A Apple apresentou hoje, no novo Steve Jobs Theater, os seus mais recentes produtos entre eles o novos smartphones iPhone 8, 8 Plus e o seu novo topo de gama X, edição comemorativa que marca os dez anos do lançamento do primeiro modelo da série.
A marca da maçã lançou esta terça-feira o novo iPhone X, o Apple Watch 3 e a Apple TV com suporte a 4K. A estreia do novo auditório da Apple teve direito a uma dedicatória especial de Tim Cook, actual CEO da empresa, ao fundador Steve Jobs.
Os novos iPhone 8 e 8 Plus tem processador A11 Bionic de 6 cores, 2 de alta performance e 4 de alta eficiências e é mais 70% mais rápido que o A10.
O 8 tem apenas uma câmara e 8 Plus tem dupla câmara com novos sensores com abertura f1.8 e f2.8 e um novo chip mais rápido, com autofocus e melhor processamento de pixeis. Além disso, a câmara vem calibrada para realidade aumentada (RA).
A nível do som, as colunas são 25% mais potentes que as do iPhone 7. Os novos dispositivos tem carregamento sem fio e são compatíveis com diversos carregadores e não só com o “pad” da Apple.
Os novos iPhones vão estar disponíveis em três cores: silver, space grey e rose gold. O iPhone 8 de 64GB vai custar 699 dólares e o iPhone 8 Plus 64GB terá um preço de 799 dólares. Os valores das versões de 256GB não foram divulgados. O lançamento está previsto a 22 de setembro e a pré-venda inicia a dia 15.
A estrela da noite foi mesmo o iPhone X. O novo topo de gama não tem botão central, tem ecrã Super Retina, resolução 2046×1125 e suporta HDR, Dolby Vision, HDR10 e True Tone.
Philip Schiller, Senior Vice President of Worldwide Marketing da Apple, demonstrou que o smartphone acorda com apenas um toque no ecrã e se o utilizador passar a mão do topo para o fundo vai ter à área Home. O botão lateral é agora o local onde se acede à Siri.
Uma das novidades é o Face ID que permite bloquear e desbloquear o telemóvel usando os dados biométricos facias do utuilizador. A funcionalidade é possível graças à câmara frontal com True Depth e infravermelhos.
Os Animojis são outras das funcionalidades do FaceID, são divertidos emojis animados que são colocados em cima da cara da pessoa.
A nível de câmeras, a traseira é de 12MP com duplo sensor, um com abertura a f1.8 e o outro de f2.4 . O flash tem 4 LEDs. o que corresponde a 36% mais luminosidade do que o iPhone 8.
O X vem com processador A11 Bionic com motor neural que a Apple define como um hardware concebido para algoritmos de machine learning. O dual-core pode fazer 600 mil milhões de operações por segundo o que dá para perceber a potência do chip.
O iPhone X permite carregamento sem fios suportado pela Qi, que é considerado o padrão no setor deste tipo de carregamento.O carregamento sem fio nos novos iPhones vem com um novo acessório chamado AirPower, que basicamente é um suporte maior que permite aos utilizadores carregar o iPhone, Apple Watch e AirPods todos ao mesmo tempo.
Além disso, a duração da bateria é de duas horas a mais do que o iPhone 7, melhoria obtida através de aprimoramentos de software.
O novo iPhone X vai estar disponível nas cores silver e space gray e vai custar 999 dólares, estando à venda a partir do dia 3 de novembro.
O evento contou ainda com a apresentação de outros produtos, entre eles o novo Apple Watch 3. Jeff Williams, COO da Apple, referiu que o foco do novo dispositivo é a saúde. O novo wearable vai comunicar com máquinas de exercício, tem uma app de medição do ritmo cardíaco e uma melhor medição dos batimentos. O Apple Watch vai enviar notificações sempre que os batimentos cardíacos estiverem elevados mas o utilizador não aparentar estar em atividade.
O novo Watch vai ter o mesmo número que o iPhone, a localização vai ser atualizada automaticamente e, no próximo mês, o Apple Music vai estar disponível permitindo streaming direto. A Siri vai agora falar na nova versão do relógio. O ecrã integra uma antena de telemóvel e dispositivo tem SIM integrado.O Apple Watch 3 traz o novo processador dual-core wireless W2 que usa menos 40% de energia.
O novo Apple Watch tem um preço de 399 dólares ou 329 dólares sem antena e vai estar disponível a partir de 22 de setembro.
Já a nova Apple TV tem suporte 4K, HDR, HDR10 e DolbyVision e inclui um processador A10X. A ATV4K terá filmes da Netflix e da Amazon em 4K em breve referiu, Eddy Cue, durante a apresentação em Cupertino. O equipamento vai estar também disponível a 22 de setembro com um preço de 179 dólares.
// B!T
Isto é uma notícia ou publicidade?!
Caro senhor,
O facto de não lhe interessar um dado produto, ou não gostar da marca que o produz, não lhe dá o direito de (uma vez mais) questionar os nosso critérios editoriais.
Não somos – de longe – o único jornal a cobrir lançamento de um produto. Não o fazemos com frequência, mas fazêmo-lo sempre e quando nos apetece e o assunto o merece.
Não nos vamos dar ao trabalho de lhe justificar porque é que o produto em causa é icónico, a marca desperta interesse, e o evento em causa é notícia, porque podia não ser nada disso e se assim entendermos, dele dar notícia.
É cansativo e contra-producente ter que desviar o nosso escasso tempo da tarefa de produzir conteúdo com a qualidade que nos exige, para dar resposta aos seus comentários que sejam apenas ostensivamente provocatórios ou despropositados.
Razão pela qual deixaremos de fazê-lo, e passaremos liminarmente a eliminá-los.
Peço desculpa, mas eu tenho por hábito, questionar tudo!
De qualquer modo, a pergunta era retórica e pretendia apenas provocar reflexão sobre o assunto.