Apresentador critica insultos de Trump e envolve Portugal na polémica

6

O comediante Trevor Noah, apresentador do programa “The Daily Show”, acusou o Presidente norte-americano de racismo e questionou: “Donald Trump quer mais emigrantes da Noruega? Porque não de Portugal?”.

Na semana passada, o Presidente dos Estados Unidos qualificou El Salvador, Haiti e várias nações africanas de “países de merda”, sinalizando que preferia abrir as portas a imigrantes procedentes de países como a Noruega.

Trevor Noah, apresentador do programa “The Daily Show”, abordou o assunto de forma humorística, dizendo que se sentiu ofendido, já que é originário de um “país de merda”. Além disso, o sul-africano frisou que Donald Trump devia ter achado que as pessoas desses países são “tão burras que não entenderiam as suas declarações”.

Enquanto satirizava a polémica em torno dos insultos de Trump, o apresentador acusou o chefe de Estado de racismo. “Tenho uma coisa a dizer-vos: o Presidente é racista“.

Em seguida, segundo o Expresso, Trevor Noah questionou o porquê de Trump ter dito que queria mais imigrantes da Noruega, “o mais branco dos países”, e não de um outro país, “como Portugal”.

Trump terá recorrido ao calão, com a expressão “shithole countries”, depois de dois senadores lhe terem apresentado um projeto de lei migratório ao abrigo do qual seriam concedidos vistos a alguns cidadãos de países que foram recentemente retirados do Estatuto de Proteção Temporária (TPS), como El Salvador, Haiti, Nicarágua e Sudão.

As declarações do Presidente do EUA têm causado polémica, tendo Trump desmentido o sucedido, garantindo que não é uma pessoa racista.

ZAP //

6 Comments

  1. Comentário: O Trevor Noah é humorista e ao exercer a sua profissão por simplesmente não envolveu Portugal, como esta estampado o título da informação. Tal como disse e bem quem me sucedeu ele apenas citou um exemplo de um país Europeu e, calhou o Portugal.

  2. Sim e não, meus caros predecessores. Ao perguntar porque não Portugal, ele quis indagar quão despigmentadas tinham de ser as pessoas para estar na lista dos bem-vindos de Trump.

    Claro que Norueguês nenhum troca o seu país com boas políticas sociais por um shithole anarco-capitalista sem apoios sociais nenhuns. Por isso ele bem pode esperar sentado pela chegada dos copos de leite oxigenados como ele.

    Mas a questão do jornalista está bem colocada. Como os brancos de Portugal são menos leitosos que os da Noruega, talvez já não sirvam a visão cosmética da utopia albina de Trump.

    • AHAHAHA

      Só esta me fazia rir! Os EUA um shithole! Meu Deus, onde chegámos nós!

      É óbvio que os EUA têm os seus problemas, mas a Noruega ao pé dos EUA é um país minúsculo, onde vivem meia dúzia de pessoas, e profundamente homogéneo. É óbvio que não enfrenta um décimo dos desafios. Aliás, não é por acaso que nenhum outro país do mundo desenvolvido tem simultaneamente a dimensão geográfica, dimensão populacional, e heterogeneidade étnica que se vê nos EUA. Todos os países desenvolvidos, à excepção dos EUA, são: 1) países pequenos em área; e/ou 2) países com uma população relativamente pequena; e/ou 3) países com relativa homogeneidade étnica.

      Comparemos os EUA com o Brasil, Índia, China, etc…

      Voltando ao tema. O excesso de apoios sociais é um dos problemas na Europa. Sim, deve haver apoios sociais, mas vive demasiada gente à sombra da bananeira graças a esses ditos apoios sociais. E torna o Estado demasiado gordo, e já se sabe que no Estado há desperdício até mais não. Já agora, nos EUA também há apoios sociais. Food stamps, Medicare, até programas de subsidiação de compra de telemóveis. Mas sim, há menos apoios sociais, menos protecção ao trabalhador, etc., mas isso não é necessariamente mau. Em Portugal ninguém se preocupa em poupar. Para quê, o Estado está lá para desenrascar se o dinheiro acabar. Muita gente sabe que tem o emprego garantido, ou que é extremamente difícil ser despedido (mesmo no privado, onde, por comparação, nos EUA qualquer pessoa é despedida em 15 dias).

      E não me venham dizer que é porque os ordenados são baixos. Sim, em muitos casos, assim é, mas o que mais há é gente a viver no limiar, mas no entanto tem dinheiro para férias no estrangeiro todos os anos, pequeno-almoço fora de casa todos os dias, bons carros, etc. A relativa falta de protecção social, protecção no emprego, protecção na reforma, etc., faz com nos EUA as pessoas tenham muito mais preocupação em poupar, preparar o futuro, investir, etc. Claro, também há estroinas, mas a mentalidade geral é completamente diferente.

      E posso dizer uma coisa. Qualquer pessoa inteligente, que queira estudar, trabalhar no duro, etc., vai viver MUITO bem nos EUA, com grande qualidade de vida. E apesar da falta de apoios sociais (por ex: não há licença de maternidade/paternidade), onde vivo (zona de classe média), é incrivelmente comum ver famílias com 3 ou mais filhos (e algo incomum famílias com 1 só filho). Também é comum ver famílias em que só um dos pais trabalha (ou apenas tem um part-time) enquanto o outro fica em casa a cuidar da casa e dos filhos. Em Portugal, mesmo com licença de maternidade/paternidade, e outros apoios, quem é que consegue ter 3 filhos, ou apenas um dos pais a trabalhar? Pois é, diferentes maneiras de fazer as coisas. Claro, ganha-se muito mais, mas é aí que entra a responsabilidade pessoal: cada um escolhe como gastar (ou poupar) o que ganha.

      E posso dizer outra coisa. Absolutamente nenhum Americano com um seguro de saúde decente (que é toda a gente que tem um emprego relativamente decente) troca o sistema de saúde Americano por qualquer outro do mundo. Ser de longe o país do mundo que mais investigação científica faz na área médica para isso contribui. Claro, está longe de ser um sistema de saúde perfeito, mas para quem a ele tem acesso, é intocável.

      É claro que é um país com muitos problemas, mas só alguém muito ignorante se refere aos EUA como um shithole.

      E já agora, há muito mais imigrantes Noruegueses nos EUA, que o contrário…

  3. Não procurem a merda nos Países mais ou menos desenvolvidos porque ela está armazenada na caixa craniana do sr. que nem o hino do seu pais sabe e que normalmente só tem ideias da dita cuja matéria.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.