Apenas um código Enigma nunca foi desvendado

1

Durante a Segunda Guerra Mundial foram realizadas muitas comunicações por código. Todas as que não foram compreendidas, na altura, foram decifradas. Exceto uma.

No decorrer da Guerra, as forças do Eixo comunicavam através de um mecanismo de encriptação inovador chamado máquina Enigma.

P1030680 é única mensagem da Marinha alemã, de 1945, que resistiu a todas as tentativas de a decifrar e, até hoje, ninguém sabe o que está escrito no seu interior.

Os métodos padrão para decifrar as mensagens Enigma resultaram em pura confusão quando usados nesta nota e não há quase nenhuma informação que permita obter um avanço sobre ela.

Em vez disso, os decifradores de códigos online recorreram ao poder computacional bruto para tentar decifrar a mensagem, mas esta continua a ser um mistério até aos dias de hoje.

O que torna esta nota tão difícil é o facto de se tratar de uma mensagem bastante pequena e de as tabelas Grund iniciais (as definições iniciais) já não estarem disponíveis, pelo que há muito pouco a fazer quando se começa a descodificar a mensagem.

O projeto Enigma@Home tem tentado, desde 2018, decifrar este código único e, até agora, ainda não conseguiu.

Mensagens durante a Segunda Guerra Mundial

No início da guerra, assistiu-se a inúmeros ataques coordenados por mensagens que os Aliados eram perfeitamente capazes de intercetar, mas incapazes de ler.

Mesmo que capturassem uma máquina Enigma, esta era quase inútil.

No entanto, descobriram que as mensagens continham quase sempre “Heil Hitler” no final. Com isto, a equipa conseguiu começar a decifrar as mensagens todos os dias.

Segundo o IFL Science, através do conjunto de algumas das mentes mais brilhantes da Grã-Bretanha, dos dados originais dos matemáticos polacos e da orientação do próprio pai da computação, a equipa criou um dos primeiros computadores de sempre que decifra as mensagens Enigma.

O Bombe britânico percorreu um grande número de combinações, com o atalho “Heil Hitler” programado, e conseguiu finalmente decifrar o código em tempo útil. No entanto, não conseguiu decifrar todas as mensagens.

Algumas mensagens — geralmente mais curtas — não foram decifradas durante a guerra, deixando um enigma tentador para os utilizadores da Internet que são fãs de encriptações.

Os computadores modernos conseguem processar as mensagens Enigma a uma velocidade alucinante e, com o avanço da decifração de códigos, muitas não sobreviveram ao poder combinado da Internet. Todas exceto uma — a P1030680.

Pode ser que um dia venha a ser possível desvendar este mistério.

Teresa Campos, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.