Apple Watch salva brasileiro de um possível ataque cardíaco

Jorge Freire foi alertado pelo seu Apple Watch de que a sua frequência cardíaca estava acima dos 140 batimentos cardíacos por minuto (BPM) há mais de dez minutos – o que podia representar um risco de ataque cardíaco.

Depois de receber o alerta, o brasileiro Jorge Freire deslocou-se a um posto médico, onde foi detetado um quadro de taquicardia. A frequência cardíaca foi controlada com medicação, antes de evoluir para uma situação mais grave. “O relógio estava 100% correto”, contou, na sua página de Facebook.

Assim que os médicos conseguiram estabilizar os seus batimentos, Jorge Freire não teve mais problemas. “Agora vou fazer vários testes para verificar o que podia ter acontecido”, acrescentou, citado pelo Russia Today.

Posso dizer que o Apple Watch 5 salvou a minha vida. Não estava a sentir nada e podia ter ficado em casa com taquicardia durante várias horas. E o resultado disso, vocês já sabem”, rematou o brasileiro.

A história contada pelo publicitário nas redes sociais chegou a Tim Cook, atual CEO da Apple, que decidiu enviar-lhe um email para agradecer o seu testemunho. “Jorge, feliz ano novo! Estou feliz que esteja bem. Obrigado por partilhar a sua história connosco, que nos inspira a seguir em frente“, escreveu.

Mas esta não é a primeira vez que o smartwatch da Apple foi responsável por identificar um mal cardíaco. No passado dia 13 de janeiro, Joel Telling contou que os sistemas de saúde do gadjet exibiram uma notificação de frequência cardíaca alta, indicando aumento anormal durante um período sem exercício aparente.

Telling acabou por ir ao hospital, porque a sua frequência cardíaca estava acima dos 120 BPM. “Isso aconteceu porque o meu Apple Watch me notificou. Este pequeno dispositivo que uso no pulso é incrível”, disse, citado pelo CanalTech.

Também nos Estados Unidos, em janeiro do ano passado, um homem foi avaliado pelo relógio inteligente, após dois dias de uso, com batimentos cardíacos irregulares. Quando foi ao hospital, descobriu que estava com artérias entupidas e conseguiu resolver o problema por ter descoberto prematuramente.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Hummmmmmmmm. Então um gajo está com 140 de pulso e não dá por nada… Hummmmmmmmmmmmmm. Isto é tudo muito estranho.

RESPONDER

PSD recusa negociar com Costa e Silva (só "se vier a ser ministro")

Rui Rio disse, esta segunda-feira, que António Costa pode escolher quem entender para conselheiro económico, mas o PSD só aceitará negociar com ministros. O líder do PSD, Rui Rio, disse estar de acordo com a decisão …

"Não haverá acordo" se Londres não respeitar compromissos, avisa Michel Barnier

O negociador europeu para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), Michel Barnier, sublinhou no domingo que "o tempo urge", avisando que não haverá acordo se Londres permanecer nas posições anteriores. "O Reino Unido …

Ex-Benfica Garay acusa Valência de "campanha difamatória"

Ezequiel Garay acusou o Valência de levar a cabo uma "campanha difamatória" contra si. "Dói ver estas coisas quando estão a prejudicar os que amas", disse o argentino. O ex-jogador do SL Benfica Ezequiel Garay cumpre …

O maior salto em cinco anos. Dívida pública atingiu recorde em abril

A dívida pública aumentou para 262,1 mil milhões de euros em abril, o valor mais alto desde 1995, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal. A dívida pública aumentou para o valor recorde de 262,1 …

Diabéticos e hipertensos. PSD quer debater alteração que retirou estes doentes de regime excecional

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que retirou doentes hipertensos e diabéticos do regime excecional de proteção relativo à covid-19. A apreciação parlamentar permite que a Assembleia da República debata, altere e, no limite, …

Norte sem contágios por covid-19. Grande Lisboa regista 96,5% dos novos casos

Portugal regista hoje 1.424 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infectados, mais 200, segundo o boletim da Direcção-Geral de Saúde (DGS). 193 dos novos casos são na área …

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório. O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas regras europeias no …

Marcelo pede que não se passe do "8 para o 80" e alerta para imagem do país

O Presidente da República reiterou hoje o apelo à população para que não se passe “do 8 para o 80” nas medidas de prevenção da covid-19, alertando para os riscos da imagem do país “cá …

Só metade das crianças deverá voltar ao pré-escolar esta segunda-feira

As crianças em idade pré-escolar regressam esta segunda-feira aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses, devido à pandemia da covid-19. Apesar do regresso, que …

Dois astronautas (e um dinossauro de peluche) chegaram à EEI à boleia da SpaceX

Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso. Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez …