O Grupo Galilei, a empresa que detinha o BPN, arrisca-se a fechar portas e se isso se confirmar vai deixar uma dívida de 150 milhões de euros para o Estado pagar.
A Galilei sucedeu à antiga Sociedade Lusa de Negócios que detinha o BPN antes da nacionalização do Banco e ficou com algumas das dívidas da empresa extinta.
O maior credor do grupo é o Estado português que ficou com os activos tóxicos do BPN através da empresa pública Parvalorem.
A Galileu terá para com a holding estatal uma dívida de 1.400 milhões de euros, dinheiro que os administradores da Parvalorem não contariam receber na sua maior parte.
A Antena 1 nota que a empresa pública “contaria ainda recuperar 150 milhões de euros, o que parece agora muito improvável”, perante o eventual cenário de liquidação da Galileu que estará em cima da mesa.
Caso o grupo venha de facto a fechar definitivamente, o rombo fica para as contas do Estado.
A Galilei apresentou, a 21 de Agosto deste ano, um pedido de Plano Especial de Revitalização (PER) no Tribunal de Lisboa e está sob administração judicial desde o dia 1 de Setembro.
Uma medida que visava implantar um plano de reestruturação e negociar o pagamento faseado das dívidas com os credores.
Mas com prejuízos de 1,17 milhões de euros em 2013 e de 947,29 mil euros em 2014, capitais próprios de apenas 41,4 mil euros no final do ano transacto e capitais sociais em desvalorização, a Galilei arrisca-se mesmo a fechar portas.
ZAP
Como habitualmente quem paga é o POVO, sim porque Estado é o POVO que continua a ser o eterno LORPA. Estes politicos de meia tigela, são uns corruptos andam a tramar o Zé LORPA e o Lorpa não á forma de acabar c/ estas vigarices.
Continua a haver muita canalha a viver acima das possibilidades dos Portugueses.
Os amigos do Cavaco fizeram um lindo serviço!…
E, como prémio, ele ainda foi eleito Presidente da Republica!
Vergonha, vergonha ainda existe da parte do povo quem ache que as privatizações são boas, boas a put.. que pariu pois acabam todas da mesma maneira os privados enchem os bolsos e fogem deixando o Zé Povo na merda a pagar os estragos.
Todas tem sido assim e não conheço 1 que não fosse até mesmo as Portagens tipo Vasco da Gama dão lucro aos privados e o estado é sempre a dar dinheiro para aquela merd….. .
A Povo que nunca mais abre os olhos e começa uma revolução a sério .