Argentina nega acesso a informação que pode confirmar presença de submarinos nazis

-

A justiça argentina negou o acesso a informação que pode estar relacionada com a presença de submarinos nazis na costa do país sul-americano, classificando-a como “segredo militar”.

A revelação foi feita à agência Efe pelo jornalista Abel Basti, especializado na presença nazi na Argentina e que solicitou os dados às autoridades argentinas.

Segundo a decisão, assinada na quarta-feira pelo Tribunal de Contencioso Administrativo argentino, e que foi divulgada este sábado, é rejeitada a petição para aceder à informação, com que se pretende “confirmar ou desmentir a presença de submarinos afundados em frente às costas da província de Rio Negro”.

“A informação em causa foi classificada como “segredo militar”, alega o Tribunal.

Várias altas patentes do regime nazi fugiram para a América do Sul, mesmo antes de o fim da II Guerra Mundial se consumar, e há historiadores que defendem que alguns desses militares podem ter usado submarinos para chegar à Argentina.

É sabido que várias figuras de relevo do regime nazi viveram neste país sul-americano após o fim da II Guerra Mundial, e recentemente, foram divulgados documentos secretos segundo os quais Hitler poderá ter encenado o seu suicídio, em 1945, e fugido também para a Argentina.

ZAP // EFE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.