Um animal improvável consegue ser mais rápido que Usain Bolt

1

Um vombate pode não conseguir bater Usain Bolt no sprint de 100 metros, mas em distâncias mais curtas consegue ser mais rápido que o jamaicano.

Se tivesse de escolher um animal para uma competição desportiva com base na sua aparência, os vombates provavelmente não seriam escolhidos para provas de atletismo. Com as suas pernas curtas e constituição robusta, parecem mais adequados para a luta livre ou o levantamento de pesos.

No entanto, os vombates têm uma velocidade surpreendente que levou a que se afirmasse que podem correr mais do que um velocista olímpico.

Livros didáticos e várias fontes afirmam que os vombates podem atingir velocidades de 40 km/h. Mas será que isso é verdade? O Museums Victoria recebeu um inquérito questionando esta afirmação, referindo a falta de fontes primárias que comprovem esta velocidade.

Os inquéritos iniciais do museu aos principais investigadores de vombates foram recebidos com ceticismo. Os cientistas reconheceram que os vombates são rápidos, mas duvidaram do valor de 40 km/h. No entanto, David Taggart, da Universidade de Adelaide, fez uma descoberta. Taggart confirmou à ABC que tinha registado os vombates a atingirem velocidades de 40 km/h.

O método de Taggart para cronometrar os vombates não se concentrou inicialmente na medição da velocidade. Em vez disso, ele e a sua equipa observaram a velocidade dos vombates enquanto os perseguiam numa carrinha.

“Conduzimos habitualmente num utilitário. A única forma de apanhar um vombate é de surpresa. Temos duas pessoas com redes, que saltam da parte de trás e correm atrás dele”, explicou Taggart, citado pela IFLScience. Durante estas perseguições, a equipa observou que os vombates atingiam frequentemente velocidades de 40 km/h.

No entanto, estas explosões de velocidade são de curta duração. Os vombates só conseguem manter a sua velocidade máxima durante cerca de 50 metros. Se forem perseguidos durante distâncias maiores, abrandam ou param. Essa revelação significa que, embora um vombate possa superar Usain Bolt numa fase inicial, ele não manteria a velocidade por mais de 100 metros.

Taggart sublinhou que os vombates atingem estas velocidades em terrenos acidentados e têm uma agilidade notável, capazes de fazer curvas fechadas rapidamente.

A velocidade surpreendente dos vombates é frequentemente atribuída à necessidade de escapar a predadores como os dingos ou os thylacines. No entanto, Taggart duvida que um único dingo possa fazer mal a um vombate adulto, sugerindo que a sua velocidade pode ser uma adaptação para evitar matilhas de predadores ou caçadores humanos, uma vez que os indígenas australianos caçavam vombates pela sua carne.

Taggart ainda não publicou as suas observações sobre a velocidade dos vombates, considerando-as um pormenor na sua investigação mais alargada. No entanto, dado o interesse público, há potencial para um estudo mais aprofundado, possivelmente envolvendo câmaras de velocidade para medir com precisão a velocidade dos vombates.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

  1. Não se percebe o porquê da noticia. Os humanos são animais MUITO lentos. Estaremos entre os 5% dos mamíferos mais lentos.

    Para contextualizar: O vulgar gato doméstico é mais rápido do que o humano mais rápido. Sim… mesmo que esse humano seja o Usain Bolt.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.