Aranhas voadoras descobertas nas florestas do Peru e Panamá

Esta pode não ser uma boa notícia para quem tem medo de aranhas, mas trata-se de uma grande descoberta para a ciência.

Uma equipa de investigadores identificou uma nova espécie de aranha, a Selenop banksi, que é capaz de “voar”.

Segundo um estudo publicado na The Royal Society Interface, as aranhas Selenop banksi podem planar e orientar sua trajectória durante o “voo”.

Foi uma descoberta inesperada, segundo os autores do estudo, porque não havia até agora registo desse comportamento em aranhas.

“Não existem aranhas com asas. Aranhas não podem voar”, afirma o cientista-chefe da pesquisa, Steve Yanoviak, da Universidade de Louisville, nos Estados Unidos.

“Estas aranhas representam uma impressionante aventura evolucionária na conquista do ar pelos animais”, diz Yanoviak à BBC.

Habilidade

Os cientistas acreditam que a Selenop banksi adquiriu esta capacidade por habitar os troncos de árvores de florestas tropicais da América do Sul, locais mais seguros do que o solo da floresta, onde os animais procuram alimento.

Desta forma, ao cair de uma árvore, estas aranhas conseguem planar e controlar a trajectória para chegar a outro tronco em vez de cair no chão.

Steve Yanoviak / The Royal Society

Selenop banksi, a aranha 'voadora', habita florestas tropicais da América do Sul

Selenop banksi, a aranha ‘voadora’, habita as florestas tropicais da América do Sul

Yanoviak e a sua equipa dedicaram-se, na última década, à busca de insectos e artrópodes capazes de planar. Para isso, recolhiam espécimes e atiravam-nos de uma grande altura.

Com este método, Yanoviak já tinha identificado espécies de formigas que planam e controlam a sua trajectória rumo ao solo.

No entanto, nenhuma espécie de aranha tinha demonstrado a mesma capacidade, até que os investigadores testaram as Selenop banksi.

Postura corporal

Estas aranhas têm um corpo achatado, com uma espessura equivalente à de uma moeda. Não é fácil encontrá-las, pois conseguem camuflar-se quase perfeitamente nos troncos onde vivem.

Os 59 espécimes testados foram recolhidos nas florestas do Peru e do Panamá.

Do total, 93% foram capazes de planar e controlar o voo e 86% aparentemente estabeleceram uma trajectória directa até ao local onde pousaram.

Steve Yanoviak / The Royal Society

As aranhas controlam sua trajetória de voo com ajuda das pernas dianteiras

As aranhas controlam a sua trajectória de voo com ajuda das pernas dianteiras

Para isso, logo após serem atiradas de uma altura de 20 a 25 metros, as aranhas assumiram uma postura corporal característica, virando o corpo para cima com grande agilidade e planando na direcção apontada pelas suas cabeças.

Para controlar a sua trajectória, as aranhas usaram as pernas dianteiras. Caso quisessem ir para a direita, mudavam o ângulo da sua perna dianteira esquerda, por exemplo.

Novas perguntas

Segundo Yanoviak, a descoberta desperta muitas questões sobre as aranhas.

“Por exemplo, quão exacta é a sua visão? Como apontam para uma árvore? Qual é o papel dos seus pelos e coluna na performance aerodinâmica?”.

No entanto, antes mesmo que estas questões sejam respondidas, o cientista acredita que a habilidade destas aranhas será de incrível valia para a ciência.

“A forma como mudam a posição do corpo em pleno ar e controlam a trajectória aponta para novos mecanismos de movimentos corporais”, explica.

“Por exemplo, a robótica pode aprender muito com estas aranhas”, acrescenta.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …

Sue, o T-rex, terá tido uma forte dor de dentes devido a uma infeção

Sue, o T-rex cujo esqueleto é um dos mais completos já descobertos até aos dias de hoje, terá sofrido uma forte dor de dentes durante a sua existência. "Dois dentes estão realmente fundidos e um terceiro …

Câmara com IA confundiu careca do bandeirinha com a bola (e arruinou o jogo de futebol)

Os adeptos da equipa de futebol escocesa Inverness Caledonian Thistle FC experimentaram uma hilariante falha tecnológica durante um jogo no fim de semana passado. De acordo com o IFLScience, o clube escocês anunciou há algumas semanas …

"Francisco Louçã fez bullying para precipitar ruptura do Bloco com o PS"

O PS acredita que foi a postura de "bullying" de Francisco Louçã que forçou o Bloco de Esquerda a precipitar uma "ruptura com o PS", conforme avança o deputado João Paulo Correia, vice-presidente da bancada …

Remdesivir: de droga milagrosa a negócio milionário com "muito, muito mau aspeto"

Apresentado como único medicamento anti-viral eficaz no combate à covid-19, foi o primeiro medicamento aprovado pela FDA, regulador farmacêutico americano, no tratamento da doença. Agora, a sua eficácia é contestada — e os negócios milionários …

"Imagine there is no corruption". Há uma campanha contra a corrupção em Portugal nas ruas de Nova Iorque

Um professor português da Universidade de Columbia, nos EUA, tem em marcha uma campanha contra a corrupção em Portugal, com várias acções nas ruas de Nova Iorque. De guitarra em punho e a cantar "Imagine there …

Morreu Sean Connery, Sir James Bond

O actor escocês Sean Connery morreu, neste sábado, aos 90 anos de idade, conforme avança a BBC. As causas da morte não são ainda conhecidas. Sean Connery tornou-se conhecido como "James Bond", tendo sido o primeiro …