Anel de noivado e casaco laranja de Frank Sinatra vão a leilão em dezembro

Objetos pessoais do cantor Frank Sinatra e da mulher Barbara foram expostos em Nova York na passada sexta-feira, antes de serem postos à venda em leilão ainda este mês, através da leiloeira Sotheby’s.

A coleção que será colocada à venda — e que poderá alcançar os 3,5 milhões de dólares — inclui o anel de noivado que Sinatra terá dado à mulher, alguns presentes oferecidos por presidentes dos EUA bem como um retrato do “Ol’ Blue Eyes” feito por Norman Rockwell.

De acordo com o The Guardian, o lote que será leiloado pertenceu a Barbara Sinatra, a quarta mulher do cantor, com quem teve uma relação durante 22 anos até à sua morte. Os itens em questão estavam distribuídos pelas três casas do casal, em Palm Springs, Los Angeles e Malibu.

“Veem-se várias facetas de Sinatra que um fã não conseguiria conhecer de outra forma”, afirmou Mari-Claudia Jimenez, vice-presidente da Sotheby’s. “As pessoas pensam nele só como ator ou cantor mas a verdade é que ele era pintor, também. Aprende-se que foi amigo de todos os presidentes entre Truman e Clinton. Vemos que foi um colecionador de arte e foi também um marido romântico que adorava dar presentes à mulher.”

O objeto mais caro é o anel de noivado com um diamante de 20 quilates, que Frank terá dado a Bárbara, uma antiga corista, dentro de um copo de champanhe. Há ainda guiões de filmes em que Sinatra participou como o “From Here to Eternity” ou o “The Manchurian Candidate”, bem como o casaco que mandou fazer para ele e para um grupo de amigos onde se lê a inscrição “USA drinking team”.

Alguns quadros do artista — quase todos com formas abstratas de diversas cores e formatos e uns outros com imagens de palhaços — também estarão à venda.

“Ele sempre teve estúdios de pintura nas suas casas”, afirmou a mesma Jimenez. “Tinha uma grande ligação a palhaços, gostava da ideia de eles terem de usar uma máscara e de estarem contentes a toda a hora.”

Sinatra terá pedido a Rockwell que o pintasse em 1973. O resultado desse retrato chama-se “Sinatra, an American Classic” e esteve sempre exposto numa das casas do casal.

Também poderá ser comprado o casaco de aviador cor-de-laranja que costumava usar no seu jato privado, assim como as bolas e tacos de golfe da mesma cor.

O presidente John F. Kennedy deu a Sinatra uma primeira edição do seu livro, Profiles in Courage, que estava assinado e com uma dedicatória personalizada. Mais tarde acabou por ser amigo pessoal de Richar Nixon e Ronald Regan, tendo colecionado casacos e uma medalha comemorativos da cerimónia de tomada de posse de Regan.

O leilão está agendado para dezembro e parte dos lucros vão reverter para o Barbara Sinatra Children’s Center, na Califórnia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Deputado do PS nega presença-fantasma no Parlamento, mas Facebook desmente-o

Há mais um caso de um deputado com uma presença-fantasma no Parlamento. Desta vez, é afectada a bancada do PS e o deputado Nuno Sá que nega não ter estado no plenário a 12 de …

Funcionários públicos passarão a ter inscrição automática na ADSE

A inscrição dos funcionários públicos na ADSE passará a ser feita de forma automática, em vez de partir da iniciativa dos trabalhadores. Segundo o Público, esta medida esteve em cima da mesa numa reunião entre o …

Os papagaios são os "seres humanos" do mundo dos pássaros (e a genética explica porquê)

O papagaio-comum está para as outras aves assim como o ser humano está para os demais primatas: vive mais e é mais inteligente. Isto pode ser evidente a "olho nu", mas até agora não se conhecia …

Greve dos bombeiros arranca esta terça-feira e dura até janeiro

Os bombeiros profissionais vão estar em greve de quarta-feira a 2 de janeiro, com os Sapadores de Lisboa a começar a paralisação já esta noite, contra as propostas do Governo sobre estatuto e aposentação. Em Lisboa …

José Mourinho despedido do Manchester United

O técnico português José Mourinho foi esta terça-feira despedido do comando técnico do Manchester United, informou o clube britânico. A demissão, anunciada através do Twitter oficial do clube, surge após a derrota (3-1) frente ao Liverpool …

Ghosn terá desviado dinheiro para comprar casas, férias e até batatas fritas

O franco-brasileiro Carlos Ghosn, ex-presidente da Renault-Nissan, terá usado verbas da empresas para fins pessoais, para pagar desde casas a férias, até pacotes de batatas fritas, concluiu uma nova investigação. Ghosn está detido e foi oficialmente …

Afinal, os tornados não se formam como os meteorologistas pensavam

Se imaginarmos um tornado a formar-se, pensamos numa nuvem em forma de funil a descer dos céus como se fosse um dedo malicioso a tocar na Terra. No entanto, este modelo "de cima para baixo" …

Arqueólogos revelam o que se esconde debaixo do castelo do "Conde Drácula"

Os arqueólogos estudaram o conhecido castelo de Corvin na região romena de Transilvânia, onde Vlad III foi preso, e encontraram vestígios de várias estruturas desconhecidas. O castelo de Corvin, também conhecido como Castelo de Hunyadi ou …

Bola de fogo que explodiu na Gronelândia poderia ajudar-nos a estudar mundos alienígenas

Uma misteriosa bola de fogo que explodiu sobre a Gronelândia poderia ajudar-nos a estudar a estrutura de mundos alienígenas distantes e cobertos de gelo. Apesar de os primeiros dados terem demonstrado que a bola de fogo …

O interior dos buracos negros cresce (quase) para sempre

Os buracos negros são sugadores exímios, e nem a luz consegue escapar. Mas por que razão continuam a expandir-se? Agora, um dos maiores físicos do mundo apresentou uma nova explicação. Leonard Susskind propôs uma solução para …