App do programa Creche Feliz anuncia vagas que já estão preenchidas

A aplicação da iniciativa do Governo mostra vagas disponíveis que já estão preenchidas, impedindo os pais de procurar alternativas.

O programa Creche Feliz, uma iniciativa governamental lançada em 2022 para abordar a escassez de vagas em creches, enfrenta sérios desafios na sua implementação.

Em cidades como Aveiro e Lisboa, há pais desesperados que relatam discrepâncias gritantes entre as vagas anunciadas na aplicação do programa e a realidade, levando a bloqueios e falta de alternativas para o cuidado infantil.

A aplicação do programa, destinada a facilitar o acesso a creches gratuitas, frequentemente lista vagas inexistentes, impedindo os pais de procurar alternativas no setor privado. Isto está a deixar as famílias frustradas e a gerar despesas inesperadas.

Carla, uma mãe de Aveiro, é uma das pessoas que está a enfrentar estes problemas e afirma que a aplicação mostra três vagas disponíveis que já estão preenchidas. “Uma delas está ocupada, mas a instituição justifica que não consegue retirar a disponibilidade da aplicação, na outra dizem-nos que já foi preenchida em meados de novembro e na terceira informaram-nos que a nossa inscrição está em fila de espera e a sua aceitação ficará ainda sujeita a vários critérios“, conta ao Nascer do Sol.

A presidente da Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular (ACPEEP), Susana Baptista, já fez queixa ao Instituto da Segurança Social (ISS). «Dezenas de crianças inscritas nas creches privadas aderentes ao Programa Creche Feliz não estão a usufruir da gratuitidade desde outubro porque supostamente ainda há vagas no setor social e solidário, o que não é verdade, pois está tudo esgotado nestes concelhos”, denuncia.

Alexandre Guerra, da assessoria de imprensa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), justifica os problemas com “diversos encarregados de educação inscrevem simultaneamente os seus filhos em vários estabelecimentos, o que resulta num número muito elevado de desistências e de ocupação de vagas por períodos muito curtos”.

O Instituto de Segurança Social assegura que a informação na app Creche Feliz está atualizada, enfatizando a dinâmica do processo de alocação de vagas. No entanto, essa afirmação contrasta com as experiências dos pais e responsáveis por creches, que enfrentam uma realidade muito diferente.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.