Anel egípcio com “deus da diversão” gravado foi descoberto em antigo jazigo

(dr) Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito

Um conjunto de joias de ouro, incluindo um anel com o “deus da diversão” gravado, foram encontradas no Egito, num jazigo com mais de 3.300 anos.

Segundo anunciou o Ministério do Turismo e Antiguidades egípcio, o jazigo está localizado na parte norte da antiga cidade de Akhetaten (atual Amarna), a cerca de 300 quilómetros a sul do Cairo, relatou o Live Science.

A cidade foi construída pelo faraó Aquenáton, que reinou entre 1353 a.C. e 1336 a.C. e que tentou mudar a religião politeísta do Egito, concentrando-a em torno da adoração do Aten, o disco do sol. Na altura, mudou a capital egípcia de Tebas para a Akhetaten.

As reformas religiosas de Aquenáton foram desfeitas pelo seu filho, Tutankhamon, e a nova cidade foi abandonada não muito depois da sua morte.

Em comunicado, o Ministério do Turismo e Antiguidades egípcio indicou que as joias incluem três anéis e um deles tem gravada a imagem de Bes, que era conhecido como “o deus da diversão”.

Imagens antigas de Bes são frequentemente encontradas no Egito – a divindade é representada por um anão que, além de tocar música e divertir-se, também protegia as mulheres durante o parto, escreveu o egiptólogo George Hart no seu livro “The Routledge Dictionary of Egyptian Gods and Goddesses”.

Outro anel contém uma inscrição hieroglífica egípcia com o nome “Sat I Plant Tawi”, que significa “Senhora da Terra”. Foi também encontrado um colar de ouro.

Ainda não se sabe a quem pertencia o jazigo. As escavações em Amarna estão em curso e os detalhes sobre as descobertas serão publicados em breve, revelou Anna Stevens, diretora assistente das escavações do Projeto Amarna e professora do Centro de Culturas Antigas da Universidade de Monash, na Austrália.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.