Um problema técnico nas infraestruturas tecnológicas da Portugal Telecom deixou vários sites de informação inacessíveis, durante vários horas, neste fim-de-semana. Correio da Manhã, Record, SIC e Visão estão entre as páginas afectadas e algumas permanecem indisponíveis, um caso que suscita fortes críticas à PT.
Este “apagão” atingiu os sites do grupo Cofina (Correio da Manhã, Record, Jornal de Negócios, Sábado, etc), alguns do grupo Impresa (SIC, SIC Notícias e Visão) e o jornal ionline, verificando-se desde sexta-feira.
Fontes contactadas pela Lusa referem que o problema está no sistema de alojamento situado na Covilhã, pertencente à PT.
Os sites do grupo Cofina parecem já estar de volta, mas as páginas da Impresa permanecem indisponíveis. Na página da SIC aparece uma mensagem a notar que este facto se deve a “problemas técnicos na infra-estrutura da Portugal Telecom“, salientando-se que se aguarda “a reposição do serviço por parte da PT”.
De notar que o Expresso, também do grupo Impresa, não foi afectado por este problema por ter o seu site alojado num servidor diferente, que não pertence à PT.
Entretanto, ficam as fortes críticas do grupo Cofina à PT, notando numa nota à imprensa que por causa desta falha não foram “capazes de assegurar o compromisso” que têm com os seus visitantes “de um serviço noticioso online rigoroso, independente e de qualidade, em actualização permanente e sempre disponível”.
A Cofina garante ainda que “tomará todas as medidas que se demonstrarem necessárias para que situações com esta gravidade não se voltem a repetir no futuro, assegurando que os seus fornecedores de serviços estão à altura do compromisso” para com os seus utilizadores.
Já o director do Correio da Manhã é mais contundente. Octávio Ribeiro fala de uma “situação vergonhosa e sem precedentes”, conforme declarações divulgadas pelo próprio jornal.
“Este apagão da PT pôs em causa a nossa relação instantânea com os leitores online. A nossa liderança nos sites generalistas pode, igualmente, estar comprometida. É preciso apurar responsabilidades até às últimas consequências”, acrescenta Octávio Ribeiro.
E o administrador da Cofina para a área digital, Pedro Araújo e Sá, assevera, também citado pelo Correio da Manhã, que esta falha afecta a “imagem” do jornal e “terá efeitos gravíssimos nas receitas publicitárias”.
A Lusa tentou contactar a Portugal Telecom, mas até ao momento não foi possível obter um esclarecimento.
ZAP, Lusa
Hackers? Ataques DDOS? Terroristas? Não, foi apenas incompetência…
Podia dizer, que foram Extraterrestres, que foram piratas informáticos, vou dizer a VERDADE, apenas castigo DIVINO, com empresas, que não pratiquem a Honestidade, com contratos, para cumprirem, por exemplo, 24 Mbps, e só “dão” no máximo 9 Mbps, cobrarem por M5O, quando o cliente tem só M4O, só merecem castigo, e ainda gozam, sem responderem. Da minha parte desejo, que tenham muitos Castigos, que se deixem de pensar que são os “maiores”, uma Operadora o ano passado perdeu 100.000 clientes, por mal serviço, e é o que pode acontecer aos senhores da PT. Co disse pela minha parte é o que desejo.