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Apagão de sites de informação motiva fortes críticas à PT

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PortugalTelecom / Twitter

PT Data Center Covilhã

Um problema técnico nas infraestruturas tecnológicas da Portugal Telecom deixou vários sites de informação inacessíveis, durante vários horas, neste fim-de-semana. Correio da Manhã, Record, SIC e Visão estão entre as páginas afectadas e algumas permanecem indisponíveis, um caso que suscita fortes críticas à PT.

Este “apagão” atingiu os sites do grupo Cofina (Correio da Manhã, Record, Jornal de Negócios, Sábado, etc), alguns do grupo Impresa (SIC, SIC Notícias e Visão) e o jornal ionline, verificando-se desde sexta-feira.

Fontes contactadas pela Lusa referem que o problema está no sistema de alojamento situado na Covilhã, pertencente à PT.

Os sites do grupo Cofina parecem já estar de volta, mas as páginas da Impresa permanecem indisponíveis. Na página da SIC aparece uma mensagem a notar que este facto se deve a “problemas técnicos na infra-estrutura da Portugal Telecom“, salientando-se que se aguarda “a reposição do serviço por parte da PT”.

De notar que o Expresso, também do grupo Impresa, não foi afectado por este problema por ter o seu site alojado num servidor diferente, que não pertence à PT.

Entretanto, ficam as fortes críticas do grupo Cofina à PT, notando numa nota à imprensa que por causa desta falha não foram “capazes de assegurar o compromisso” que têm com os seus visitantes “de um serviço noticioso online rigoroso, independente e de qualidade, em actualização permanente e sempre disponível”.

A Cofina garante ainda que “tomará todas as medidas que se demonstrarem necessárias para que situações com esta gravidade não se voltem a repetir no futuro, assegurando que os seus fornecedores de serviços estão à altura do compromisso” para com os seus utilizadores.

Já o director do Correio da Manhã é mais contundente. Octávio Ribeiro fala de uma “situação vergonhosa e sem precedentes”, conforme declarações divulgadas pelo próprio jornal.

“Este apagão da PT pôs em causa a nossa relação instantânea com os leitores online. A nossa liderança nos sites generalistas pode, igualmente, estar comprometida. É preciso apurar responsabilidades até às últimas consequências”, acrescenta Octávio Ribeiro.

E o administrador da Cofina para a área digital, Pedro Araújo e Sá, assevera, também citado pelo Correio da Manhã, que esta falha afecta a “imagem” do jornal e “terá efeitos gravíssimos nas receitas publicitárias”.

A Lusa tentou contactar a Portugal Telecom, mas até ao momento não foi possível obter um esclarecimento.

ZAP, Lusa

2 Comments

  1. Podia dizer, que foram Extraterrestres, que foram piratas informáticos, vou dizer a VERDADE, apenas castigo DIVINO, com empresas, que não pratiquem a Honestidade, com contratos, para cumprirem, por exemplo, 24 Mbps, e só “dão” no máximo 9 Mbps, cobrarem por M5O, quando o cliente tem só M4O, só merecem castigo, e ainda gozam, sem responderem. Da minha parte desejo, que tenham muitos Castigos, que se deixem de pensar que são os “maiores”, uma Operadora o ano passado perdeu 100.000 clientes, por mal serviço, e é o que pode acontecer aos senhores da PT. Co disse pela minha parte é o que desejo.

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