/

Angola e Venezuela no Conselho de Segurança da ONU

Patrick Gruban / Flickr

A sala do Conselho de Segurança da ONU

A sala do Conselho de Segurança da ONU

Angola, Venezuela, Malásia e Nova Zelândia foram eleitos esta quinta-feira membros não permanentes do Conselho de Segurança da ONU, no decurso de uma votação na Assembleia Geral das Nações Unidas.

Uma segunda volta do escrutínio deverá decidir o quinto lugar que resta preencher no Conselho e que está a ser disputado entre a Espanha e a Turquia.

A eleição de Angola foi anunciada também em Luanda pelo Ministério das Relações Exteriores, que adianta ter a candidatura do país recebido 190 votos favoráveis.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas é um órgão da ONU, cujo mandato é zelar pela manutenção da paz e da segurança internacional.

É o único órgão do sistema internacional capaz de adoptar decisões obrigatórias para todos os Estados-membros da ONU, podendo inclusive autorizar intervenção militar para garantir a execução de suas resoluções.

O Conselho é conhecido também por autorizar o desdobramento de operações de manutenção da paz e missões políticas especiais.

É composto por 15 membros, sendo 5 membros permanentes, com poder de veto, e 10 membros eleitos pela Assembleia Geral para mandatos de 2 anos.

Os membros permanentes são os Estados Unidos, a França, o Reino Unido, a Rússia e a China.

Portugal foi eleito por 3 vezes para mandatos como membro eleito do Conselho de Segurança, em 1979/1980, 1997/1998, a pela última vez há 3 anos, em 2011/2012.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.