Aranhas voadoras descobertas nas florestas do Peru e Panamá

Esta pode não ser uma boa notícia para quem tem medo de aranhas, mas trata-se de uma grande descoberta para a ciência.

Uma equipa de investigadores identificou uma nova espécie de aranha, a Selenop banksi, que é capaz de “voar”.

Segundo um estudo publicado na The Royal Society Interface, as aranhas Selenop banksi podem planar e orientar sua trajectória durante o “voo”.

Foi uma descoberta inesperada, segundo os autores do estudo, porque não havia até agora registo desse comportamento em aranhas.

“Não existem aranhas com asas. Aranhas não podem voar”, afirma o cientista-chefe da pesquisa, Steve Yanoviak, da Universidade de Louisville, nos Estados Unidos.

“Estas aranhas representam uma impressionante aventura evolucionária na conquista do ar pelos animais”, diz Yanoviak à BBC.

Habilidade

Os cientistas acreditam que a Selenop banksi adquiriu esta capacidade por habitar os troncos de árvores de florestas tropicais da América do Sul, locais mais seguros do que o solo da floresta, onde os animais procuram alimento.

Desta forma, ao cair de uma árvore, estas aranhas conseguem planar e controlar a trajectória para chegar a outro tronco em vez de cair no chão.

Steve Yanoviak / The Royal Society

Selenop banksi, a aranha 'voadora', habita florestas tropicais da América do Sul

Selenop banksi, a aranha ‘voadora’, habita as florestas tropicais da América do Sul

Yanoviak e a sua equipa dedicaram-se, na última década, à busca de insectos e artrópodes capazes de planar. Para isso, recolhiam espécimes e atiravam-nos de uma grande altura.

Com este método, Yanoviak já tinha identificado espécies de formigas que planam e controlam a sua trajectória rumo ao solo.

No entanto, nenhuma espécie de aranha tinha demonstrado a mesma capacidade, até que os investigadores testaram as Selenop banksi.

Postura corporal

Estas aranhas têm um corpo achatado, com uma espessura equivalente à de uma moeda. Não é fácil encontrá-las, pois conseguem camuflar-se quase perfeitamente nos troncos onde vivem.

Os 59 espécimes testados foram recolhidos nas florestas do Peru e do Panamá.

Do total, 93% foram capazes de planar e controlar o voo e 86% aparentemente estabeleceram uma trajectória directa até ao local onde pousaram.

Steve Yanoviak / The Royal Society

As aranhas controlam sua trajetória de voo com ajuda das pernas dianteiras

As aranhas controlam a sua trajectória de voo com ajuda das pernas dianteiras

Para isso, logo após serem atiradas de uma altura de 20 a 25 metros, as aranhas assumiram uma postura corporal característica, virando o corpo para cima com grande agilidade e planando na direcção apontada pelas suas cabeças.

Para controlar a sua trajectória, as aranhas usaram as pernas dianteiras. Caso quisessem ir para a direita, mudavam o ângulo da sua perna dianteira esquerda, por exemplo.

Novas perguntas

Segundo Yanoviak, a descoberta desperta muitas questões sobre as aranhas.

“Por exemplo, quão exacta é a sua visão? Como apontam para uma árvore? Qual é o papel dos seus pelos e coluna na performance aerodinâmica?”.

No entanto, antes mesmo que estas questões sejam respondidas, o cientista acredita que a habilidade destas aranhas será de incrível valia para a ciência.

“A forma como mudam a posição do corpo em pleno ar e controlam a trajectória aponta para novos mecanismos de movimentos corporais”, explica.

“Por exemplo, a robótica pode aprender muito com estas aranhas”, acrescenta.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …

Oposição critica Governo de El Salvador por usar a covid-19 para limitar manifestações

Na quarta-feira, a Assembleia Legislativa de El Salvador aprovou um decreto que proíbe reuniões públicas e privadas que não estejam relacionadas com as artes, cultura ou desporto até 8 de dezembro. Segundo a Vice, apesar de …

Portugal com mais 883 casos confirmados e quatro mortes

Portugal regista hoje mais 883 casos confirmados de covid-19 e quatro óbitos pela doença, assim como 729 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, de acordo com o boletim diário. Segundo …

Um boneco do Super-Homem a voar

Indianos declaram "guerra" ao Super-Homem e à Mulher-Maravilha

Injustice, o último filme de animação da DC Comics, deixou alguns indianos muito perto de um ataque de fúria. Cenas em que o Super-Homem e a Mulher-Maravilha surgem a lutar contra militares indianos e a …

Alec Baldwin

Hollywood em choque. Alec Baldwin recebeu arma carregada, mas disseram-lhe que estava "fria"

A morte da directora de fotografia Halyna Hutchins, depois de ter sido atingida pelo actor Alec Baldwin durante as filmagens de "Rust", deixou o mundo de cinema de Hollywood abalado. E ninguém percebe como é …

Provedor da Santa Casa sob suspeita. Renda com desconto, gastos e bolsa investigados

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu documentos e computadores ao provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), Edmundo Martinho, e à professora Maria da Luz Cabral. Em causa estarão suspeitas relacionadas com despesas, uma …