/

Vision Pro: os óculos de realidade mista da Apple serão um “fracasso de vendas”

John G. Mabanglo/EPA

Apple Vision Pro

A primeira novidade da Apple desde o Apple Watch é o “início de uma nova era” e o “produto electrónico pessoal mais avançado de sempre”.

“Este é um dia pelo qual esperávamos há anos”.

“Hoje é o início de uma nova era da computação”.

Tim Cook, director-executivo da Apple, estava claramente entusiasmado durante a WWDC 2023 – a conferência anual mundial de programadores, organizada pela empresa.

O motivo do entusiasmo chama-se Apple Vision Pro, que “vai mudar a forma como colaboramos, trabalhamos e disfrutamos do entretenimento”, segundo Cook.

O primeiro produto totalmente novo da Apple nos últimos oito anos – o último havia sido o Apple Watch em 2015 – é o “produto electrónico pessoal mais avançado de sempre”, segundo a empresa.

Apple Vision Pro são óculos de realidade mista.

Mistura o conteúdo digital com o mundo real e pode revelar experiências inéditas, reforça a Apple.

É uma “realidade aumentada“, onde as imagens digitais são sobrepostas ao mundo real.

É um par de óculos parecido com um par de óculos de esqui, compara a Sky, e tem uma tela de vidro de 23 milhões de pixels que cobre a face superior; tem um chip M2 e um co-processador chamado R1.

É controlado pelos olhos, pelas mãos e pela voz do utilizador.

Quem utilizar os óculos entrará num mundo de “magia, como se a sua mente estivesse a guiar a experiência”, explicou um funcionário da Apple citado no jornal El País.

A Apple assegura que se vai poder ver fotografias e vídeos de uma forma “nova e mágica”, ver os rostos (avatares) numa chamada no FaceTime a flutuar no espaço, e mudar a forma como se vê filmes ou séries em casa – qualquer casa passa a ser “uma sala de cinema pessoal”.

Vão aparecer no mercado dos EUA no início de 2024. Os óculos não são acessíveis, como se esperava: vão custar 3.500 dólares, cerca de 3.275 euros.

Esta apresentação surge na semana seguinte a Mark Zuckerberg ter apresentado os óculos de realidade mista Meta Quest 3 – que custarão 570 euros.

O especialista Mark Gurman já avisou: este primeiro modelo de óculos de realidade mista deverá ser um “fracasso de vendas” para a Apple. Pelo menos, ao longo dos primeiros anos e antes de serem actualizados.

Outras novidades

MacBook Pro: 15 polegadas, que deverá prolongar as características dos modelos anteriores e que tem uma bateria que chega às 18 horas.

SoC M2 Ultra: incorpora o Mac Studio e o Mac Pro recebem este processador, que suporta até 192GB de RAM. O seu desempenho vai ser 25% mais rápido do que o Max M1 Max e 4 vezes mais rápido que qualquer Mac com um processador Intel, explica o portal Pplware.

iOS17, o novo sistema operacional do iPhone: com as novidades Live Voicemail (gravar uma mensagem para chamadas não atendidas), melhorias no AirDrop (pode partilhar à distância), ou o Journal (um diário digital).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.