/

Aranhas voadoras descobertas nas florestas do Peru e Panamá

Esta pode não ser uma boa notícia para quem tem medo de aranhas, mas trata-se de uma grande descoberta para a ciência.

Uma equipa de investigadores identificou uma nova espécie de aranha, a Selenop banksi, que é capaz de “voar”.

Segundo um estudo publicado na The Royal Society Interface, as aranhas Selenop banksi podem planar e orientar sua trajectória durante o “voo”.

Foi uma descoberta inesperada, segundo os autores do estudo, porque não havia até agora registo desse comportamento em aranhas.

“Não existem aranhas com asas. Aranhas não podem voar”, afirma o cientista-chefe da pesquisa, Steve Yanoviak, da Universidade de Louisville, nos Estados Unidos.

“Estas aranhas representam uma impressionante aventura evolucionária na conquista do ar pelos animais”, diz Yanoviak à BBC.

Habilidade

Os cientistas acreditam que a Selenop banksi adquiriu esta capacidade por habitar os troncos de árvores de florestas tropicais da América do Sul, locais mais seguros do que o solo da floresta, onde os animais procuram alimento.

Desta forma, ao cair de uma árvore, estas aranhas conseguem planar e controlar a trajectória para chegar a outro tronco em vez de cair no chão.

Steve Yanoviak / The Royal Society

Selenop banksi, a aranha 'voadora', habita florestas tropicais da América do Sul

Selenop banksi, a aranha ‘voadora’, habita as florestas tropicais da América do Sul

Yanoviak e a sua equipa dedicaram-se, na última década, à busca de insectos e artrópodes capazes de planar. Para isso, recolhiam espécimes e atiravam-nos de uma grande altura.

Com este método, Yanoviak já tinha identificado espécies de formigas que planam e controlam a sua trajectória rumo ao solo.

No entanto, nenhuma espécie de aranha tinha demonstrado a mesma capacidade, até que os investigadores testaram as Selenop banksi.

Postura corporal

Estas aranhas têm um corpo achatado, com uma espessura equivalente à de uma moeda. Não é fácil encontrá-las, pois conseguem camuflar-se quase perfeitamente nos troncos onde vivem.

Os 59 espécimes testados foram recolhidos nas florestas do Peru e do Panamá.

Do total, 93% foram capazes de planar e controlar o voo e 86% aparentemente estabeleceram uma trajectória directa até ao local onde pousaram.

Steve Yanoviak / The Royal Society

As aranhas controlam sua trajetória de voo com ajuda das pernas dianteiras

As aranhas controlam a sua trajectória de voo com ajuda das pernas dianteiras

Para isso, logo após serem atiradas de uma altura de 20 a 25 metros, as aranhas assumiram uma postura corporal característica, virando o corpo para cima com grande agilidade e planando na direcção apontada pelas suas cabeças.

Para controlar a sua trajectória, as aranhas usaram as pernas dianteiras. Caso quisessem ir para a direita, mudavam o ângulo da sua perna dianteira esquerda, por exemplo.

Novas perguntas

Segundo Yanoviak, a descoberta desperta muitas questões sobre as aranhas.

“Por exemplo, quão exacta é a sua visão? Como apontam para uma árvore? Qual é o papel dos seus pelos e coluna na performance aerodinâmica?”.

No entanto, antes mesmo que estas questões sejam respondidas, o cientista acredita que a habilidade destas aranhas será de incrível valia para a ciência.

“A forma como mudam a posição do corpo em pleno ar e controlam a trajectória aponta para novos mecanismos de movimentos corporais”, explica.

“Por exemplo, a robótica pode aprender muito com estas aranhas”, acrescenta.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.