Anel de noivado e casaco laranja de Frank Sinatra vão a leilão em dezembro

Objetos pessoais do cantor Frank Sinatra e da mulher Barbara foram expostos em Nova York na passada sexta-feira, antes de serem postos à venda em leilão ainda este mês, através da leiloeira Sotheby’s.

A coleção que será colocada à venda — e que poderá alcançar os 3,5 milhões de dólares — inclui o anel de noivado que Sinatra terá dado à mulher, alguns presentes oferecidos por presidentes dos EUA bem como um retrato do “Ol’ Blue Eyes” feito por Norman Rockwell.

De acordo com o The Guardian, o lote que será leiloado pertenceu a Barbara Sinatra, a quarta mulher do cantor, com quem teve uma relação durante 22 anos até à sua morte. Os itens em questão estavam distribuídos pelas três casas do casal, em Palm Springs, Los Angeles e Malibu.

“Veem-se várias facetas de Sinatra que um fã não conseguiria conhecer de outra forma”, afirmou Mari-Claudia Jimenez, vice-presidente da Sotheby’s. “As pessoas pensam nele só como ator ou cantor mas a verdade é que ele era pintor, também. Aprende-se que foi amigo de todos os presidentes entre Truman e Clinton. Vemos que foi um colecionador de arte e foi também um marido romântico que adorava dar presentes à mulher.”

O objeto mais caro é o anel de noivado com um diamante de 20 quilates, que Frank terá dado a Bárbara, uma antiga corista, dentro de um copo de champanhe. Há ainda guiões de filmes em que Sinatra participou como o “From Here to Eternity” ou o “The Manchurian Candidate”, bem como o casaco que mandou fazer para ele e para um grupo de amigos onde se lê a inscrição “USA drinking team”.

Alguns quadros do artista — quase todos com formas abstratas de diversas cores e formatos e uns outros com imagens de palhaços — também estarão à venda.

“Ele sempre teve estúdios de pintura nas suas casas”, afirmou a mesma Jimenez. “Tinha uma grande ligação a palhaços, gostava da ideia de eles terem de usar uma máscara e de estarem contentes a toda a hora.”

Sinatra terá pedido a Rockwell que o pintasse em 1973. O resultado desse retrato chama-se “Sinatra, an American Classic” e esteve sempre exposto numa das casas do casal.

Também poderá ser comprado o casaco de aviador cor-de-laranja que costumava usar no seu jato privado, assim como as bolas e tacos de golfe da mesma cor.

O presidente John F. Kennedy deu a Sinatra uma primeira edição do seu livro, Profiles in Courage, que estava assinado e com uma dedicatória personalizada. Mais tarde acabou por ser amigo pessoal de Richar Nixon e Ronald Regan, tendo colecionado casacos e uma medalha comemorativos da cerimónia de tomada de posse de Regan.

O leilão está agendado para dezembro e parte dos lucros vão reverter para o Barbara Sinatra Children’s Center, na Califórnia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Adolescente italiana libertada depois de matar pai abusivo. Autoridades alegaram legítima defesa

Uma adolescente italiana que matou o seu pai abusivo foi libertada da prisão domiciliária que as autoridades lhe tinham imposto depois de os promotores considerarem que a jovem agiu em legítima defesa. De acordo com …

Asteróide gigante com lua própria vai passar muito próximo da Terra este sábado

Um asteróide com sua própria "lua" potencialmente perigoso passará este sábado no ponto mais próximo em relação ao nosso planeta pela primeira vez desde que foi descoberto em 1999. Segundo o portal Cnet, trata-se de um …

Adolescente encontra (por acaso) mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos

Enquanto procurava relíquias do período neolítico, uma estudante fez uma descoberta surpreendente: encontrou uma mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos. Uma adolescente do estado norte-americano de Iowa encontrou uma mandíbula de um mastodonte com …

Encontrado o navio que transportou os últimos escravos africanos para os EUA. Estava num rio

Afundado há 160 anos, um navio emergiu do fundo das águas de um rio do Alabama para contar a história dos últimos escravos africanos nos Estados Unidos. O Clotilda terá sido o último navio de sempre …

Banca. Aumento das comissões é "inevitável"

A diretora-geral da Associação Portuguesa de Bancos disse esta sexta-feira ser "inevitável" que se verifique um aumento do peso relativo das comissões no produto bancário, assinalando que o próprio Banco Central Europeu tem reconhecido …

Presidente do PSG indiciado por corrupção ativa

O presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaïfi, foi indiciado por corrupção ativa num âmbito de um processo judicial que investiga suspeitas relativas à atribuição da organização dos Mundiais de Atletismo a Doha, no Qatar. De acordo com …

Incêndios: Governo decreta Situação de Alerta até 30 de maio

O território continental está desde as 20:00 desta sexta-feira e até às 23:59 de 30 de maio, quinta-feira, em Situação de Alerta, devido às previsões meteorológicas que “apontam para um significativo agravamento do risco de …

Vivia numa habitação social. De repente, herdou uma propriedade de 50 milhões

Um teste de ADN mudou a vida de Jordan Rogers para sempre. O britânico, de 31 anos, promete tentar ajudar outras pessoas que vivem na situação que ele próprio sentiu na pele. Jordan Rogers trabalhava como …

Terramoto no Bernabéu. Sergio Ramos pode estar de saída

Sergio Ramos, central e capitão do Real Madrid, pode estar prestes a abandonar emblema espanhol, avança a imprensa internacional esta sexta-feira. De acordo com a A Marca, na origem da eventual saída estará uma acesa discussão que …

Já há data para o lançamento do novo livro da saga A Guerra dos Tronos

A série terminou no passado fim-de-semana, mas o fenómeno de A Guerra dos Tronos continua a fervilhar. O autor da saga que inspirou a série, George R. R. Martin, revelou agora que o próximo livro …