Apareceram sete sóis nos céus da China

1

DR

Sete sóis pintaram este domingo o céu em Sichuan, na China. O fenómeno durou apenas um ou dois minutos — tempo suficiente para ser filmado e lançar a discussão nas redes sociais.

Um vídeo “de cortar a respiração”, partilhado esta segunda-feira nas redes sociais chinesas, mostra o céu com sete sóis a aparecer em linha, uns atrás dos outros, entre as nuvens.

O incrível fenómeno ótico foi captado através de uma janela por um residente da cidade chinesa de Chengdu, na província de Sichuan, e o vídeo rapidamente se tornou viral nas redes sociais.

O aparecimento dos sete sóis, em pleno por do sol, lançou a discussão entre os utilizadores, que adiantaram várias explicações para a origem do fenómeno.

O fenómeno terá sido uma ilusão de ótica causada pela refração e reflexão da luz do vidro laminado da janela. “Cada camada de vidro cria uma imagem virtual”, explica Zeng Yang, vice-presidente da Sociedade de Astronomia Amadora de Sichuan, citado pelo jornal de Hing Kong Dimsun Daily.

“Por vezes, mesmo com o mesmo painel de vidro, o número de imagens virtuais pode variar consoante o ângulo de observação”, acrescenta o astrónomo chinês.

Nos últimos anos, foram registados vários fenómenos semelhantes em diferentes regiões da China. De acordo com a imprensa local, vários “sóis” apareceram em 2023 e 2022 em Sichuan e Pequim. Em fevereiro de 2020, cinco sois apareceram nos céus da Mongólia, reportou na altura o CGTN.

Este fenómeno, conhecido na meteorologia como “parélio”, ou “falso sol”, ocorre quando a luz solar é refratada por cristais de gelo nas nuvens da troposfera. Essa refração cria pontos luminosos e coloridos no céu, a aproximadamente 22 graus à esquerda ou à direita do sol.

Por vezes vezes, esses pontos aparecem como manchas brilhantes e podem parecer pequenos sóis ao lado do sol verdadeiro. O parélio é mais visível e impressionante quando o sol está baixo no horizonte, como durante o amanhecer ou ao entardecer.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.