/

Apple: eis o princípio do fim das passwords (e há mais novidades)

Impressão facial e reconhecimento facial substituem – de vez – as palavras-passe. Outros avanços foram anunciados para o iOS 16 e para outros dispositivos.

Escrever a data de aniversário, ou “password” (ou, no caso da série Dexter, “fuc… password) para entrar em sites ou aplicações? No iOS 16, isso acabou.

Nesta segunda-feira a Apple anunciou actualizações para os seus telemóveis, iPads, relógios e computadores.

E começamos pelo iOS 16, a versão mais recente do sistema operativo da empresa, que estará disponível para telemóveis iPhones 8, ou superiores.

Destaca-se a autenticação sem palavra-passe. A novidade, que deve ser implementada em Setembro, chama-se passkeys: são chaves digitais que passam pelo reconhecimento facial ou da impressão digital.

O momento da criação de conta, seja em site ou aplicação, não precisará de palavra-passe. E o sistema de encriptação não vai permitir que mais ninguém tenha acesso a esses reconhecimentos; nem a Apple terá acesso.

A revista Wired acredita que este passo é “significativo” no contexto da segurança online, mas o sucesso deste novo panorama só será avaliado depois de o mesmo começar a ser utilizado por milhões de pessoas.

Ainda falta perceber, por exemplo, o que acontece se a pessoa quiser deixar a Apple ou se as aplicações e os sites estarão prontas para esta alteração.

Outras novidades

O ecrã de bloqueio poderá ser mais personalizado e mais útil: não vai ser preciso desbloquear para aceder a alguns acessórios ou aplicações.

No iMessage, vai ser possível editar mensagens já enviadas e apagar mensagens enviadas. Tal como no Gmail, os utilizadores do serviço da Apple poderão anular o envio de e-mails logo após carregar no “enviar”, adianta o portal Gizmodo.

Vai ser possível partilhar senhas de redes wi-fi que estejam relacionadas com o dispositivo, e aparecerão soluções de pagamento “compre agora e pague depois”.

Será mais rápido interromper a partilha de informação (localização, acesso a aplicações, por exemplo) com membros de família em quem deixámos de confiar, explica o BuzzFeed News. Por outro lado, pode-se partilhar imagens automaticamente.

Os relógios (Apple Watch) vão ser mais “bonitos”, quem costuma correr terá acesso a dados com mais detalhes e uma nova aplicação vai lembrar às pessoas quando têm de tomar medicamentos.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.