/

Ansiedade por separação do smartphone afeta desempenho cognitivo

Dima Bushkov / Flickr

-

Tem o seu telemóvel consigo neste preciso momento? Se não tiver e se sentir ansioso por isso, saiba que não é o único. De facto, talvez a partir de agora tenha mais um motivo para não voltar a esquecer-se do telemóvel – essa ansiedade vai refletir-se no seu desempenho cognitivo.

Este fenómeno foi recentemente alvo de um estudo de um grupo de investigadores da Universidade do Missouri, nos EUA, que pediu a utilizadores com iPhone que resolvessem uma série de puzzles, entre outros desafios que exigissem foco e concentração.

Os resultados favoreceram mais os utilizadores que tinham os seus telemóveis consigo durante a realização dos testes.

Mas não só. Os utilizadores privados dos seus telemóveis também manifestaram esta ansiedade fisicamente: apresentavam um ritmo cardíaco mais elevado, pressão sanguínea e até mesmo ansiedade, além de um desempenho cognitivo mais pobre.

“Os resultados do nosso estudo sugerem que os iPhones são capazes de se tornar uma extensão de nós próprios, de tal maneira que, quando separados, experimentamos uma redução do ‘ego’ e passamos por um estado psicológico negativo”, afirmou Russel Clayton, principal autor do estudo, citado na Time.

Se achar as conclusões exageradas, pode sempre fazer a experiência. Os autores do estudo não recomendam, contudo, que escolha dias em que tenha que realizar testes, ir a uma reunião importante ou em que tenha uma atividade que requeira muita atenção da sua parte.

Lauro Lopes, Telemóveis.com

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.