Após 26 anos de nudez, “Globeleza” brasileira surge vestida para o Carnaval de 2017

A “Globeleza”, a musa de Carnaval do canal brasileiro Globo, causou surpresa quando surgiu, na edição deste ano do spot que protagoniza, vestida e a dançar ritmos de todo o país em vez de apenas samba.

Desde 1991 que a Globo apresentava anualmente um spot publicitário da “Globeleza“, a musa do Carnaval que sambava nua com o corpo coberto apenas com pinturas e purpurina.

Representada sempre por mulheres negras de corpos esculturais, a cada ano a personagem foi dividindo opiniões e tornando-se cada vez mais controversa. Em causa estava o crescente questionamento sobre a objetificação e comercialização do corpo das mulheres – sobretudo as mulheres negras -, numa altura em que o movimento feminista ganhou grande destaque no debate público brasileiro.

Até que no último domingo o canal apresentou o spot de Carnaval 2017 e surpreendeu os telespectadores ao mostrar a dançarina Érika Moura – que assume o papel de Globeleza desde 2015 – vestida com diferentes trajes e ainda acompanhada por outros dançarinos.

E porque “nem toda a brasileira é bunda“, em vez da habitual pintura corporal com efeitos especiais que sempre foi utilizada, a Globeleza apareceu com roupas típicas que representam o Carnaval em diferentes regiões do Brasil, com tradições como o maracatu, axé, frevo e bumba-meu-boi, não faltando o habitual samba do Rio de Janeiro. Outra novidade é que Erika não apenas sambou, mas também se moveu ao ritmo de cada uma das danças para as quais se vestiu.

Esta mudança acompanha a tendência dos media e das marcas no sentido de tentar refletir a diversidade da sociedade brasileira, com cada vez mais representatividade – independentemente dos objetivos comerciais que possam estar por detrás. Para além de dar resposta a questões de diversidade, a Globeleza vestida responde também a exigências da população mais conservadora.

AF, ZAP // Hypeness / QDNG

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se a pobre andou 26 anos sempre nua já é tempo de agora começar a vestir alguma roupa até porque agora vem aí uma vaga de frio polar e andam por aí umas gripes muito perigosas e não vá entrar uma vaga de frio por algum buraco desaconchegado.

RESPONDER

Inscrição perdida contém a chave para o enigma dos esqueletos de Almaçã

Uma inscrição de pedra desaparecida esconde a chave para o mistério dos esqueletos de Almaçã, enterrados debaixo de uma muralha medieval. Em Almaçã, Espanha, onze corpos foram enterrados debaixo de uma enorme muralha de uma vila …

Espanha prepara-se para decretar estado de alerta

O Governo espanhol prepara-se para decretar estado de alerta em todo o território, depois de ter colocado a região de Madrid neste nível de alerta. A notícia é avançada este sábado pelo jornal espanhol El País, …

Jerónimo de Sousa deve ser reconduzido na liderança do PCP

O atual secretário-geral do PCP deve ser reconduzido no cargo no congresso que está agendado para o final de novembro, avança este sábado o jornal Público. De acordo com o matutino, as atuais regras sanitárias …

Elixir oral (e outros produtos domésticos) poderá ajudar a neutralizar o SARS-CoV–2

Alguns produtos domésticos, como é o caso do elixir oral e produtos para a descongestionar as vias nasais, mostraram-se eficazes em neutralizar um tipo coronavírus num estudo científico levado a cabo com células humanas. A …

Presidente da Polónia com teste positivo de covid-19

O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou este sábado o porta-voz do chefe de Estado. "Como se esperava, o Presidente @AndrzejDuda foi ontem [sexta-feira] submetido a um teste para detetar …

"Com o futebol acabei com a Guerra do Iraque". Jorvan Vieira, o treinador português que é Deus no mundo árabe

Jorvan Vieira é um nome que pouco deve dizer à maioria dos adeptos de futebol. Filho de portugueses emigrados no Brasil, fez grande parte da sua carreira no Médio Oriente, onde é acarinhado por milhões. …

Capacidade de cuidados intensivos na Europa vai chegar ao limite, alerta OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira que muitas unidades de cuidados intensivos na Europa vão chegar ao limite da sua capacidade nas próximas semanas. "Há uma situação muito preocupante a acontecer na Europa. …

Geólogos "ressuscitam" placa tectónica desaparecida

A existência da placa tectónica Ressurreição nunca foi consensual: alguns geólogos argumentam que nunca foi real e outros alegam que a placa sofreu um processo de subducção no manto da Terra, em algum lugar da …

Não se esqueça: muda a hora este domingo

Os relógios vão atrasar 60 minutos na madrugada do próximo domingo em Portugal para dar início ao horário de inverno. Em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios deverão ser atrasados uma hora …

Cientistas mediram o período de tempo mais curto de sempre

Uma equipa de físicos e metrologista da Universidade Goethe de Frankfurt, na Alemanha, anunciou que conseguiu medir o menor período de tempo já determinado - são 247 zeptosegundos, segundo os cientistas. O processo físico cuja …