mesmo uma grande penalidade.

A Islândia até entrou bem em jogo, com alguns lances de perigo e quatro remates. Porém, não enquadrou nenhum e não concretizou uma ocasião flagrante, desperdiçada por Birkir Bjarnason. Aproveitou a Argentina por dominar por completo, chegando aos 81% de posse de bola por volta dos 19 minutos, altura em que Kun Agüero fez o 1-0, na sequência de um excelente trabalho individual na grande área, ao que se seguiu um remate forte e colocado. Um tento que aconteceu ao sexto remate argentino, segundo enquadrado.

Contudo, na resposta, e numa jogada de insistência aos 23 minutos, os islandeses empataram. O ponta-de-lança Alfred Finnbogason foi mais lesto que toda a defesa argentina e atirou a contar, ao reagir rápido a uma bola perdida na grande área. Um golo ao segundo remate do avançado que ainda registava dois passes para finalização. A Islândia, apenas com 19% de posse, tinha apenas menos num remate (6) que a Argentina. E foi assim que se chegou ao intervalo, com o jogo empatado 1-1. Muito mais Argentina, com 79% de posse, 11 remates, quatro enquadrados, mas a defesa das “Pampas” mostrou muitas fragilidades, pelo que os islandeses remataram oito vezes e criaram as melhores ocasiões. Messi, com um rating de 6.7, ia sendo o melhor.

A segunda parte manteve a tendência de total ocaso da Islândia perante um domínio avassalador dos argentinos, com posse de bola acima de 75%. Isto num jogo em que os lances de perigo escasseavam e Messi jogava muito longe da grande área contrária.

Até que aos 64 minutos, os sul-americanos dispuseram de uma ocasião flagrante para marcar, ao beneficiar de uma grande penalidade. Contudo, Messi permitiu a defesa de Hannes Thór Halldórsson. A vida começava a complicar-se para a formação das “Pampas”, apesar dos 18 remates registados por esta altura, cinco deles enquadrados – sete disparos, contudo, de fora da área, recurso necessário perante o recuo total dos insulares e falta de espaço na área.

Apesar das alterações, a Argentina continuou a apostar num jogo afunilado, esbarrando na defesa contrária, pelo que o resultado não sofreu alterações. No final os números mostram uma “albiceleste” totalmente ao ataque, com 78% de posse de bola, impressionantes 27 remates, mas somente sete enquadrados, para além de dez cantos contra dois e 90% de eficácia de passe.

O melhor em campo foi Lionel Messi. Sim, falhou uma grande penalidade, mas no meio de tamanha desinspiração argentina, foi mesmo o mais esclarecido, com 11 remates, três enquadrados, três passes para finalização, 115 acções com bola – só batido pelas 151 de Mascherano – nove dribles eficazes em 13 tentativas. Terminou com um GoalPoint Rating de 7.7.

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrados destroços e restos mortais na área onde desapareceu avião militar chileno

A Força Aérea do Chile (FACH) e o Ministério da Defesa brasileiro informaram esta quarta-feira que foram encontrados a flutuar no mar destroços e objetos pessoais na área onde uma aeronave militar desapareceu na segunda-feira …

Jack Burns, ator da série Outlander, morre aos 14 anos

O ator Jack Burns, que participou na série "Outlander", morreu aos 14 anos, no passado dia 1 de dezembro. O jovem foi encontrado já sem vida na sua casa em Greenrock, na Escócia. O óbito foi …

As pessoas estão a ser envenenadas por óleos essenciais (e pode ser fatal)

https://vimeo.com/378812079 Óleos essenciais cheiram bem, mas, se ingeridos oralmente, podem causar muitos problemas, incluindo toxicidade severa, pondo a vida em risco.  Estudos recentes mostraram que envenenamentos com óleos essenciais têm sido cada vez mais comuns e mais …

Cientistas criam hidrogel que se cura a si mesmo como a pele humana

A carne artificial, que pode vir a ser essencial para futuros desenvolvimentos em robótica e dispositivos médicos, está cada vez mais próxima de se tornar realidade. Cientistas na Austrália criaram um novo material gelatinoso que, asseguram, …

As estranhas "riscas de tigre" de Encélado foram finalmente explicadas

A lua gelada de Saturno, Encélado, tem despertado especial interesse na comunidade científica desde que foi observada em detalhe pela sonda espacial da NASA Cassini em 2005. Agora, uma equipa de cientistas encontrou resposta para …

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …