Animais do zoo refrescam-se com gelados no calor do Rio de Janeiro

Não são apenas as pessoas que enchem as praias e mudam de hábitos para fintar o calor no verão do Brasil. Com temperaturas que ultrapassam os 40ºC regularmente, os animais do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro têm uma nova rotina e agora recebem alimentação em forma de… gelado. A recomendação é dos especialistas, que tentam amenizar o desconforto dos bichos com o calor.

Os gelados, ou como dizem os cariocas “picolés”, de carne são distribuídos entre os felinos, como a onça e o leão, e os de frutas tropicais ajudam a refrescar animais como o urso pardo. Zé Colméia, como é chamado o urso do zoológico, faz a alegria dos miúdos devorando as mangas, uvas e o mamão congelados no seu gelado gigante. A preparação é simples, explica o tratador Diogo Figueiredo: juntar as frutas e a água filtrada num balde de alumínio e colocar no congelador.

“Quando as temperaturas estão mais amenas, no inverno, conseguimos até dar pão com mel, mas neste calor, ele [o urso] devora o picolé”, disse. O tratador lembra que o animal, apreendido de um circo, sofre com problemas de stress e recebe tratamento especial. “Ele fica ansioso, anda de um lado para o outro, mas quando nós chegamos ele nada tranquilo com o seu picolé.”
Quem também sofre com o calor no zoológico são os primatas. Três vezes ao dia, os tratadores distribuem sorvetes de morango para os macacos, como o orangotango Paulinho, que tenta proteger-se como pode do intenso calor do Rio de Janeiro. Para esses bichos também foram instalados aspersores que borrifam água nos viveiros. Durante a noite, funcionam ventiladores instalados na entrada das jaulas.

“Tentamos amenizar um pouco”, explicou o tratador de macacos Marcos Bernardino. Alguns gelados são distribuídos por ele em embalagens, para ajudar a distrair os bichos. Com as altas temperaturas, os animais tendem a ficar abatidos e colocam-se à sombra, o que impede o público de vê-los.

No zoológico do Rio, os elefantes também recebem tratamento especial. A fêmea Karla, que geralmente refresca-se na própria piscina, só sai da tenda para banhos de mangueira. “A água da piscina fica muito quente e ela não gosta, embora seja acostumada com o clima quente”, disse Diogo. Durante o banho, o tratador aproveita para esguichar um pouco de água sobre público, que também se delicia.

O Zoológico do Rio de Janeiro fica na Quinta da Boa Vista, na zona norte da cidade, e tem cerca de 2,7 mil animais de 350 espécies diferentes, entre aves, mamíferos, répteis, peixes e anfíbios.

ZAP / ABr

PARTILHAR

RESPONDER

Antártida tem quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador do que se pensava

Imagens de satélite revelam que há quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador na Antártida do que se pensava anteriormente, totalizando 61, divulgou esta quarta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). Dados obtidos por dois satélites europeus …

De taxista a bombeiro. EHang lança drone para combater incêndios em arranha-céus

A chinesa EHang tem concentrado os seus esforços em serviços de táxi ou turismo aéreo. Agora, a empresa de mobilidade quer provar a versatilidade da sua plataforma de veículos autónomos com o lançamento de uma …

Netflix lidera mercado de streaming em Portugal e ranking do IMDb

A Netflix junta, neste momento, o melhor de dois mundos. Tem um catálogo maior, e por isso com mais produções bem cotadas no IMDb, e é também o serviço de streaming com maior número de …

"Estou cansada de ter medo". Candidata da oposição faz tremer presidenciais na Bielorrússia

Na Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaya, candidata da oposição de apenas 37 anos, está a fazer frente ao mais antigo líder da europa, na corrida as eleições presidenciais. Tikhanovskaya mantém-se firme na luta pelo poder contra o presidente …

Fauci revela que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas

Anthony Fauci, um dos principais peritos em doenças infecciosas da Casa Branca, revelou esta quarta-feira que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas por causa das suas declarações sobre a covid-19. "Receber …

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …