Após 26 anos de nudez, “Globeleza” brasileira surge vestida para o Carnaval de 2017

A “Globeleza”, a musa de Carnaval do canal brasileiro Globo, causou surpresa quando surgiu, na edição deste ano do spot que protagoniza, vestida e a dançar ritmos de todo o país em vez de apenas samba.

Desde 1991 que a Globo apresentava anualmente um spot publicitário da “Globeleza“, a musa do Carnaval que sambava nua com o corpo coberto apenas com pinturas e purpurina.

Representada sempre por mulheres negras de corpos esculturais, a cada ano a personagem foi dividindo opiniões e tornando-se cada vez mais controversa. Em causa estava o crescente questionamento sobre a objetificação e comercialização do corpo das mulheres – sobretudo as mulheres negras -, numa altura em que o movimento feminista ganhou grande destaque no debate público brasileiro.

Até que no último domingo o canal apresentou o spot de Carnaval 2017 e surpreendeu os telespectadores ao mostrar a dançarina Érika Moura – que assume o papel de Globeleza desde 2015 – vestida com diferentes trajes e ainda acompanhada por outros dançarinos.

E porque “nem toda a brasileira é bunda“, em vez da habitual pintura corporal com efeitos especiais que sempre foi utilizada, a Globeleza apareceu com roupas típicas que representam o Carnaval em diferentes regiões do Brasil, com tradições como o maracatu, axé, frevo e bumba-meu-boi, não faltando o habitual samba do Rio de Janeiro. Outra novidade é que Erika não apenas sambou, mas também se moveu ao ritmo de cada uma das danças para as quais se vestiu.

Esta mudança acompanha a tendência dos media e das marcas no sentido de tentar refletir a diversidade da sociedade brasileira, com cada vez mais representatividade – independentemente dos objetivos comerciais que possam estar por detrás. Para além de dar resposta a questões de diversidade, a Globeleza vestida responde também a exigências da população mais conservadora.

AF, ZAP // Hypeness / QDNG

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se a pobre andou 26 anos sempre nua já é tempo de agora começar a vestir alguma roupa até porque agora vem aí uma vaga de frio polar e andam por aí umas gripes muito perigosas e não vá entrar uma vaga de frio por algum buraco desaconchegado.

RESPONDER

Revelada finalmente a identidade do homem que trabalhou 18 meses em 15 anos

Foi revelada a identidade do auxiliar médico que, entre baixas e férias, só trabalhou 18 meses em 15 anos. Chama-se Juan Carlos, tem 60 anos e fez culturismo. Na semana passada, a imprensa espanhola contou a …

Duterte quer ser morto a tiro caso se torne um ditador

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, pediu para os militares o matarem a tiro caso tencione violar a Constituição e resolva permanecer no cargo mais do que o seu mandato lhe permite. "Caso permaneça no poder …

"The Shape of Water" lidera corrida aos Óscares com 13 nomeações

O filme "The Shape of Water" lidera as nomeações da 90.ª edição dos Óscares, que serão entregues a 4 de março, em Los Angeles, incluindo as categorias de Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Atriz, …

Queda de helicóptero da TV Globo faz duas vítimas mortais

Um helicóptero da Rede Globo caiu, esta terça-feira, na Praia do Pina, no Recife, provocando duas vítimas mortais. Um helicóptero da TV Globo caiu esta terça-feira na praia do Pina, em Boa Viagem, na zona sul …

Tribunal de Beja pediu exame psiquiátrico a um morto

A Directora de Psiquiatria do Hospital de Beja nem queria acreditar quando recebeu do tribunal da cidade uma solicitação para realizar uma perícia médico-legal psiquiátrica a um morto. "Obviamente, não é possível", foi a resposta. Ana …

Erupção violenta no vulcão Mayon pode estar iminente. 40 mil pessoas procuram abrigo

O monte Mayon, o vulcão mais ativo das Filipinas, continuou esta terça-feira a emitir lava e cinzas, obrigando cerca de 40 mil habitantes a procurar abrigo em centros de evacuação. A lava foi projetada até 700 …

Polícia quer enviar cães pisteiros à Casa dos Horrores para procurar cadáveres

A polícia norte-americana quer enviar cães pisteiros nas novas buscas à casa do casal Turpin, acusado de ter mantido em cativeiro durante vários anos os seus 13 filhos, em Perris, na Califórnia, para procurar eventuais …

Portugueses fogem da Venezuela e refazem a vida em Madrid

Madrid é uma cidade de refúgio de muitos luso-venezuelanos, principalmente jovens da segunda e terceira geração de emigrantes portugueses, que falam melhor castelhano e que tiveram de sair da Venezuela. "Viemos para Madrid devido à situação …

Corrida para evitar a nova lei já esgotou os eucaliptos nos viveiros

A semente de eucalipto mais recomendada pelas celuloses, por crescer mais depressa, está esgotada nos viveiros devido à corrida dos proprietários que tentam fazer novas plantações antes da entrada em vigor da nova lei que …

"Tinham que meter Manuel Vicente no processo"

Orlando Figueira, o ex-procurador do Ministério Público (MP) acusado de ter recebido subornos de Manuel Vicente, o ex-vice-presidente de Angola, negou todas as acusações de que é alvo. Em tribunal, Figueira ilibou Manuel Vicente e …