Apple Watch salva brasileiro de um possível ataque cardíaco

Jorge Freire foi alertado pelo seu Apple Watch de que a sua frequência cardíaca estava acima dos 140 batimentos cardíacos por minuto (BPM) há mais de dez minutos – o que podia representar um risco de ataque cardíaco.

Depois de receber o alerta, o brasileiro Jorge Freire deslocou-se a um posto médico, onde foi detetado um quadro de taquicardia. A frequência cardíaca foi controlada com medicação, antes de evoluir para uma situação mais grave. “O relógio estava 100% correto”, contou, na sua página de Facebook.

Assim que os médicos conseguiram estabilizar os seus batimentos, Jorge Freire não teve mais problemas. “Agora vou fazer vários testes para verificar o que podia ter acontecido”, acrescentou, citado pelo Russia Today.

Posso dizer que o Apple Watch 5 salvou a minha vida. Não estava a sentir nada e podia ter ficado em casa com taquicardia durante várias horas. E o resultado disso, vocês já sabem”, rematou o brasileiro.

A história contada pelo publicitário nas redes sociais chegou a Tim Cook, atual CEO da Apple, que decidiu enviar-lhe um email para agradecer o seu testemunho. “Jorge, feliz ano novo! Estou feliz que esteja bem. Obrigado por partilhar a sua história connosco, que nos inspira a seguir em frente“, escreveu.

Mas esta não é a primeira vez que o smartwatch da Apple foi responsável por identificar um mal cardíaco. No passado dia 13 de janeiro, Joel Telling contou que os sistemas de saúde do gadjet exibiram uma notificação de frequência cardíaca alta, indicando aumento anormal durante um período sem exercício aparente.

Telling acabou por ir ao hospital, porque a sua frequência cardíaca estava acima dos 120 BPM. “Isso aconteceu porque o meu Apple Watch me notificou. Este pequeno dispositivo que uso no pulso é incrível”, disse, citado pelo CanalTech.

Também nos Estados Unidos, em janeiro do ano passado, um homem foi avaliado pelo relógio inteligente, após dois dias de uso, com batimentos cardíacos irregulares. Quando foi ao hospital, descobriu que estava com artérias entupidas e conseguiu resolver o problema por ter descoberto prematuramente.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Hummmmmmmmm. Então um gajo está com 140 de pulso e não dá por nada… Hummmmmmmmmmmmmm. Isto é tudo muito estranho.

RESPONDER

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: segunda-feira, aviso de mau tempo na Madeira

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/maritimo-1-2-benfica-o-musical Ai segunda-feira... "Espero que seja mesmo um bom dia para mim". Esta seria a mente dos treinadores a falar. O treinador do Marítimo sabia que a sua equipa não ganhava no campeonato há quase dois …

Há um mecanismo que bloqueia a produção de gordura após as refeições. Pode tratar a obesidade

Um novo estudo revela um mecanismo até agora desconhecido, no qual uma hormona libertada do intestino desliga os processos de produção de gordura do corpo após as refeições. Depois de uma refeição, o nosso corpo dedica-se …

A mais recente espécie de macaco foi encontrada em laboratório e não numa expedição

A nova espécie de macaco, o Popa langur, foi descoberta em laboratório. Ao contrário do que se possa pensar, muitas das espécies descobertas não são encontradas numa expedição. A descoberta do Popa langur, um macaco encontrado …

Desapareceu tão misteriosamente como apareceu o monólito do deserto do Utah (e apareceu outro na Roménia)

O monólito de metal descoberto, na semana passada, no meio do deserto do Utah, nos EUA, desapareceu sem deixar rasto. O mistério adensa-se em torno do objecto que alguns já apelidaram de "extraterrestre", até porque …

The Crown: O que é verdade e ficção na nova temporada?

Não é novidade que as famílias reais da Europa, em especial a família real britânica, sempre despertaram muita curiosidade e interesse por parte do público. Desta forma, a plataforma de streaming Netflix decidiu investir, em …

Hubble avista possível "jogo de sombras" do disco em torno de um buraco negro

Algumas das vistas mais deslumbrantes do nosso céu ocorrem ao pôr-do-Sol, quando a luz do Sol penetra nas nuvens, criando uma mistura de raios brilhantes e escuros formados pelas sombras das nuvens e pelos feixes …

No Japão, houve mais suicídios num mês do que mortes por covid-19 no ano todo

No mês de outubro, o número de suicídios no Japão foi superior ao número de mortes por covid-19 desde o início da pandemia. De acordo com os dados do governo, foram registados 2153 suicídios no …

YouTube cria o primeiro videoclipe "infinito" de sempre. Reúne todas as versões de "Bad Guy" de Billie Eilish

"Bad Guy" de Billie Eilish tornou-se o primeiro vídeo de música infinito de sempre. Celebrando o facto de ter atingido a marca de mil milhões de visualizações, a artista juntou-se ao YouTube e criou uma …

Marítimo 1 - 2 Benfica | Águia faz terapia no “divã” de Pizzi

Após duas derrotas consecutivas para o campeonato (contra o Boavista e o Braga), o Benfica regressou às vitórias, na visita ao Marítimo, por 2-1. Um resultado que não disfarça as dificuldades e a intranquilidade que …

A Coreia do Sul vai ter táxis aéreos. Serão usados em serviços de emergência e turismo

A empresa chinesa de mobilidade aérea EHang concluiu três voos de teste na Coreia do Sul para demonstrar o seu novo transporte de passageiros. Trata-se de um táxi aéreo com capacidade de resposta de emergência …