Milhares de apoiantes do ainda Presidente brasileiro fizeram na quarta-feira a saudação nazi ao mesmo tempo que exortavam os militares a intervir e manter Jair Bolsonaro no poder, após este ter perdido as eleições para Lula da Silva.
No Twitter, a jornalista Nathalia Urban publicou um vídeo dos apoiantes de Bolsonaro a executar a saudação nazi. “Lembram-se quando Bolsonaro foi a Israel e tentou dizer que o movimento nazi era de esquerda, aparentemente os seus apoiantes não receberam o memorando. Isto foi hoje no estado sulista de Santa Catarina”, escreveu.
Remember when Bolsonaro went to Israel and tried to say the Nazi movement was leftist, apparently his supporters didn’t get the memo…This was today in the southern state of Santa Catarina
pic.twitter.com/lkLU6xwzWc— Nathália Urban (@UrbanNathalia) November 2, 2022
De acordo com a CNN, citada pelo Jerusalem Post, o Ministério Público do Estado de Santa Catarina afirmou, numa declaração, que já estão a trabalhar na identificação das pessoas que fizeram a saudação nazi durante as manifestações.
“Uma vez identificados, será produzido um relatório e a informação será enviada ao Procurador-Geral para responsabilização dos envolvidos”, disse a Procuradora Marcela de Jesus Fernandes.
De acordo com a lei brasileira, “fabricar, comercializar, distribuir ou difundir símbolos, emblemas, adornos, distintivos ou propaganda que utilizem a suástica ou mercadoria com o objetivo de divulgar o regime nazi” pode levar a uma “pena de prisão de dois a cinco anos, acrescida de uma multa”.
Un video publicado en Twitter muestra a una multitud de personas en Brasil, con la bandera, haciendo lo que parece ser el saludo nazi. https://t.co/7j2Pd7k3DY
— CNN en Español (@CNNEE) November 3, 2022
Na terça-feira, após alguns dias de silêncio, Bolsonaro agradeceu aos seus apoiantes. Desde então, estes têm realizado manifestações em frente a instalações militares nas principais cidades brasileiras, exigindo ação por parte das Forças Armadas.
“Os atuais movimentos populares são fruto de indignação e sentimento de injustiça de como se deu o processo eleitoral. As manifestações pacíficas sempre são bem-vindas, mas os nossos métodos não podem ser os da esquerda, que sempre prejudicaram a população”, disse Bolsonaro.
“As manifestações pacíficas sempre serão bem-vindas”, acrescentou, “mas os nossos métodos não podem ser os da esquerda, que sempre prejudicaram a população, como invasão de propriedades, destruição de património e cerceamento do direito de ir e vir”, indicou ainda.
Como surgiu a saudação nazi?
Ao contrário do que se pode pensar, a saudação nazi não teve origem na Alemanha, mas na Roma antiga, tendo sido incorporada por Adolf Hitler. O chamado ‘Saluto Romano’, como lembrou a DW, era um cumprimento militar no Império Romano que consistia em erguer e esticar o braço e os dedos.
Em 1922, o ditador italiano Benito Mussolini transformou o gesto em decreto, determinando a forma os italianos deviam saudar-se entre si.
Hitler seguiu o exemplo e também quis criar uma saudação militar. Em 1925, disseminou o gesto entre os seus seguidores, tornando-o obrigatório entre os membros do seu Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP). Em poucos meses, o gesto tornou-se comum.
De acordo com especialistas, esticar o braço com a palma da mão esticada e voltada para baixo era uma maneira de mostrar conformidade com o regime nazi. A partir de 1933, quando Hitler ascendeu ao poder, surgiram os primeiros decretos sobre o uso obrigatório da saudação.
O gesto também era visto como uma maneira de comprovar a lealdade ao regime. Nas escolas, os alunos deviam adotar uma postura rígida ao fazer a saudação, como os soldados no Exército.
Mas isto é Novidade ? …. Os apoiantes de “Bolsonada” são na sua grande maioria de extrema Direita com ideologia Totalitária !
Bem …. Vá là vá là , na Ilustração ainda a um espécime , que faz a Saudação a Bandeira decentemente !