Descoberto o antídoto para o veneno mais mortífero do mundo

O animal mais venenoso do mundo não é nem uma cobra nem um escorpião – é a cubozoa – uma criatura equipada com veneno suficiente para matar mais de 60 pessoas. Agora, investigadores descobriram um antídoto para a picada letal da vespa do mar.

Publicando as suas descobertas na Nature Communications, investigadores da Universidade de Sydney conseguiram identificar uma molécula que age como um antídoto para esse veneno. No entanto, é importante notar que, até agora, só testaram em células humanas num prato e em ratos, por isso ainda é cedo.

Nomeada pela sua forma cubóide, a Chironix fleckeri tem até 60 tentáculos, cada um com até 3 metros e carregados com milhões de ganchos cheios de veneno. O objetivo deste poderoso veneno é atordoar ou matar presas rapidamente para que não danifique os tentáculos.

Os animais podem ser encontrados na costa do norte da Austrália e em todas as águas do Indo-Pacífico, acumulando velocidades de até 7,5 quilómetros por hora enquanto caçam peixes e camarões.

As pessoas que são picadas por este animal sofrem uma dor excruciante, necrose de pele e, às vezes, até paragem cardíaca e morte em apenas alguns minutos. Muitas vítimas entram em choque e afogam-se quando a dor é severa. Aqueles que sobrevivem a um podem sofrer dores por várias semanas e ficar com cicatrizes.

“Nós estávamos a ver como o veneno funciona para tentar entender melhor como causa dor. Usando novas técnicas de edição de genoma CRISPR, conseguimos identificar como o veneno mata as células humanas. Felizmente, já havia uma droga que poderia agir e quando experimentamos a droga como um antídoto de veneno em ratos, descobrimos que poderia bloquear a cicatrização do tecido e a dor”, disse Greg Neely, da Escola de Vida e Ciências Ambientais de Sydney.

“O caminho do veneno que identificamos neste estudo requer colesterol e como há muitos medicamentos disponíveis que atacam o colesterol, poderíamos tentar bloquear o caminho para ver como afeta a atividade do veneno. Tomamos uma das drogas, que sabemos que é segura para uso humano, usamos contra o veneno, e funcionou”, disse o principal autor do estudo, Raymond Lau. “É um antídoto molecular.”

A equipa descobriu que, nos ratos e nas células humanas, o antídoto impedia a necrose da pele, a cicatrização e a dor. O antídoto deve ser aplicado na pele até 15 minutos após ser picado. São necessários mais estudos para ver se também pode parar um ataque cardíaco.

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Esse não é o animal mais venenoso do mundo, é de facto o animal mais venenoso dos mares. Mas o título de mais venenoso do mundo, pertence à serpente Inland Taipan australiana.

  2. se calhar convém não se guiar apenas pelo ranking do site da MSN ;). A inland Taipan é a cobra mais venenosa… a Box jellyfish é o animal mais venenoso e até o blue ringed octopus é mais venenoso, com base na rapidez com que causam a morte a um humano.

  3. Sao tantas as informacoes que circulam na net que afinal acabo por concluir que nenhuma fonte é credivel e assim sendo deixo um repto ao ZAP: Qual o site ou entidade onde se pode comprovar qual o animal mais venenoso do mundo?
    Em Portugal eu ja tirei as minhas conclusoes…

  4. Isso é tudo treta. O ser mais venenoso é o Costa. Possui um veneno capaz de adormecer a esquerda e deixar a direita baralhada, como de resto se viu neste fim-de-semana. E para este… parece que ainda não há antídoto…para mal dos nossos pecados.

    • TAmbem me parece Dá Vinte. Nem o 44 o bate(u)… mas acho que tem um vibora ao lado que lhe vai fazer a folha pior do que o visado fez ao António Jose Seguro…!

  5. Grande descoberta, já estou a ver todos os pescadores e outros utentes do mar a levarem uma dose de antídoto no bolso porque só faz efeito nos primeiros 15 minutos após a picada.
    Neste caso falamos do outro lado do mundo, que tal o mesmo tratamento para a picada da caravela portuguesa e outros idênticos que habitam nestes lados?

  6. Exmo(a). Hummmm:
    Adoro pessoas que raramente têm dúvidas e nunca se enganam, essas pessoas têm por hábito tentar denegrir a imagem dos outros, no entanto não foi este o caso, aconselho a fazer uma visita ao National Geographic e verificar as suas certezas, o link está abaixo.
    Sabe que aqueles que andam muito com o nariz empinado correm o sério risco de pisar na m…a.

    https://www.natgeo.pt/animais/2018/06/caravela-portuguesa-saiba-porque-e-tao-temida

RESPONDER

Bruxelas pede que Portugal e outros 21 países acabem com capturas acidentais de golfinhos

A Comissão Europeia enviou hoje cartas aos ministros do Mar de Portugal e de outros 21 Estados-membros da União Europeia (UE) a pedir solução para as capturas acidentais de golfinhos e outros animais marinhos nas …

Trump vê condenação de Harvey Weinstein como "uma grande vitória"

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje que a condenação por crimes sexuais do ex-produtor Harvey Weinstein constitui uma "mensagem muito forte". "Considero que do ponto de vista das mulheres (...) é uma grande …

Viúva de Kobe Bryant avança para tribunal contra empresa que operava helicóptero

Vanessa Bryant avançou com uma ação por homicídio involuntário contra a empresa que operava o helicóptero que caiu, causando a morte do seu marido, Kobe Bryant, da filha Gianna e de outras sete pessoas. A queixa …

Covid-19: Confirmado primeiro caso de infeção na Catalunha

A Espanha anunciou hoje o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus na Catalunha, subindo assim para quatro o número de infetados em território espanhol. Os pormenores sobre este novo caso agora na comunidade catalã serão …

Traficante perde códigos de contas com 53,6 milhões de euros em bitcoins

Um traficante irlandês, que acumulou uma fortuna de 55 milhões de euros em bitcoins, perdeu os códigos para aceder às contas depois de os esconder no estojo onde estava guardada a sua vara de pescar, …

Morreu Katherine Johnson, a matemática que ajudou a levar o Homem à Lua

A matemática norte-americana Katherine Johnson, que trabalhou para a agência espacial norte-americana (NASA), morreu esta segunda-feira aos 101 anos. A informação foi avançada no fim da tarde desta segunda-feira pelo administrador da NASA, Jim Bridenstine, …

Asia Bibi quer obter asilo político em França

A cristã paquistanesa Asia Bibi, condenada à morte por blasfémia em 2010 e absolvida oito anos depois, antes de se refugiar no Canadá, referiu esta segunda-feira pretender obter asilo político em França. Asia Bibi disse à …

Covid-19. Itália com 50 novos casos e Portugal com novo suspeito

Em Portugal, a DGS confirmou um novo caso suspeito de infeção. Por sua vez, as autoridades italianas anunciaram a existência de 50 novos casos de infetados com Covid-19. A Direção-Geral de Saúde confirmou, esta terça-feira, …

Benfica também está interessado em Rúben Amorim

O Benfica junta-se ao Sporting na corrida pela contratação do treinador do Sporting de Braga, Rúben Amorim. O jovem técnico tem impressionado ao serviço dos bracarenses. Depois de se falar do interesse do Sporting CP em …

15 anos após gravação sem autorização, Estado condenado a indemnizar Sá Fernandes

O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem condenou o Estado português a pagar uma indemnização de 3 mil euros ao advogado Ricardo Sá Fernandes. Em causa está um acórdão assinado pelo juiz Rui Rangel em …