Arqueólogos descobriram anel da Era romana com imagem de Jesus como “Bom Pastor”

Dafna Gazit / Israel Antiquities Authority

Anel de ouro com uma pedra preciosa verde e a figura do "Bom Pastor"

Anel de ouro com uma pedra preciosa verde e a figura do “Bom Pastor”

Arqueólogos da Unidade de Arqueologia Marinha da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) descobriram centenas de moedas de prata e bronze, anéis de prata e ouro, pedras raras, figuras e sinos durante as escavações de dois naufrágios antigos ao largo da costa de Cesareia, em Israel.

Segundo o Sci-News, um dos navios naufragou há mais de 1.700 anos, no período Romano, e o segundo há 600 anos, durante o período Mamluk, ambos ao largo da costa de Cesareia, em Israel.

As cargas das embarcações e os restos dos seus cascos naufragados foram encontrados dispersos a uma profundidade de cerca de quatro metros.

“Os navios foram provavelmente ancorados nas proximidades e naufragados por uma tempestade”, disseram os arqueólogos.

Entre os tesouros, foram encontradas centenas de moedas romanas de prata e bronze datadas de meados do século III d.C. e um grande arsenal de moedas de prata do período Mamluk.

Foram também descobertas estatuetas da época romana, com o formato de uma águia e de um ator de teatro com uma máscara cómica, além de sinos de bronze, cerâmicas, pregos, tubos de chumbo e uma âncora de ferro.

Mas a descoberta “rara e requintada” que surpreendeu os arqueólogos foi um anel de ouro, da Era romana, com uma imagem usada pelos primeiros cristãos para simbolizar Jesus.

“Outra descoberta rara e requintada é um anel de ouro espesso e octogonal com uma pedra preciosa verde com a figura de um jovem pastor vestido com uma túnica e com um carneiro ou uma ovelha sobre os ombros esculpida”, escreveram os investigadores.

“A imagem do ‘Bom Pastor’ é uma das primeiras e mais antigas imagens usadas no Cristianismo para simbolizar Jesus”, lê-se ainda no comunicado. “Representa Jesus como pastor compassivo, estendendo a sua benevolência ao seu rebanho de crentes e a toda a Humanidade.”

A equipa responsável pela descoberta acredita que o anel pertencia a um “cristão primitivo”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.