Anel de noivado e casaco laranja de Frank Sinatra vão a leilão em dezembro

Objetos pessoais do cantor Frank Sinatra e da mulher Barbara foram expostos em Nova York na passada sexta-feira, antes de serem postos à venda em leilão ainda este mês, através da leiloeira Sotheby’s.

A coleção que será colocada à venda — e que poderá alcançar os 3,5 milhões de dólares — inclui o anel de noivado que Sinatra terá dado à mulher, alguns presentes oferecidos por presidentes dos EUA bem como um retrato do “Ol’ Blue Eyes” feito por Norman Rockwell.

De acordo com o The Guardian, o lote que será leiloado pertenceu a Barbara Sinatra, a quarta mulher do cantor, com quem teve uma relação durante 22 anos até à sua morte. Os itens em questão estavam distribuídos pelas três casas do casal, em Palm Springs, Los Angeles e Malibu.

“Veem-se várias facetas de Sinatra que um fã não conseguiria conhecer de outra forma”, afirmou Mari-Claudia Jimenez, vice-presidente da Sotheby’s. “As pessoas pensam nele só como ator ou cantor mas a verdade é que ele era pintor, também. Aprende-se que foi amigo de todos os presidentes entre Truman e Clinton. Vemos que foi um colecionador de arte e foi também um marido romântico que adorava dar presentes à mulher.”

O objeto mais caro é o anel de noivado com um diamante de 20 quilates, que Frank terá dado a Bárbara, uma antiga corista, dentro de um copo de champanhe. Há ainda guiões de filmes em que Sinatra participou como o “From Here to Eternity” ou o “The Manchurian Candidate”, bem como o casaco que mandou fazer para ele e para um grupo de amigos onde se lê a inscrição “USA drinking team”.

Alguns quadros do artista — quase todos com formas abstratas de diversas cores e formatos e uns outros com imagens de palhaços — também estarão à venda.

“Ele sempre teve estúdios de pintura nas suas casas”, afirmou a mesma Jimenez. “Tinha uma grande ligação a palhaços, gostava da ideia de eles terem de usar uma máscara e de estarem contentes a toda a hora.”

Sinatra terá pedido a Rockwell que o pintasse em 1973. O resultado desse retrato chama-se “Sinatra, an American Classic” e esteve sempre exposto numa das casas do casal.

Também poderá ser comprado o casaco de aviador cor-de-laranja que costumava usar no seu jato privado, assim como as bolas e tacos de golfe da mesma cor.

O presidente John F. Kennedy deu a Sinatra uma primeira edição do seu livro, Profiles in Courage, que estava assinado e com uma dedicatória personalizada. Mais tarde acabou por ser amigo pessoal de Richar Nixon e Ronald Regan, tendo colecionado casacos e uma medalha comemorativos da cerimónia de tomada de posse de Regan.

O leilão está agendado para dezembro e parte dos lucros vão reverter para o Barbara Sinatra Children’s Center, na Califórnia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Crianças e adolescentes são quem mais consome açúcar em Portugal

Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que teve por base o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, concluiu que as crianças e os adolescentes são quem mais consome …

A Rússia já sabe como apareceu a fissura na nave Soyuz (mas não revela)

A Corporação Espacial Estatal da Rússia, Roscosmos, já sabe qual é a origem da fissura encontrada há um ano na nave Soyuz MS-09, acoplada à Estação Espacial internacional. Mas não revelará mais informações. "O buraco foi …

SIVRAC, a bicicleta elétrica que se dobra em apenas um segundo

Com um quadro em forma de "X" e dobrável num estalar de dedos, a nova SIVRAC promete ser uma solução prática para quem viaja, por exemplo, de bicicleta para o trabalho. A bicicleta é um …

Porto 2-1 Young Boys | Dragão de duas faces com estreia feliz

O FC Porto entrou na Liga Europa com o pé direito, ao vencer o Young Boys por 2-1, no Estádio do Dragão. Uma primeira parte de enorme qualidade, na qual os suíços só por uma …

Dois turistas foram apanhados a nadar nus em Veneza. Vão pagar 3 mil euros cada um

Os homens checos estavam em Itália para apoiar a sua equipa de futebol - o Slavia de Praga que jogou contra o Inter em Milão -. Os dois visitantes, em Veneza, decidiram dar um mergulho. Um …

Voar sobre as águas do Sena. Paris testa "bolha do mar", um barco-táxi amigo do ambiente

Paris está a testar um novo meio de transporte mais amigo do ambiente: um barco-táxi ecológico que desliza nas águas do rio Sena. Esta semana, o sea bubble (bolha do mar) está em testes no rio …

Há uma "Matilde" na Bélgica que também precisa do medicamento mais caro do mundo

Mais de 950 mil belgas responderam ao apelo de um casal, que precisava de reunir 1,9 milhões de euros para comprar o medicamento mais caro do mundo para a filha. Pia, de nove meses, sofre de …

System of a Down confirmados no festival VOA, no Estádio Nacional

Os System of a Down são a primeira grande confirmação do VOA - Heavy Rock Festival, que em 2020 se realiza a 2 e 3 de julho no Estádio Nacional. De acordo com a Blitz, este …

PSV 3-2 Sporting | “Leão” vendeu cara uma derrota injusta

O Sporting iniciou a sua participação na fase de grupos da Liga Europa com uma derrota amarga na Holanda, na visita ao PSV, por 3-2. Seis minutos fatais na primeira parte deixaram os “leões” em desvantagem …

Políticos da Coreia do Sul estão a rapar o cabelo (e já se sabe porquê)

Políticos da oposição na Coreia do Sul estão a rapar o cabelo em protesto contra a nomeação de um ministro da Justiça cuja família está a ser investigada por suspeita de irregularidade. O vice-presidente do parlamento, …