Aplicação torna visita a museus em experiência personalizada

tanakawho / Flickr

-

Os visitantes dos museus europeus poderão, em breve, ser capazes de definir a sua própria experiência cultural antes mesmo de sair de casa ou de entrar num avião. Graças a uma inovação que combina tecnologia de realidade aumentada e geolocalização, uma visita aos museus é transformada numa experiência única e interactiva.

Um consórcio de organizações académicas, industriais e culturais de toda a Europa tem utilizado o investimento da União Europeia para criar e desenvolver uma tecnologia mobile que permitirá aos visitantes melhorar a sua experiência cultural através da participação num itinerário pessoal, feito à sua medida, e numa experiência interativa criada pelos sítios em linha dos museus.

A aplicação Chess, que estará disponível para download em smartphones e tablets, tem como objetivo dar vida ao passado, na “ponta dos dedos dos utilizadores, tornando a história e a cultura cativantes e disponível a todos”.

Olivier Balet da Diginext, empresa francesa coordenadora do projeto, afirma que “a visita guiada é uma experiência linear, onde o visitante permanece como um agente passivo. Com a CHESS, a visita ao museu é comparada a uma experiência de vídeojogo, tornando os visitantes em elementos ativos e comprometidos com o património cultural. Os visitantes recebem a informação, mas ao mesmo tempo são desafiados e estão entretidos e envolvidos. Isto é vital para manter o interesse dos visitantes, em particular da geração mais jovem”.

O projecto Cultural-Heritage Experiences through Socio-personal interactions and Storytelling (de onde provém o nome Chess) é apoiado por mais de 2.8 milhões de euros em financiamento da Comissão Europeia e tem como objetivo tornar a experiência nos museus mais interactiva e atraente para todos.

A tecnologia Chess, desenvolvida por parceiros franceses, gregos, britânicos e alemães, será apresentada na Innovation Convention em Bruxelas nos dias dez e 11 de Março.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …