Após 26 anos de nudez, “Globeleza” brasileira surge vestida para o Carnaval de 2017

A “Globeleza”, a musa de Carnaval do canal brasileiro Globo, causou surpresa quando surgiu, na edição deste ano do spot que protagoniza, vestida e a dançar ritmos de todo o país em vez de apenas samba.

Desde 1991 que a Globo apresentava anualmente um spot publicitário da “Globeleza“, a musa do Carnaval que sambava nua com o corpo coberto apenas com pinturas e purpurina.

Representada sempre por mulheres negras de corpos esculturais, a cada ano a personagem foi dividindo opiniões e tornando-se cada vez mais controversa. Em causa estava o crescente questionamento sobre a objetificação e comercialização do corpo das mulheres – sobretudo as mulheres negras -, numa altura em que o movimento feminista ganhou grande destaque no debate público brasileiro.

Até que no último domingo o canal apresentou o spot de Carnaval 2017 e surpreendeu os telespectadores ao mostrar a dançarina Érika Moura – que assume o papel de Globeleza desde 2015 – vestida com diferentes trajes e ainda acompanhada por outros dançarinos.

E porque “nem toda a brasileira é bunda“, em vez da habitual pintura corporal com efeitos especiais que sempre foi utilizada, a Globeleza apareceu com roupas típicas que representam o Carnaval em diferentes regiões do Brasil, com tradições como o maracatu, axé, frevo e bumba-meu-boi, não faltando o habitual samba do Rio de Janeiro. Outra novidade é que Erika não apenas sambou, mas também se moveu ao ritmo de cada uma das danças para as quais se vestiu.

Esta mudança acompanha a tendência dos media e das marcas no sentido de tentar refletir a diversidade da sociedade brasileira, com cada vez mais representatividade – independentemente dos objetivos comerciais que possam estar por detrás. Para além de dar resposta a questões de diversidade, a Globeleza vestida responde também a exigências da população mais conservadora.

AF, ZAP // Hypeness / QDNG

1 COMENTÁRIO

  1. Se a pobre andou 26 anos sempre nua já é tempo de agora começar a vestir alguma roupa até porque agora vem aí uma vaga de frio polar e andam por aí umas gripes muito perigosas e não vá entrar uma vaga de frio por algum buraco desaconchegado.

RESPONDER

Emmanuel Macron

Macron e Marine Le Pen vão à segunda volta das presidenciais em França

Os resultados da primeira volta das eleições presidenciais francesas confirmam a vitória de Emmanuel Macron e Marine Le Pen. Os números divulgados às 20h em Paris acabam com o suspense de uma das eleições mais …

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro

Luís Montenegro não quer primárias no PSD e reafirma apoio a Passos

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, disse hoje, em Leiria, ser contra a realização de eleições primárias no seu partido e reafirmou o seu apoio ao atual líder do PSD, Pedro Passos Coelho. À margem …

-

UKIP quer proibir uso da burka em público

O Partido da Independência do Reino Unido (UKIP), anti-imigração, vai incluir no seu programa para as eleições britânicas de 8 de junho próximo a proibição do uso da burka em público. O líder do UKIP, Paul …

-

Venezuelanos fizeram "marcha do silêncio" para homenagear vítimas dos protestos

A aliança opositora Mesa de Unidade Democrática disse este sábado que, apesar de ter podido marchar de forma pacífica até à sede do Episcopado de Caracas, os protestos vão continuar até ser revertido o "golpe" do …

-

PJ confirma que atropelamento mortal no estádio da Luz não foi acidental

Fonte policial revelou que o atropelamento mortal do adepto italiano, que estava na capital para assistir ao dérbi entre Sporting e Benfica, não foi acidental e que as autoridades já sabem quem foi o autor …

-

Jéssica Augusto vence maratona de Hamburgo

A portuguesa venceu, este domingo, a maratona de Hamburgo, na Alemanha, garantindo mínimos para os Mundiais de 2017, que se vão disputar em Londres. Jéssica Augusto correu a distância em 2:25.30 horas, a mais de um minuto …

Heterocephalus glaber, também conhecido por rato-toupeira-nu

Estranho mamífero consegue sobreviver 18 minutos sem oxigénio

O rato-toupeira-nu, batizado com o nome científico Heterocephalus glaber, é um dos mamíferos mais estranhos do mundo, mas é também por isso que tem tantas características raras. Este roedor de sangue frio, oriundo do leste de África, …

Maddie McCann

Dez anos depois, PJ diz que caso Maddie "continua aberto"

A Polícia Judiciária continua a investigar o desaparecimento de Madeleine McCann, ocorrido em 2007 no Algarve, admitindo que se trata de "um caso único na história da PJ e do país". "O caso continua aberto" e …

Marine Le Pen em visita ao Líbano

Mais de 45 milhões de franceses escolhem hoje quem passa à segunda volta

Mais de 45 milhões de eleitores escolhem, este domingo, os dois candidatos que passam à segunda volta das eleições presidenciais, com as sondagens a indicarem que o confronto decisivo vai opor Emmanuel Macron a Marine …

-

Consumo diário de bebidas light aumenta risco de derrame e demência

Bebidas adoçadas artificialmente, como as bebidas light, podem aumentar o risco de acidente vascular cerebral e demência. É o que mostra um novo estudo da Universidade de Boston, nos Estados Unidos. De acordo com este estudo, …