Arcebispo russo considerado “sexista do ano” morre durante reabilitação do coronavírus

Alexander Karpov / Wikimedia

O arcebispo russo Dimitry Smirnov

O arcebispo russo Dimitry Smirnov, conhecido por fazer comentários controversos sobre mulheres, morreu aos 69 anos durante a reabilitação do coronavírus, anunciou um porta-voz da Igreja Ortodoxa Russa na quarta-feira.

No início de 2020, Dimitry Smirnov foi considerado “Sexista do Ano” por feministas russas, devido às suas alegações de que as mulheres têm “mentes mais fracas” do que os homens e por comparar as que não são casadas e que se relacionam a “prostitutas não remuneradas”, noticiou na quarta-feira o Moscow Times.

Pouco antes de ter sido hospitalizado por estar infetado com a covid-19, em maio, Smirnov exaltou o impacto positivo da infeção na humanidade, dizendo que encorajava “o voluntariado [para substituir] o egoísmo”.

“A morte do arcebispo Dimitry Smirnov acaba de ser divulgada”, anunciou nas redes sociais Vasily Rulinsky, porta-voz do departamento sinodal para a caridade da Igreja, não tendo especificado a causa da morte.

Após a sua recuperação do coronavírus, os colegas de Smirnov disseram à media russa que este planeava passar todo o verão a recuperar da doença, fora de Moscovo, afirmando ainda que o arcebispo não teve um caso grave de covid-19.

A media ortodoxa informou que Smirnov foi hospitalizado em Moscovo em estado crítico no final de setembro, a sua segunda hospitalização não relacionada à covid-19 desde 2019. Relatórios não confirmados revelam que foi diagnosticado com uma doença cerebral.

Durante a sua presidência na comissão da Igreja Ortodoxa Russa sobre a família, Smirnov foi notícia por aconselhar jovens a faltarem à escola e se prepararem para o parto, comparando a fertilização ‘in vitro’ com experiências nazis e alegando que o aborto na Rússia é pior do que o Holocausto.

O arcebispo apoiou publicamente a prática controversa da Igreja Ortodoxa Russa de abençoar as armas nucleares, vistas como a “salvação do povo russo e da sua cultura”.

Inicialmente, a Igreja Ortodoxa Russa resistiu às recomendações de fechar as portas para os mais de 150 milhões de seguidores, uma medida que levou a infeções e mortes entre o clero. A igreja acabou por aconselhar os fiéis a ficarrm em casa no final de março, quando a pandemia piorou no país.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Tudo boa gente… e agora estes fanáticos religiosos andam de mão dada com o ditador Putin!
    A grande Rússia vai num lindo caminho…

RESPONDER

Bactérias benéficas do leite materno mudam ao longo do tempo

De acordo com um novo estudo, a mistura de bactérias benéficas transmitidas pelo leite materno muda significativamente com o tempo. Este pode atuar como uma injeção de reforço diário para a imunidade e metabolismo infantil. Os …

Quando um tigre vale mais morto do que vivo: A sórdida realidade das quintas de procriação

Em alguns países asiáticos, quintas de procriação de tigres exploram até ao tutano o valor económico do animal, submetendo-o a condições de vida degradantes. Tigres já foram puderam ser encontrados em grande parte da Ásia, do …

Ana Estrada Ugarte. Em decisão histórica, Peru abre as portas à eutanásia

Numa decisão histórica esta quinta-feira, o 11.º Tribunal Constitucional do Superior Tribunal de Justiça de Lima, no Peru, ordenou ao Ministério da Saúde do país que respeitasse a vontade de Ana Estrada Ugarte de acabar …

Árbitros estrangeiros na próxima época? APAF recusa "atestado de incompetência"

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) tem a certeza de que o Conselho de Arbitragem (CA) não irá passar um "atestado de incompetência" aos árbitros portugueses, chamando estrangeiros para encontros de Ligas nacionais. Segundo …

Depois do desconforto que a série causou na Família Real, Harry defende "The Crown"

Durante uma entrevista a James Corden, para o programa americano The Late Late Show, o príncipe Harry defendeu a série The Crown da Netflix, explicando que embora não seja “estritamente precisa”, retrata a pressão da …

Benfica vai apresentar queixa por ameaças de morte a Vieira e vandalismo

O Benfica vai avançar com queixas devido às ameaças de morte ao presidente do clube em tarjas colocadas nas imediações do Estádio da Luz, mas também pela vandalização de várias casas benfiquistas. Segundo o jornal online …

Submarino civil transparente pode levá-lo ao local do naufrágio do Titanic

A Triton, uma empresa com sede na Florida, fabrica submarinos civis de última geração há mais de uma década. Agora, vai fazer nascer o Triton 13000/2 Titanic Explorer, que para além de oferecer aos passageiros …

Catorze detidos nos novos protestos em Barcelona a favor de Pablo Hasél

Pelo menos 14 pessoas foram detidas pela polícia catalã, este sábado, durante os distúrbios que se seguiram a mais uma manifestação em Barcelona a reclamar a libertação do rapper Pablo Hasél. Segundo o jornal Público, pelo …

Procuradores avançam para tribunal contra nomeações de chefias

O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) está envolvido numa nova polémica, depois do concurso que culminou na indigitação de José Guerra para a Procuradoria Europeia. Segundo avança o Jornal de Notícias, este domingo, um concurso para …

A partir de segunda-feira, eletrodomésticos vão ter novas etiquetas energéticas

As organizações não-governamentais ambientalistas saúdam as novas etiquetas energéticas, que entram em vigor esta segunda-feira, mas pedem “mais atenção” ao consumidor e “maior rapidez” na reclassificação de “mais produtos”. Em comunicado, a cooligação Coolproducts, um grupo …