Apresentador critica insultos de Trump e envolve Portugal na polémica

O comediante Trevor Noah, apresentador do programa “The Daily Show”, acusou o Presidente norte-americano de racismo e questionou: “Donald Trump quer mais emigrantes da Noruega? Porque não de Portugal?”.

Na semana passada, o Presidente dos Estados Unidos qualificou El Salvador, Haiti e várias nações africanas de “países de merda”, sinalizando que preferia abrir as portas a imigrantes procedentes de países como a Noruega.

Trevor Noah, apresentador do programa “The Daily Show”, abordou o assunto de forma humorística, dizendo que se sentiu ofendido, já que é originário de um “país de merda”. Além disso, o sul-africano frisou que Donald Trump devia ter achado que as pessoas desses países são “tão burras que não entenderiam as suas declarações”.

Enquanto satirizava a polémica em torno dos insultos de Trump, o apresentador acusou o chefe de Estado de racismo. “Tenho uma coisa a dizer-vos: o Presidente é racista“.

Em seguida, segundo o Expresso, Trevor Noah questionou o porquê de Trump ter dito que queria mais imigrantes da Noruega, “o mais branco dos países”, e não de um outro país, “como Portugal”.

Trump terá recorrido ao calão, com a expressão “shithole countries”, depois de dois senadores lhe terem apresentado um projeto de lei migratório ao abrigo do qual seriam concedidos vistos a alguns cidadãos de países que foram recentemente retirados do Estatuto de Proteção Temporária (TPS), como El Salvador, Haiti, Nicarágua e Sudão.

As declarações do Presidente do EUA têm causado polémica, tendo Trump desmentido o sucedido, garantindo que não é uma pessoa racista.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Comentário: O Trevor Noah é humorista e ao exercer a sua profissão por simplesmente não envolveu Portugal, como esta estampado o título da informação. Tal como disse e bem quem me sucedeu ele apenas citou um exemplo de um país Europeu e, calhou o Portugal.

  2. Sim e não, meus caros predecessores. Ao perguntar porque não Portugal, ele quis indagar quão despigmentadas tinham de ser as pessoas para estar na lista dos bem-vindos de Trump.

    Claro que Norueguês nenhum troca o seu país com boas políticas sociais por um shithole anarco-capitalista sem apoios sociais nenhuns. Por isso ele bem pode esperar sentado pela chegada dos copos de leite oxigenados como ele.

    Mas a questão do jornalista está bem colocada. Como os brancos de Portugal são menos leitosos que os da Noruega, talvez já não sirvam a visão cosmética da utopia albina de Trump.

    • AHAHAHA

      Só esta me fazia rir! Os EUA um shithole! Meu Deus, onde chegámos nós!

      É óbvio que os EUA têm os seus problemas, mas a Noruega ao pé dos EUA é um país minúsculo, onde vivem meia dúzia de pessoas, e profundamente homogéneo. É óbvio que não enfrenta um décimo dos desafios. Aliás, não é por acaso que nenhum outro país do mundo desenvolvido tem simultaneamente a dimensão geográfica, dimensão populacional, e heterogeneidade étnica que se vê nos EUA. Todos os países desenvolvidos, à excepção dos EUA, são: 1) países pequenos em área; e/ou 2) países com uma população relativamente pequena; e/ou 3) países com relativa homogeneidade étnica.

      Comparemos os EUA com o Brasil, Índia, China, etc…

      Voltando ao tema. O excesso de apoios sociais é um dos problemas na Europa. Sim, deve haver apoios sociais, mas vive demasiada gente à sombra da bananeira graças a esses ditos apoios sociais. E torna o Estado demasiado gordo, e já se sabe que no Estado há desperdício até mais não. Já agora, nos EUA também há apoios sociais. Food stamps, Medicare, até programas de subsidiação de compra de telemóveis. Mas sim, há menos apoios sociais, menos protecção ao trabalhador, etc., mas isso não é necessariamente mau. Em Portugal ninguém se preocupa em poupar. Para quê, o Estado está lá para desenrascar se o dinheiro acabar. Muita gente sabe que tem o emprego garantido, ou que é extremamente difícil ser despedido (mesmo no privado, onde, por comparação, nos EUA qualquer pessoa é despedida em 15 dias).

      E não me venham dizer que é porque os ordenados são baixos. Sim, em muitos casos, assim é, mas o que mais há é gente a viver no limiar, mas no entanto tem dinheiro para férias no estrangeiro todos os anos, pequeno-almoço fora de casa todos os dias, bons carros, etc. A relativa falta de protecção social, protecção no emprego, protecção na reforma, etc., faz com nos EUA as pessoas tenham muito mais preocupação em poupar, preparar o futuro, investir, etc. Claro, também há estroinas, mas a mentalidade geral é completamente diferente.

