Antiga dona do BPN deve fechar e vai deixar buraco de 150 milhões ao Estado

Mário Cruz / Lusa

O Grupo Galilei, a empresa que detinha o BPN, arrisca-se a fechar portas e se isso se confirmar vai deixar uma dívida de 150 milhões de euros para o Estado pagar.

A Galilei sucedeu à antiga Sociedade Lusa de Negócios que detinha o BPN antes da nacionalização do Banco e ficou com algumas das dívidas da empresa extinta.

O maior credor do grupo é o Estado português que ficou com os activos tóxicos do BPN através da empresa pública Parvalorem.

A Galileu terá para com a holding estatal uma dívida de 1.400 milhões de euros, dinheiro que os administradores da Parvalorem não contariam receber na sua maior parte.

A Antena 1 nota que a empresa pública “contaria ainda recuperar 150 milhões de euros, o que parece agora muito improvável”, perante o eventual cenário de liquidação da Galileu que estará em cima da mesa.

Caso o grupo venha de facto a fechar definitivamente, o rombo fica para as contas do Estado.

A Galilei apresentou, a 21 de Agosto deste ano, um pedido de Plano Especial de Revitalização (PER) no Tribunal de Lisboa e está sob administração judicial desde o dia 1 de Setembro.

Uma medida que visava implantar um plano de reestruturação e negociar o pagamento faseado das dívidas com os credores.

Mas com prejuízos de 1,17 milhões de euros em 2013 e de 947,29 mil euros em 2014, capitais próprios de apenas 41,4 mil euros no final do ano transacto e capitais sociais em desvalorização, a Galilei arrisca-se mesmo a fechar portas.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Como habitualmente quem paga é o POVO, sim porque Estado é o POVO que continua a ser o eterno LORPA. Estes politicos de meia tigela, são uns corruptos andam a tramar o Zé LORPA e o Lorpa não á forma de acabar c/ estas vigarices.

  2. Vergonha, vergonha ainda existe da parte do povo quem ache que as privatizações são boas, boas a put.. que pariu pois acabam todas da mesma maneira os privados enchem os bolsos e fogem deixando o Zé Povo na merda a pagar os estragos.
    Todas tem sido assim e não conheço 1 que não fosse até mesmo as Portagens tipo Vasco da Gama dão lucro aos privados e o estado é sempre a dar dinheiro para aquela merd….. .
    A Povo que nunca mais abre os olhos e começa uma revolução a sério .

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …