O ânus desta criatura marinha só aparece quando precisa

mr-pi / Flickr

Mnemiopsis leidyi

Devemos ser gratos por ter ânus, uma vez que existem animais que defecam pela boca. No entanto, há uma criatura marinha cujo ânus só aparece quando sente necessidade de defecar.

A natureza apanha-nos muitas vezes de surpresa ao presentear-nos com criaturas muito estranhas que, como não têm ânus, defecam pela boca. No entanto, nunca havíamos visto um ser vivo capaz de fazer o seu ânus aparecer e desaparecer, conforme as suas necessidades.

Falamos da Mnemiopsis leidyi, conhecida como noz-do-mar, que pertence a um grupo de invertebrados marinhos chamados ctenóforos, e encarada por muitos como a vida animal mais antiga do planeta.

Num recente artigo, publicado na Invertebrate Biology, esta espécie é descrita como tendo um “ânus transitório”. Resumidamente, o que os cientistas descobriram é que esta noz-do-mar tem um buraco que desaparece e reaparece, conforme as suas necessidades.

Segundo os investigadores, a Mnemiopsis leidyi engole pequenos crustáceos e peixes pequenos através de uma abertura, algo que se parece com a nossa boca. De seguida, a comida passa pela garganta e desce até ao esófago onde é esmagada. Depois disso, chega finalmente ao estômago, que aparenta ter a forma de um funil.

Os componentes que são demasiado grandes para serem digeridos regressam à “boca” do animal, enquanto que o resto percorre uma rede de canais que distribuem os nutrientes por todo o corpo.

A última etapa desta viagem incluí dois canais, e ambos terminam num beco em forma de Y. Os cientistas assumiram desde sempre que havia uma espécie de abertura em cada um destes canais, de modo a permitir que os pedaços de alimento esmagado fossem excretados.

Todavia, o biólogo Sidney Tamm não conseguiu encontrá-los. “O ânus é invisível entre as defecações. Não o conseguimos ver com os nossos olhos, nem sequer com um microscópio”, afirmou, citado pelo Gizmodo.

Tamm / Invertebrate Biology

Além disso, os investigadores explicam no artigo científico que esta espécie utiliza apenas uma das extremidades dos canais em forma de Y – enquanto uns usam o canal da esquerda, outros fazem uso do canal da direita.

Segundo Tamm, quando um dos canais incha, empurra os detritos para a borda externa, fazendo com que, no último momento, a criatura “cresça”: isto é, o canal funde-se com a pele externa de modo a formar um poro anal, que é imediatamente selado mal que os detritos se soltam.

“O buraco fica cada vez maior até o lixo sair. Nesse momento, o anel de fusão diminui e fecha-se completamente“, explica o biólogo ao ScienceAlert.

No que diz respeito a animais relativamente complexos, os ctenóforos representam provavelmente o ramo mais antigo da árvore genealógica, o que os torna em organismos bastante úteis para estudar, se quisermos encontrar algumas pistas sobre como as estruturas anatómicas fundamentais surgiram pela primeira vez.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Reino Unido começa a vacinar já na próxima semana

O Reino Unido vai começar a vacinar a sua população contra a covid-19 na próxima semana. Depois da aprovação do uso da vacina da Pfizer, os primeiros a receber a vacina serão os trabalhadores e …

Governo já garantiu 370 camas no setor privado

O Governo já garantiu 370 camas no setor privado, sendo que quase metade, 164, são para doentes covid. Há atualmente 3.338 pacientes infetados com o novo coronavírus internados em hospitais. A informação foi confirmada por fonte …

Covid-19 pode ter chegado aos EUA em dezembro de 2019. País prepara-se para o pior inverno da história

Depois de ter sido confirmado que o novo coronavírus já circulava em Itália desde setembro de 2019, agora surge um relatório que refere que a covid-19 pode ter infetado um pequeno número de pessoas nos …

Maior parte dos médicos aposentados que voltam ao SNS prefere trabalhar em tempo reduzido

A maior parte dos médicos aposentados que regressa ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) opta por trabalhar em tempo reduzido, adianta o Jornal de Notícias. De acordo com o Jornal de Notícias, do total de 216 …

Bruxelas ameaça avançar com Fundo de Recuperação sem Hungria e Polónia

A Comissão Europeia (CE) está a perder a paciência e, caso não haja progressos nas negociações, ameaça avançar com o Fundo de Recuperação europeu sem a 'luz verde' da Hungria e da Polónia. O ultimato foi …

Empresas que reforcem lay-off não podem fechar portas, mas podem reduzir horários a 100%

O chamado “apoio à retoma progressiva” vai permitir que em dezembro as empresas saltem para o escalão seguinte, que garante mais financiamento, mas o Governo exige que mantenham atividade. Contudo, garante que tal não condiciona …

Reunião no Infarmed. Pico foi atingido em 25 de novembro, peritos pedem que não haja medo das vacinas

Especialistas, dirigentes dos partidos políticos e parceiros sociais voltaram esta quinta-feira a reunir-se para analisar a situação epidemiológica da covid-19, em vésperas de nova renovação do estado de emergência e da decisão sobre as medidas …

Governo tem algumas soluções para o Novo Banco (que dispensam o Retificativo)

Apesar do chumbo da transferência de 476 milhões de euros do Fundo de Resolução para o Novo Banco, o Governo garante que existem algumas soluções para que o contrato seja cumprido. Uma das hipóteses é a …

Giroud entra para a história da Champions ao marcar póquer ao Sevilha

Olivier Giroud tornou-se o jogador mais velho de sempre a marcar um póquer na Liga dos Campeões. É também o único atleta do Chelsea a fazê-lo. O Chelsea venceu o Sevilha, por 4-0, numa partida da …

Governo vai criar uma agência de emprego para pessoas com deficiência

O Governo vai criar uma agência de emprego para deficientes, um programa de investimento de apoio ao trabalho, mas também às empresas que contratem, que será de âmbito nacional e que deverá arrancar no primeiro …