Animais do zoo refrescam-se com gelados no calor do Rio de Janeiro

Não são apenas as pessoas que enchem as praias e mudam de hábitos para fintar o calor no verão do Brasil. Com temperaturas que ultrapassam os 40ºC regularmente, os animais do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro têm uma nova rotina e agora recebem alimentação em forma de… gelado. A recomendação é dos especialistas, que tentam amenizar o desconforto dos bichos com o calor.

Os gelados, ou como dizem os cariocas “picolés”, de carne são distribuídos entre os felinos, como a onça e o leão, e os de frutas tropicais ajudam a refrescar animais como o urso pardo. Zé Colméia, como é chamado o urso do zoológico, faz a alegria dos miúdos devorando as mangas, uvas e o mamão congelados no seu gelado gigante. A preparação é simples, explica o tratador Diogo Figueiredo: juntar as frutas e a água filtrada num balde de alumínio e colocar no congelador.

“Quando as temperaturas estão mais amenas, no inverno, conseguimos até dar pão com mel, mas neste calor, ele [o urso] devora o picolé”, disse. O tratador lembra que o animal, apreendido de um circo, sofre com problemas de stress e recebe tratamento especial. “Ele fica ansioso, anda de um lado para o outro, mas quando nós chegamos ele nada tranquilo com o seu picolé.”
Quem também sofre com o calor no zoológico são os primatas. Três vezes ao dia, os tratadores distribuem sorvetes de morango para os macacos, como o orangotango Paulinho, que tenta proteger-se como pode do intenso calor do Rio de Janeiro. Para esses bichos também foram instalados aspersores que borrifam água nos viveiros. Durante a noite, funcionam ventiladores instalados na entrada das jaulas.

“Tentamos amenizar um pouco”, explicou o tratador de macacos Marcos Bernardino. Alguns gelados são distribuídos por ele em embalagens, para ajudar a distrair os bichos. Com as altas temperaturas, os animais tendem a ficar abatidos e colocam-se à sombra, o que impede o público de vê-los.

No zoológico do Rio, os elefantes também recebem tratamento especial. A fêmea Karla, que geralmente refresca-se na própria piscina, só sai da tenda para banhos de mangueira. “A água da piscina fica muito quente e ela não gosta, embora seja acostumada com o clima quente”, disse Diogo. Durante o banho, o tratador aproveita para esguichar um pouco de água sobre público, que também se delicia.

O Zoológico do Rio de Janeiro fica na Quinta da Boa Vista, na zona norte da cidade, e tem cerca de 2,7 mil animais de 350 espécies diferentes, entre aves, mamíferos, répteis, peixes e anfíbios.

ZAP / ABr

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas encontraram 70 mil vírus nunca antes vistos no intestino humano

Cientistas identificaram mais de 70 mil vírus, até então desconhecidos, que vivem no nosso intestino e infetam as bactérias que lá vivem (como afetam o nosso corpo é ainda um mistério). No novo estudo, conta o …

Direita ultrapassa PS com subida da Iniciativa Liberal. Chega cai

Uma sondagem da Aximage para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF revela que o PS está a perder peso nas intenções de voto, tendo sido ultrapassado pela direita. Segundo a sondagem, divulgada pelo …

Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas, "muito mais" do que as necessárias

Em entrevista à agência Lusa, Marta Temido anunciou que Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19. Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19, “muito mais” do …

Governo ainda está a tempo de "reverter" venda de barragens da EDP

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse este domingo que o Governo ainda está tempo de reverter o negócio das venda de seis transmontanas, que terá permitido à EDP poupar 110 milhões em imposto de …

Cientistas encontraram abelha australiana que não era vista há 98 anos

Uma espécie de abelha nativa das florestas tropicais do leste da Austrália foi encontrada pela primeira vez em 98 anos. De acordo com o site IFLScience, trata-se da espécie Pharohylaeus lactiferus, abelha nativa do leste da …

Marcelo destaca papel de profissionais de UCI. Costa agradece à Madeira e FPF

O Presidente da República destacou e agradeceu o papel dos profissionais de saúde que estão nos cuidados intensivos, pelo seu papel no combate à pandemia, que considerou uma "saga nacional". "Eu queria, em primeiro lugar, louvar …

Entre farpas a Biden e Fauci, Trump admitiu concorrer à Casa Branca em 2024 (e vencer pela "terceira vez")

No primeiro discurso desde que saiu da Casa Branca, o antigo presidente Donald Trump deu a entender que vai concorrer novamente em 2024 e disse que Joe Biden "perdeu a Casa Branca". O ex-presidente dos Estados …

Cientistas estão a criar um "gémeo digital" da Terra (para prever o futuro)

Uma equipa de cientistas europeus começaram a trabalhar num plano ambicioso para prever o futuro das alterações climáticas: reconstruir uma versão virtual de toda a Terra para representar diferentes cenários. O planeta virtual faz parte de …

Asteróide passará a grande velocidade pela Terra em março. É o maior (e o mais veloz) de 2021

Um asteróide com um diâmetro de até 1,7 quilómetros passará pela Terra a grande velocidade no próximo mês de março, de acordo com dados publicados recentemente pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. Apesar de …

Bactérias benéficas do leite materno mudam ao longo do tempo

De acordo com um novo estudo, a mistura de bactérias benéficas transmitidas pelo leite materno muda significativamente com o tempo. Este pode atuar como uma injeção de reforço diário para a imunidade e metabolismo infantil. Os …