/

Apple remove todos os antivirus do iPhone e iPad

Felipe Luchi / Go Outside

"iPhone", ilustração de Felipe Luchi para campanha "Jailhouses" da revista Go Outside

“iPhone”, ilustração de Felipe Luchi para campanha “Jailhouses” da revista Go Outside

Bastante confiante na segurança do ecossistema iOS / App Store e da sua impermeabilidade a vírus, a Apple anunciou que decidiu remover todas as aplicações de antivírus e malware da sua App Store.

A grande maioria dos utilizadores do sistema operativo iOS não utiliza qualquer antivírus no seu dispositivo.

O iOS é reconhecido precisamente pela sua segurança, não apenas porque a maior parte dos vírus e malware para plataformas mobile ser desenvolvido para o Android, mas também devido à forma de validação dos serviços disponíveis na App Store.

Cm efeito, ao efectuar um controlo rigoroso de todas as aplicações publicadas na App Store, a Apple consegue que a sua loja seja considerada de confiança e a possíveis ameaças.

Bastante confiante em si própria, a Apple decidiu agora remover da App Store todas as aplicações antivírus e contra malware, alegando que os equipamentos iOS – tanto os iPhones como os iPads – não necessitam desse tipo de protecção.

Os utilizadores do VirusBarrier iOS, da Intego, a mais popular aplicação antivirus para iOS, não necessitam de ficar preocupados.

Embora a aplicação, tal como as restantes, tenha sido eliminada da App Store, os futuros updates necessários, nomeadamente as definições de vírus, continuarão a ser disponibilizados – apenas não serão descarregados na App Store.

Também a Kaspersky Lab já se pronunciou sobre a decisão da Apple, lamentando-a, uma vez que tinha planeado criar um antivírus próprio para o iOS.

Esperemos apenas que não se venha a verificar um caso de “depois de porta destrancada, casa roubada”.

ZAP / tecnologia.com.pt

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.