O aperto de mão entre Kim Jong-un e Putin está para “breve”

KCNA / YONHAP

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

A cimeira entre Kim Jong-un e Vladimir Putin vai acontecer em Vladivostok, na Rússia, a 100 quilómetros da fronteira com a Coreia do Norte.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, vai encontrar-se “em breve” com o Presidente russo, Vladimir Putin, numa cimeira bilateral, confirma a agência de notícias da Coreia do Norte.

Não são avançadas datas concretas, mas Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, disse que o encontro deverá ocorrer no final de abril. Segundo o jornal russo Izvestia, a cimeira terá lugar em Vladivostok, na Rússia, a 100 quilómetros da fronteira com a Coreia do Norte.

A agência de notícias sul-coreana Yonhap adianta que Kim Chang-son, chefe de gabinete de Kim Jong-un, foi visto em Vladivostok, no domingo, alimentando a especulação de que a cimeira será realizada entre 24 e 25 de Abril.

A ida de Kim Jong-un à Rússia é encarada como uma tentativa de obter apoio estrangeiro para os seus planos de desenvolvimento económico, dois meses após o encontro com Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos, em Hanói, no Vietname.

Kim não quer parecer muito dependente de Washington, Pequim ou Seul“, diz Artyom Lukin, professor da Universidade Federal do Extremo Oriente, à Reuters.

“Quanto à Rússia, a cimeira Putin-Kim reafirmará o lugar de Moscovo como um importante interveniente na península coreana. Esta reunião é importante para o prestigio internacional da Rússia”, acrescenta.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.