Animais do zoo refrescam-se com gelados no calor do Rio de Janeiro

Não são apenas as pessoas que enchem as praias e mudam de hábitos para fintar o calor no verão do Brasil. Com temperaturas que ultrapassam os 40ºC regularmente, os animais do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro têm uma nova rotina e agora recebem alimentação em forma de… gelado. A recomendação é dos especialistas, que tentam amenizar o desconforto dos bichos com o calor.

Os gelados, ou como dizem os cariocas “picolés”, de carne são distribuídos entre os felinos, como a onça e o leão, e os de frutas tropicais ajudam a refrescar animais como o urso pardo. Zé Colméia, como é chamado o urso do zoológico, faz a alegria dos miúdos devorando as mangas, uvas e o mamão congelados no seu gelado gigante. A preparação é simples, explica o tratador Diogo Figueiredo: juntar as frutas e a água filtrada num balde de alumínio e colocar no congelador.

“Quando as temperaturas estão mais amenas, no inverno, conseguimos até dar pão com mel, mas neste calor, ele [o urso] devora o picolé”, disse. O tratador lembra que o animal, apreendido de um circo, sofre com problemas de stress e recebe tratamento especial. “Ele fica ansioso, anda de um lado para o outro, mas quando nós chegamos ele nada tranquilo com o seu picolé.”
Quem também sofre com o calor no zoológico são os primatas. Três vezes ao dia, os tratadores distribuem sorvetes de morango para os macacos, como o orangotango Paulinho, que tenta proteger-se como pode do intenso calor do Rio de Janeiro. Para esses bichos também foram instalados aspersores que borrifam água nos viveiros. Durante a noite, funcionam ventiladores instalados na entrada das jaulas.

“Tentamos amenizar um pouco”, explicou o tratador de macacos Marcos Bernardino. Alguns gelados são distribuídos por ele em embalagens, para ajudar a distrair os bichos. Com as altas temperaturas, os animais tendem a ficar abatidos e colocam-se à sombra, o que impede o público de vê-los.

No zoológico do Rio, os elefantes também recebem tratamento especial. A fêmea Karla, que geralmente refresca-se na própria piscina, só sai da tenda para banhos de mangueira. “A água da piscina fica muito quente e ela não gosta, embora seja acostumada com o clima quente”, disse Diogo. Durante o banho, o tratador aproveita para esguichar um pouco de água sobre público, que também se delicia.

O Zoológico do Rio de Janeiro fica na Quinta da Boa Vista, na zona norte da cidade, e tem cerca de 2,7 mil animais de 350 espécies diferentes, entre aves, mamíferos, répteis, peixes e anfíbios.

ZAP / ABr

PARTILHAR

RESPONDER

Joe Biden afirma que EUA estão "de volta" às Nações Unidas

"Os Estados Unidos estão de volta" às Nações Unidas, afirmou, na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos. "Os Estados Unidos estão de volta. Acreditamos nas Nações Unidas e nos seus valores", disse Joe Biden após …

Portugal regista mais 11 mortes e 780 casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, 780 novos casos e 11 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Pandemia já matou quase tantos norte-americanos como a gripe espanhola

A covid-19 já matou quase tantos norte-americanos, no último ano e meio, como a gripe espanhola, entre 1918 e 1919, de acordo com dados esta terça-feira divulgados pela Universidade Johns Hopkins. Embora o aumento das novas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: A sexta, a bonança e um festival de juventude

O pleno das águias, o regresso do campeão às vitórias e um dragão jovem com chama alta. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. A prática de Darwin SL Benfica 3 …

Autoeuropa retoma hoje produção após paragem face à crise dos semicondutores

Falta de semicondutores tem sido uma constante, apesar da melhora da situação pandémica, face ao atraso dos países asiáticos no que concerne à vacinação, o que obriga à paragem das fábricas responsáveis pelo fabrico das …

Os smartphones avariam mal acaba a garantia? Portugal e a UE estão a lutar contra a obsolescência programada

As empresas criam os telemóveis para avariarem pouco depois de acabar a garantia - mas a União Europeia e várias associações estão a lutar contra o desperdício e a tentar proteger os direitos do consumidor. É …

Lava do vulcão de La Palma está a escorrer em direção ao mar aumentando o risco de gases tóxicos

O vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma, nas Canárias, que entrou em erupção no domingo, tem uma nova boca eruptiva, o que obrigou a evacuar mais habitações, informaram as autoridades. De acordo como Plano …

Adesão ao IVAucher quase duplicou no último mês - mas restauração quer mais medidas

No último mês, quase duplicou o número de contribuintes que se inscreveu no programa que permitirá rebater os descontos acumulados no âmbito da iniciativa IVAucher. De acordo com o Jornal de Notícias, a 23 de agosto, …

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos culpa Rússia pelo assassinato de Alexander Litvinenko

Decisão remonta ao incidente de novembro de 2006, que ocorreu num hotel londrino, seis anos após o dissidente político se ter mudado para o Reino Unido, precisamente para fugir às ameaças do regime de Vladimir …

"Tratam-nos assim por causa da cor da nossa pele". Polícias nos EUA filmados a chicotear migrantes

Fotos e vídeos mostram polícias na fronteira a carregar contra migrantes e a usar objectos semelhantes a chicotes. A Casa Branca já condenou a situação e promete que vai investigar o sucedido. Pareciam imagens do tempo …