//

Para a Comissão Europeia, a app de mensagens mais segura é o Signal

Para a Comissão Europeia, a melhor aplicação de mensagens instantâneas não é o WhatsApp nem o Messenger, mas sim o Signal.

Segundo o Politico, que cita um comunicado interno, a Comissão Europeia está a pedir aos seus funcionários para usarem a aplicação de mensagens Signal, em detrimento de outras como o WhatsApp ou o Messenger, por ser considerada mais segura.

Ao Público, fonte da Comissão Europeia confirma a existência do comunicado, mas frisa que se trata de uma “recomendação” do Conselho de Tecnologia de Informação e Cibersegurança.

O Signal foi lançado em 2014 e é uma aplicação de mensagens encriptadas em código aberto desenvolvida pela Signal Foundation, uma organização não-governamental fundada por ativistas e apoiada por Brian Acton, um dos co-fundadores do WhatsApp, e por Matthew Rosenfeld (mais bem conhecido por Moxie Marlinspike​), antigo responsável de segurança do Twitter.

A Comissão Europeia entende que o facto de a aplicação ser em código aberto é uma mais-valia: “Isso assegura os utilizadores preocupados com a privacidade que a aplicação faz o que os programadores prometem, já que qualquer um pode fazer uma auditoria ao código-fonte.”

Além disso, o facto de a aplicação não recolher metadados – informação como a origem e data de uma fotografia ou duração e origem de uma chamada – impede que este tipo de informação seja usada para fins publicitários.

A Comissão não disponibilizou a lista de todas as aplicações avaliadas pelo Conselho de Tecnologia de Informação e Cibersegurança, mas disse que o Signal é considerado mais seguro do que o “WhatsApp e o Messenger, ambos detidos pelo Facebook”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.