Antigo túmulo siberiano contém casal de guerreiros (e um enorme stock de armas)

(dr) Universidade Estadual de Novosibirsk

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas da antiga cultura Tagar.

Arqueólogos da Universidade Estadual de Novosibirsk, na Rússia, desterraram um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas: um casal, um bebé e uma mulher mais velha, provavelmente uma servente de família.

Os especialistas acreditam que as quatro pessoas eram parte da cultura Tagar, que floresceu entre os séculos VIII a.C. e II a.C., no sul da Sibéria.

“O homem e a mulher, deitados lado a lado, tinham cerca de 35 e 45 anos, e a mulher aos pés deles tinha cerca de 60 anos ou mais”, disse a antropóloga Olga Batanina, em comunicado citado pelo Live Science. O recém-nascido não tinha nem um mês de vida quando foi enterrado, mas, ao contrário dos outros corpos, o dele estava todo fragmentado o que, segundo a especialista, indica “possível atividade de roedores”.

Os cientistas querem realizar análises de ADN nos restos mortais para delimitar com precisão o grau de parentesco entre os mortos.

No túmulo foram ainda encontrados dois conjuntos completos de armas, o que sugere que o homem e a mulher eram um casal de guerreiros. Ao lado da mulher mais velha foram encontrados um vaso de cerâmica e um pente com dentes quebrados.

Os historiadores explicam que, havia mesmo mulheres guerreiras naquela época, mas não se sabe exatamente qual era o seu papel na sociedade.

Esta descoberta apanhou os arqueólogos de surpresa, uma vez que é muito difícil encontrar túmulos que não foram roubados naquela região.

“Na maioria das vezes, os arqueólogos encontram sepulturas de Tagar saqueadas, com um número mínimo de artefactos e partes do esqueleto espalhadas por toda a sepultura”, disse o investigador Yuri Vitalievich Teterin. Para contentamento dos arqueólogos, grande parte deste sítio arqueológico permanece intocado há mais de 2,5 mil anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Empresa a operar em Espanha e Portugal investigada por má gestão de resíduos da covid

Uma empresa multinacional está a ser investigada pela Guardia Civil espanhola, em estreita colaboração com a Guarda Nacional Republicana (GNR), devido a uma alegada má gestão de resíduos sanitários da covid-19. A Guarda Civil espanhola, em estreita …

"Eu não quero dizer adeus." Mosteiro torna-se símbolo da tensão em Nagorno-Karabakh

O mosteiro de Dadivank, na vila de Karvachar, está a tornar-se um símbolo da tensão que existe entre arménios e azeris na disputa por Nagorno-Karabakh. O mosteiro de Dadivank foi fundado no I Século por um …

ARS do Norte atribui origem do surto de legionella às torres da Longa Vida

Desde que as torres da fábrica Longa Vida, em Matosinhos, foram suspensas, verificou-se uma "diminuição acentuada de casos de legionella". A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte atribuiu a origem do surto de legionella na …

Exército norte-americano está a desenvolver uma tecnologia que lê a mente dos soldados

A tecnologia ao serviço da Defesa dos Estados Unidos da América. O Exército norte-americano está a investir em pesquisas neurocientíficas, numa tentativa de descodificar o significado por trás de diferentes sinais cerebrais. O Exército dos Estados …

Jerónimo de Sousa reeleito secretário-geral do PCP

Este sábado à noite, o novo Comité Central comunista escolheu Jerónimo de Sousa para continuar enquanto secretário-geral. João Ferreira, candidato presidencial do partido, entra para a Comissão Política do Comité Central. Jerónimo de Sousa foi eleito …

Popularidade de Marcelo e Costa aumenta (e o principal rosto da oposição é Rui Rio)

Rui Rio é apontado como principal figura da oposição na sondagem TSF/JN. O primeiro-ministro, o Governo, a oposição e o Presidente da República sobem a nota. De acordo com o barómetro de novembro da Aximage para …

Morreu David Prowse, o Darth Vader de "Star Wars"

Conhecido por interpretar Darth Vader na saga Star Wars – Guerra das Estrelas, o ator David Prowse morreu este sábado aos 85 anos. Morreu David Prowse, o ator atrás da máscara de Darth Vader na trilogia …

PJ detém hacker que atacou tribunal eleitoral brasileiro

Este sábado, a Polícia Judiciária (PJ) deteve um hacker português, de 19 anos, suspeito de ter feito ataques ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil registados este mês durante a primeira volta das eleições autárquicas. …

Caso Novo Banco não é inconstitucional, mas é um "número de circo", avisa jurista

Para Rogério Fernandes Ferreira, ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, anular a transferência de 476 milhões de euros para o Novo Banco não é inconstitucional, mas gerará responsabilidade civil. A anulação da transferência de 476 milhões …

Canibalismo é observado pela primeira vez em espécie de macacos

Uma equipa de investigadores observou um caso de canibalismo em macacos-prego selvagens de cara branca. No estudo, os especialistas descrevem um incidente no qual membros desta espécie consumiram restos mortais de uma cria de 10 …