Angelina Jolie critica duramente incapacidade da ONU na Síria

Justin Lane / EPA

A enviada especial ONU, Angelina Jolie, teceu duras críticas à inacção do organismo perante a crise na Síria.

Angelina Jolie discursou esta sexta-feira, dia 24, no Conselho de Segurança da ONU, em Nova Iorque, e abordou a situação dos refugiados sírios.

“Desde que o conflito da Síria teve início em 2011, fiz visitas aos campos de refugiados no Iraque, Jordânia, Líbano, Turquia e Malta. E gostaria que alguns dos sírios que conheci estivessem aqui hoje”, afirmou a Enviada Especial do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados.

“Lembro-me da mãe que encontrei recentemente no campo de refugiados no Iraque. Ela contou como é tentar viver depois de a sua jovem filha ter sido arrancada da sua família, por um homem armado, e transformada em escrava sexual”.

E continuou: “Lembro-me de Hala, uma das seis órfãs que vive numa tenda no campo do Líbano. Ela poderia contar como é dividir a responsabilidade de alimentar a sua família aos 11 anos, porque a sua mãe morreu num ataque aéreo e o seu pai está desaparecido”.

De acordo com Jolie, 4 milhões de refugiados sírios são estigmatizados, rejeitados, e vistos como “um fardo”. “Estamos a falhar com a Síria”, defendeu.

António Guterres, que desde 2005 exerce o cargo de Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, esteve sempre ao lado da atriz.

Justin Lane / EPA

António Guterres, Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, esteve sempre ao lado de Angelina Jolie

António Guterres, Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, esteve sempre ao lado de Angelina Jolie

Move

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ao que consta aquilo é só trotil, AK47 e Kalasssshh para diante… Para o ‘mundo ‘civilizado’ ainda que se vá falando, não se vê, excepto alguns decepados, e do que se vai sabendo vai dando para fazer ouvidos de mercador… Até quando?

RESPONDER

Assassinato em série por resolver. Vacas podem estar a pisar coalas até à morte

Afinal, as vacas podem não ser herbívoros inofensivos. Um novo estudo revela que estes animais podem estar a pisar - e a matar - coalas em toda a Austrália. Os coalas enfrentam muitas ameaças, mas raramente …

Em apenas dois dias, duas mulheres "dalit" morreram vítimas de violação na Índia

De acordo com a polícia local, uma segunda mulher dalit morreu na Índia após ter sido violada por dois homens. Outro caso semelhante aconteceu esta semana, depois de uma jovem de 19 anos, do mesmo …

A Casa Branca contratou para a NOAA cientistas que defendem que as mudanças climáticas "são uma mentira"

Funcionários do governo norte-americano terão abordado cientistas com historial de críticas regulares sobre as mudanças climáticas causadas pelo homem, aos quais foram propostos cargos de gestão na NOAA. Segundo especialistas citados pela E&E News, esta …

United quase pede para Dalot sair

Adeptos pensavam que o português nunca mais ia jogar pela equipa principal do Manchester United. Jogou na Taça da Liga e não convenceu. O Manchester United seguiu para os quartos-de-final para a Taça da Liga inglesa, …

Testemunhas revelam que agentes de inteligência dos EUA consideraram sequestrar (e envenenar) Assange

Testemunhas anónimas revelaram em tribunal que planos para envenenar ou sequestrar Julian Assange da embaixada do Equador foram discutidos entre fontes da inteligência dos Estados Unidos e uma empresa de segurança privada que espiou o …

"Assassino do Twitter" assume ter matado 8 mulheres que partilharam pensamentos suicidas

O caso está a chocar o Japão. Perante o Tribunal de Tóquio, Takahiro Shiraishi declarou-se culpado, após ter assassinado e esquartejado oito mulheres e um homem em 2017. O assassino conheceu as vítimas através da rede …

"Como me mudar para o Canadá?" É o que os norte-americanos querem saber depois do debate presidencial

Depois do debate presidencial ficar marcado por diversas interrupções e insultos entre os candidatos à Casa Branca, são muitos os americanos a sentirem-se tentados a abandonar o país, e já escolherem o destino: o Canadá. Ao …

"Não toleramos insultos": Equipa abandona jogo decisivo ao intervalo

Comentário sobre a homossexualidade de um futebolista antecipou o final de um jogo de futebol. A mesma equipa tinha protestado outro encontro devido a insulto racista. O jogo de futebol entre San Diego Loyal e Phoenix …

Cofina condenada a pagar 3 milhões de euros ao Fisco

A Cofina, que detém o Correio da Manhã, a CMTV, a Sábado e o Jornal de Negócios, vai ter de pagar três milhões de euros à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) após ter perdido o …

Desfasamento do horário vigora até 31 de março de 2021 (e pode ser prolongado)

O regime excecional que contempla o desfasamento de horários vigora até 31 de março de 2021, podendo ser prolongado, e os trabalhadores sem transportes públicos que lhe permitam cumprir o horário podem opor-se. O diploma que …