Após 26 anos de nudez, “Globeleza” brasileira surge vestida para o Carnaval de 2017

A “Globeleza”, a musa de Carnaval do canal brasileiro Globo, causou surpresa quando surgiu, na edição deste ano do spot que protagoniza, vestida e a dançar ritmos de todo o país em vez de apenas samba.

Desde 1991 que a Globo apresentava anualmente um spot publicitário da “Globeleza“, a musa do Carnaval que sambava nua com o corpo coberto apenas com pinturas e purpurina.

Representada sempre por mulheres negras de corpos esculturais, a cada ano a personagem foi dividindo opiniões e tornando-se cada vez mais controversa. Em causa estava o crescente questionamento sobre a objetificação e comercialização do corpo das mulheres – sobretudo as mulheres negras -, numa altura em que o movimento feminista ganhou grande destaque no debate público brasileiro.

Até que no último domingo o canal apresentou o spot de Carnaval 2017 e surpreendeu os telespectadores ao mostrar a dançarina Érika Moura – que assume o papel de Globeleza desde 2015 – vestida com diferentes trajes e ainda acompanhada por outros dançarinos.

E porque “nem toda a brasileira é bunda“, em vez da habitual pintura corporal com efeitos especiais que sempre foi utilizada, a Globeleza apareceu com roupas típicas que representam o Carnaval em diferentes regiões do Brasil, com tradições como o maracatu, axé, frevo e bumba-meu-boi, não faltando o habitual samba do Rio de Janeiro. Outra novidade é que Erika não apenas sambou, mas também se moveu ao ritmo de cada uma das danças para as quais se vestiu.

Esta mudança acompanha a tendência dos media e das marcas no sentido de tentar refletir a diversidade da sociedade brasileira, com cada vez mais representatividade – independentemente dos objetivos comerciais que possam estar por detrás. Para além de dar resposta a questões de diversidade, a Globeleza vestida responde também a exigências da população mais conservadora.

AF, ZAP // Hypeness / QDNG

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se a pobre andou 26 anos sempre nua já é tempo de agora começar a vestir alguma roupa até porque agora vem aí uma vaga de frio polar e andam por aí umas gripes muito perigosas e não vá entrar uma vaga de frio por algum buraco desaconchegado.

RESPONDER

E se a vacina contra a covid-19 se chamasse Trumpcine? O "sir" sugeriu e Donald Trump gostou

No fim de semana passado, durante um encontro do Comité Nacional Republicano, o ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que alguém sugeriu que as vacinas disponíveis contra a covid-19 deveriam receber o seu nome. …

O custo da paz mundial é bastante inferior ao custo da guerra

Um recente relatório do Instituto de Economia e Paz (IEP) conclui que o custo dos países com a violência é bem superior ao custo com a paz mundial. O Instituto de Economia e Paz estima que, …

Malta vai pagar aos turistas que visitarem a ilha durante o verão

Numa altura em que pandemia não tem dado tréguas ao setor do turismo, Malta anunciou um conjunto de medidas com o objetivo de encorajar os viajantes a visitarem o país e a ficarem hospedados nos …

Pentágono confirma que filmagens de OVNI em forma de pirâmide são autênticas

Uma nova série de imagens e vídeos de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) filmados pela Marinha dos Estados Unidos foi agora confirmada como autêntica pelo Pentágono. Enquanto muitas pessoas geralmente se referem a avistamentos misteriosos …

Irão vai aumentar produção de urânio enriquecido em resposta ao “terrorismo nuclear” de Israel

O Irão justificou esta quarta-feira a decisão de enriquecer urânio a 60% como resposta ao “terrorismo nuclear” e à “maldade” israelita, referindo-se ao alegado ataque contra a central de Natanz, no domingo. “A decisão de enriquecer …

Possibilidade de ser reinfetado baixa 84% para quem já teve covid-19

Um novo estudo indica que a infeção prévia por SARS-CoV-2 protege a maioria dos indivíduos contra a reinfecção durante uma média de sete meses As probabilidades de reinfeção não descem até zero, mas um novo estudo, …

Bolsonaro diz que confinamentos transformaram o Brasil num "barril de pólvora"

Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, alertou esta quarta-feira que o país se tornou "um barril de pólvora" devido às medidas restritivas adotadas por governadores e prefeitos para tentar conter a disseminação da covid-19. "O Brasil está …

Valentina poderia ter sobrevivido se socorrida, afirma médico legista

O médico responsável pela autópsia de Valentina, a criança de nove anos que morreu após graves agressões, admitiu hoje ao Tribunal de Leiria que a menina poderia ter sobrevivido, "com sequelas", se tivesse sido socorrida. A …

Marcelo admite confinamentos locais, fala em "reta final" e aponta à "recuperação social"

O Presidente da República afirmou esperar que o estado de emergência esteja a caminhar para o fim, sem dar como certo que esta seja a sua última renovação, e admitiu confinamentos locais para conter a …

Caso Marquês: Distribuição do processo investigado. Recursos só chegam ao Tribunal da Relação em 2022

O Conselho Superior da Magistratura (CSM) vai averiguar se há novos elementos que justifiquem uma alteração do seu entendimento de que não houve irregularidades na distribuição, na fase de investigação da Operação Marquês, ao juiz …