Ao fim de 24 anos, biografia de 12 mil páginas do imperador Hirohito está pronta

c.v. NHK

Biografia do Imperador Hirohito, todas as 12 mil páginas

Biografia do Imperador Hirohito, todas as 12 mil páginas

Mais de 24 anos de trabalho foram necessários para completar a biografia do falecido imperador japonês Hirohito, obra apresentada esta semana e que será publicada em 2015, com 12 mil páginas divididas em 61 volumes.

O livro, a cargo da Agência da Casa Imperial, relata o reinado de Hirohito (1901-1989), conhecido postumamente como o imperador Showa, que inclui episódios históricos sensíveis, como a entrada do país na II Guerra Mundial ou o pós-guerra debaixo de ocupação norte-americana.

Os atuais imperadores japoneses, Akihito e Michiko, participaram na revisão da obra e completaram os últimos capítulos, informou o responsável da agência, Noriyuki Kazaoka, em declarações reproduzidas pelos órgãos de comunicação nipónicos.

Hirohito nasceu a 29 de abril de 1901 e faleceu a 7 de janeiro de 1989. Segundo a ordenação tradicional japonesa, foi o 124º imperador do Japão, reinando de 25 de dezembro de 1926 até à sua morte, aos 87 anos. Hirohito  passou então a ser referido pelo seu nome póstumo, Imperador Showa.

d.p. 著作権法 (明治三十二年法律第三十九号)

Hirohito, o imperador Showa, no período da 2ª Guerra Mundial

O reinado de Hirohito foi o mais longo de todos os imperadores japoneses, e coincidiu com um período em que ocorreram grandes mudanças na sociedade japonesa.

Enquanto governou, o Japão foi uma das maiores potências mundiais, tendo chegado a ser a 9ª maior economia do mundial, o 3º maior país naval do mundo e um dos 5 países permanentes do conselho da Liga das Nações.

Hirohito ficou também ligado à fase expansionista do Império Japonês no século XX, tendo ratificado a invasão da Manchúria e de partes da China em 1931 e o ataque à base americana de Pearl Harbour, em 1941, que lançaria os Estados Unidos na II Guerra Mundial.

A 15 de agosto de 1945, na sequência do bombardeamento de Hiroshima e Nagasaki pelos americanos e da declaração de guerra pela União Soviética, Hirohito apresentou a rendição incondicional do Japão aos Aliados.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Elon Musk doou 1.000 ventiladores a hospitais (mas eram do tipo errado)

Nos últimos dias, Elon Musk, CEO da Tesla, recebeu muitos elogios por ter doado mil ventiladores a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Porém, os ventiladores não eram do …

Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo …

PSP vai utilizar câmaras portáteis em drones no estado de emergência

A PSP vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em ‘drones’, durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna …

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …

"Ganhámos a primeira batalha". Presidente renova estado de emergência

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou oficialmente a renovação do estado de emergência nesta quinta-feira por mais quinze dias, prolongando-se este estado de exceção até 17 de abril. Numa mensagem ao país a …