Aos 96 anos, Heimlich usa a sua própria manobra para salvar uma pessoa

henryheimlich.com

Henry Heimlich

Henry Heimlich

Desde que inventou a Manobra de Heimlich, o melhor método para desobstruir as vias aéreas quando alguém se engasga, Henry J. Heimlich passou décadas a demonstrar a técnica de salvamento em pessoas dispostas a desempenhar o papel de uma vítima de asfixia.

A semana passada, Heimlich, de 96 anos, revelou que teve que fazer a sua própria manobra na vida real – pela primeira vez.

O médico aplicou a manobra, que inventou em 1974, a uma mulher de 87 anos que estava a sufocar, tendo conseguido extrair um pedaço de carne que estava entalado na garganta da senhora.

“Senti que era apenas a confirmação daquilo que tenho ensinado durante toda a minha vida”, afirmou Heimlich numa entrevista.

O incidente aconteceu na Deupree House, um lar de terceira idade em Cincinnati, nos EUA.

O episódio foi tornado público em nota de imprensa da Episcopal Retirement Services, que gere a residência sénior, e que divulgou entrevistas em vídeo com o médico, a mulher que salvou e o responsável pela zona de restauração do lar.

A nota alega que esta foi a primeira vez que o médico usou a manobra para salvar uma vida, mas a verdade é que há vários relatos, ao longo dos anos, que lançam dúvidas sobre a afirmação.

O filho do médico, Phil Heimlich, realça que “só o facto de um homem de 96 anos conseguir realizar esta manobra já é impressionante”.

Pormenores

Patty Ris, a mulher que se engasgou, afirma que se sentou por acaso na mesa de Henry Heimlich na sala de jantar da Deupree House.

Com a sala de jantar a abarrotar, a senhora conta que se sentou na primeira mesa que encontrou.

“Pedi um hambúrguer, e a única coisa que sei é que não conseguia respirar. Estava a sufocar violentamente”.

Henry Heimlich conta que percebeu que algo estava errado quando viu que a pessoa ao seu lado tinha o rosto contorcido, com a pele a ficar escura, e não conseguia falar.

Eu sabia que ela estava a sufocar“, relata.

O médico conta que se levantou e fez a manobra de Heimlich – aparentemente, “muito bem feita, logo à primeira vez”, levando a que “um pedaço de carne com um pouco de osso agarrado” tivesse voado para fora da boca de Patty.

Salvando pessoas

Segundo o próprio Heimlich, esta foi a primeira vez que usou a manobra para salvar uma vida.

“Originalmente, fiz os estudos que me levaram a desenvolver esta técnica, em 1974, e nunca pensei que algum dia eu mesmo tivesse que salvar uma vida assim”.

Os registos, no entanto, não são assim tão claros a esse respeito.

Em 2003, um artigo da BBC citou o médico, então com 83 anos, a descrever um encontro semelhante, em que tentou a manobra num homem, embora a história não tivesse detalhes – como uma data exata, a localização e o nome.

Também um artigo da revista New Yorker, em 2006, fez referência a um incidente semelhante, também sem detalhes, mas onde o filho, Phil Heimlich, conta que o pai nunca tinha mencionado quaisquer incidentes anteriores a esse.

Heimlich, um cirurgião torácico, começou a investigar formas de usar a pressão sobre o diafragma para salvar vítimas de asfixia no início dos anos 1970, depois de ter descoberto que cerca de quatro mil americanos morriam por ano de asfixia com alimentos ou pequenos objetos.

Em 1974, desenvolveu o seu famoso método, que comprime os pulmões, causando um escoamento de ar que transporta o objeto preso para fora das vias aéreas e, em seguida, da boca.

Segundo algumas estimativas, mais de 100 mil pessoas devem as suas vidas à técnica de Heimlich.

HypeScience

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Deveras curioso, Mas não sei se è credível que o Dr. nunca tenha aplicado a sua própria manobra em condições reais.

    Só é pena que a notícia esteja escrita em brasileiro, e de bastante má qualidade.

  2. A notícia poderia ter sido melhorada se descrevesse como se aplica o método, para que assim se tornasse mais conhecido e assim quem sabe um dia ser útil para algum leitor

    • Caro MR,
      Obrigado pela sua sugestão, que tem todo o cabimento.
      Acrescentámos ao texto um vídeo que ilustra e explica como se aplica o método.

RESPONDER

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …