Antigo túmulo siberiano contém casal de guerreiros (e um enorme stock de armas)

(dr) Universidade Estadual de Novosibirsk

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas da antiga cultura Tagar.

Arqueólogos da Universidade Estadual de Novosibirsk, na Rússia, desterraram um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas: um casal, um bebé e uma mulher mais velha, provavelmente uma servente de família.

Os especialistas acreditam que as quatro pessoas eram parte da cultura Tagar, que floresceu entre os séculos VIII a.C. e II a.C., no sul da Sibéria.

“O homem e a mulher, deitados lado a lado, tinham cerca de 35 e 45 anos, e a mulher aos pés deles tinha cerca de 60 anos ou mais”, disse a antropóloga Olga Batanina, em comunicado citado pelo Live Science. O recém-nascido não tinha nem um mês de vida quando foi enterrado, mas, ao contrário dos outros corpos, o dele estava todo fragmentado o que, segundo a especialista, indica “possível atividade de roedores”.

Os cientistas querem realizar análises de ADN nos restos mortais para delimitar com precisão o grau de parentesco entre os mortos.

No túmulo foram ainda encontrados dois conjuntos completos de armas, o que sugere que o homem e a mulher eram um casal de guerreiros. Ao lado da mulher mais velha foram encontrados um vaso de cerâmica e um pente com dentes quebrados.

Os historiadores explicam que, havia mesmo mulheres guerreiras naquela época, mas não se sabe exatamente qual era o seu papel na sociedade.

Esta descoberta apanhou os arqueólogos de surpresa, uma vez que é muito difícil encontrar túmulos que não foram roubados naquela região.

“Na maioria das vezes, os arqueólogos encontram sepulturas de Tagar saqueadas, com um número mínimo de artefactos e partes do esqueleto espalhadas por toda a sepultura”, disse o investigador Yuri Vitalievich Teterin. Para contentamento dos arqueólogos, grande parte deste sítio arqueológico permanece intocado há mais de 2,5 mil anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …

Sob o nariz dos militares norte-coreanos, ex-ginasta salta muro de 3 metros e foge para a Coreia do Sul

Um homem norte-coreano que queria escapar da sua terra natal deu um salto de quase três metros num muro no início deste mês. O salto, que ocorreu sob os narizes dos soldados, trouxe-o para a …

Islândia quer tornar-se um refúgio para o teletrabalho. Mas não é para todos

A Islândia fez uma série de alterações no seu programa de vistos de trabalho remoto para cidadãos foram do espaço Schengen, tendo como objetivo tornar-se num destino atraente para os trabalhadores que procuram escapar dos …