António Costa é “muito mais à esquerda” do que Rui Rio

António Pedro Santos / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, acompanhado pelo presidente do PSD, Rui Rio

Esta terça-feira, foi divulgado o primeiro jornal de campanha do PSD, no qual surge uma entrevista ao líder do partido, em que o entrevistador não foi identificado.

Sobre o que o separa de António Costa, Rio responde que é “o estilo e a ideologia” e acrescenta: “António Costa é muito mais à esquerda do que eu, ao ponto de se unir, sem qualquer constrangimento, à extrema-esquerda e de governar com ela sem grandes problemas. Comigo isso seria impossível”.

No jornal de propaganda que será distribuído pelo país em ações de campanha e está disponível no site que o partido lançou para as legislativas, Rui Rio diz que, do ponto de vista do estilo, António Costa “valoriza muito mais o curto prazo e os fenómenos táticos e conjunturais”, enquanto ele próprio se concentra “sempre muito mais no futuro, no médio e longo prazo”.

Sobre se chega ser rigoroso nas contas para chegar a primeiro-ministro, Rui Rio diz que “as contas certas não se resumem aos números do défice, como o Governo pretende fazer querer sempre que fala em números.”

O líder do PSD insiste que o Governo “faz cativações excessivas que desvirtuam o Orçamento aprovado no Parlamento, prejudicando os serviços públicos e apresentando dívidas enormes aos fornecedores.” Rio recupera ainda o familygate para dizer que o PS “troca muitas vezes o mérito pelas ligações familiares na nomeação dos gestores da coisa pública.”

Na saúde, Rio diz que é preciso “cumprir a Constituição da República, que diz que o acesso aos cuidados de saúde tem de ser para todos e tendencialmente gratuito. Por isso, o PSD não fecha as portas às parcerias público-privadas, desde que estas prestem melhor serviço e com menores custos.”

O presidente do PSD repete que o Governo impôs a “maior carga fiscal de sempre”, e que “os impostos estão a estrangular a vida das pessoas e das empresas. Rio diz que “há um dia” em que é preciso “começar o caminho inverso, começar a baixar a brutalidade de impostos que pagamos. Esse dia será o dia em que o PSD ganhar as eleições“.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fenprof diz que sistema educativo bloqueava se dependesse do ministro

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, considerou, esta sexta-feira, que sistema educativo em Portugal já tinha bloqueado se dependesse do trabalho do ministro da Educação e do Governo, realçando que o …

País "esqueceu-se de que existe engenharia". Especialistas criticam recomendação da DGS para ventilação nas escolas

Recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a ventilação nas escolas ficam aquém do que seria necessário, dizem especialistas. Tendo em conta que a covid-19 se transmite por aerossóis, é importante que exista uma boa ventilação …

O "ar salazarento" dos ministros na campanha do PS. Temido usou carro do Governo e pode ter cometido crime

A presença de ministros na campanha dos candidatos socialistas às autárquicas está a causar polémica, sobretudo no Porto, com Rui Moreira a criticar "o ar salazarento de chapelada" do PS. Marta Temido, ministra da Saúde, …

Ataques aéreos dos EUA mataram até 48 mil civis em 20 anos. Pentágono admite morte de civis em Cabul

Uma investigação independente concluiu que entre 22 mil e 48 mil civis morreram vítimas de ataques aéreos das forças dos EUA desde o 11 de Setembro. O Pentágono admitiu também que o ataque a um …

Fernando Pimenta é campeão do mundo em K1 1.000 (e aponta a "mais medalhas" do que os golos de Ronaldo)

O canoísta Fernando Pimenta sagrou-se campeão mundial de K1 1.000 metros, ao bater o húngaro Balint Kopasz na final, nos Mundiais de Copenhaga, aumentando para dois os pódios de Portugal na Dinamarca. Na pista quatro, Pimenta …

MNE garante que todos os afegãos que trabalharam com o Exército português foram retirados do país

O ministro dos Negócios Estrangeiros garantiu esta sexta-feira que o Governo apoiou a retirada de todos os afegãos que trabalharam com as forças portuguesas no Afeganistão, reconhecendo ser "provável" alguns não terem respondido aos contactos. "Nós …

"Não quero ser arrogante: o melhor médio da Premier League sou eu"

Yves Bissouma joga no Brighton e tem despertado o interesse de clubes ingleses de outro nível. Cresceu no Mali ao serviço do Majestic SC, passou pelo AS Real Bamako antes de rumar à Europa. Começou por …

Tratamento inovador para cancro pesa nos orçamentos do IPO de Porto e Lisboa

Os custos associados ao tratamento de cancros do sangue com células CAR-T estão a ser suportados apenas pelos hospitais autorizados a aplicá-la, no caso, os IPO do Porto e de Lisboa. De acordo com o Jornal …

Gravuras descobertas no Tibete são as mais antigas da arte pré-histórica. Foram feitas por crianças

Uma equipa encontrou antigas pegadas e marcas de mãos feitas por crianças no planalto tibetano. Esta descoberta traz novos detalhes sobre a presença humana no local. O estudo, publicado na revista Science Direct, revela que estes …

Comissão nos EUA desaconselha terceira dose da Pfizer a maiores de 16 anos

Uma comissão consultiva da agência reguladora dos EUA para os medicamentos e a alimentação (FDA, na sigla em inglês) pronunciou-se esta sexta-feira contra a aplicação de uma terceira dose da vacina Pfizer contra a covid-19 …