O próximo Android deve mostrar a saúde da bateria

O Android pode finalmente receber uma função para acompanhar a saúde da bateria do telemóvel e descobrir o melhor momento para trocá-la.

A novidade, já presente no rival iOS há alguns anos, foi encontrada no código do sistema e pode aparecer no futuro Android 15 (nome dado a uma possível versão sucessora do Android 14 prevista para 2024).

De acordo com informações do site especializado Android Authority, a opção está em desenvolvimento e alguns detalhes apareceram na versão Beta do Android 14 QPR 2, o conjunto de atualizações trimestrais do sistema — é possível identificar um separador chamada “Saúde da bateria” nas configurações, que deve ter todos os dados sobre a vida útil do componente no futuro.

A secção não mostra novas informações, apenas um texto que informa que “a bateria degrada-se com o tempo e dura menos horas entre cargas”.

O site também revela que o Google desenvolve métodos para identificar se o aparelho ainda continua com a bateria original ou trocou o componente através do número de série.

A novidade seria muito importante para verificar a vida útil do aparelho, especialmente no momento de vender um modelo usado. Com ciclos de atualização cada vez mais longos, os donos de telemóveis podem trocar a bateria antiga por uma nova, sem a necessidade de trocar de dispositivo.

A nova atualização da linha Pixel inclui uma categoria para aceder a informações da bateria. A área apresenta a data de fabrico do componente e a contagem de ciclos, o que representa um primeiro passo para aumentar o acesso a estes dados de uso.

Os iPhones mostram a saúde da bateria desde o iOS 11.3: a área permite conferir a quantidade total de ciclos e ver a degradação do item, permitindo comparar o estado atual com a performance do componente quando ainda era novo. A métrica é muito usada para quem deseja trocar a bateria do telemóvel e aumentar a durabilidade de modelos mais antigos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.