      E posso dizer uma coisa. Qualquer pessoa inteligente, que queira estudar, trabalhar no duro, etc., vai viver MUITO bem nos EUA, com grande qualidade de vida. E apesar da falta de apoios sociais (por ex: não há licença de maternidade/paternidade), onde vivo (zona de classe média), é incrivelmente comum ver famílias com 3 ou mais filhos (e algo incomum famílias com 1 só filho). Também é comum ver famílias em que só um dos pais trabalha (ou apenas tem um part-time) enquanto o outro fica em casa a cuidar da casa e dos filhos. Em Portugal, mesmo com licença de maternidade/paternidade, e outros apoios, quem é que consegue ter 3 filhos, ou apenas um dos pais a trabalhar? Pois é, diferentes maneiras de fazer as coisas. Claro, ganha-se muito mais, mas é aí que entra a responsabilidade pessoal: cada um escolhe como gastar (ou poupar) o que ganha.

      E posso dizer outra coisa. Absolutamente nenhum Americano com um seguro de saúde decente (que é toda a gente que tem um emprego relativamente decente) troca o sistema de saúde Americano por qualquer outro do mundo. Ser de longe o país do mundo que mais investigação científica faz na área médica para isso contribui. Claro, está longe de ser um sistema de saúde perfeito, mas para quem a ele tem acesso, é intocável.

      É claro que é um país com muitos problemas, mas só alguém muito ignorante se refere aos EUA como um shithole.

      E já agora, há muito mais imigrantes Noruegueses nos EUA, que o contrário…

  3. O problema é que em portugal, cada calhau que se vira, saem 2 benfiquistas la de baixo… E ninguém quer lixo no seu país

  4. Não procurem a merda nos Países mais ou menos desenvolvidos porque ela está armazenada na caixa craniana do sr. que nem o hino do seu pais sabe e que normalmente só tem ideias da dita cuja matéria.

RESPONDER

885 novos casos e cinco mortes. Internamentos continuam em queda

Portugal registou 885 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

Número de professores de informática é insuficiente para responder à procura

Aquela que poderia ser uma notícia positiva tem, na realidade, um contexto negativo, já que evidencia uma falha estrutural do sistema de ensino português. De acordo com as informações veiculadas pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), …

De olhos postos em Almada e com a aposta em Joana Mortágua, o Bloco volta a prometer passes a 20 euros

Em campanha em Almada com Joana Mortágua, a habitação e os passes sociais foram os temas em cima da mesa do Bloco de Esquerda. Depois de andar em campanha no Norte, o Bloco de Esquerda foi …

Brasil, EUA e Canadá. TAP prevê aumento de voos entre outubro e março

A TAP já está de olhos postos em novos voos para recuperar a sua operação no segundo semestre do ano e no inverno IATA – entre outubro e março. A empresa “espera progressos em termos de …

Vulcão, La Palma

Uma tragédia anunciada em Janeiro. Cinzas do vulcão de La Palma a caminho de Portugal

A lava do vulcão Cumbre Vieja continua a cobrir La Palma, nas Canárias, e já destruiu mais de 300 casas. Enquanto as cinzas vulcânicas se estão a deslocar para a Península Ibérica, surge a notícia …

Líder parlamentar do BE diz que Costa "transformou eleições numa caricatura"

O líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, afirmou na quarta-feira que António Costa transformou as eleições autárquicas de 26 de setembro numa “caricatura”, considerando que o primeiro-ministro “vai a todo o lado prometer tudo”. O …

Estalou o verniz entre a UEFA e a FIFA. Órgão Europeu critica Mundial a cada dois anos e admite boicote

A UEFA aponta vários riscos associados ao aumento da frequência do Mundial, como a perda de importância dos torneios femininos e juvenis, o impacto no calendário das outras competições e os efeitos na saúde dos …

Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud

Novo Centro de Cancro do Pâncreas em Lisboa é único no mundo (e tem a bênção dos Reis de Espanha)

Inaugura, na próxima segunda-feira, o novo Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud que resulta de uma parceria entre a Fundação Champalimaud e o casal espanhol Maurizio e Charlotte Botton. Os Reis de Espanha vão marcar …

Fiat, Jeep e Alfa Romeu julgadas em Lisboa por suspeita de falsearem emissões

Três fabricantes de carros são acusadas de instalar mecanismo que esconde a emissão de gases acima do limite legal. O Tribunal Central Cível de Lisboa aceitou julgar uma ação popular intentada por uma associação europeia de …

Entre sorrisos e avisos sobre a Irlanda do Norte, Biden chuta para canto acordo comercial com o Reino Unido pós-Brexit

Um possível acordo comercial, a fronteira entre as duas Irlandas, a retirada do Afeganistão e as alterações climáticas foram alguns dos temas em cima da mesa na recepção de Boris Johnson na Casa Branca. Foi um …