Os ancestrais do tubarão podem ter tido ossos antes da cartilagem

Os esqueletos não ósseos dos tubarões eram considerados o padrão antes da evolução dos esqueletos ósseos internos. Agora, uma nova descoberta sugere exatamente o contrário.

Uma equipa de cientistas descobriu um fóssil de peixe, de 410 milhões de anos, com um crânio ósseo que sugere que os esqueletos mais leves dos tubarões podem ter evoluído de ancestrais ósseos, e não o contrário.

Os tubarões têm esqueletos de cartilagem. Apesar de se saber que os esqueletos cartilaginosos evoluem antes dos esqueletos, pensava-se que os tubarões se separaram de outros animais na árvore evolutiva antes de tal ter acontecido, mantendo os esqueletos cartilaginosos enquanto outros peixes, e até os humanos, desenvolvem ossos.

Agora, uma equipa composta por cientistas do Imperial College London, do Museu de História Natural e da Mongólia descobriu um peixe fóssil com um crânio ósseo que é um primo antigo dos tubarões. A descoberta pode sugerir, segundo o Europa Press, que os ancestrais dos tubarões desenvolveram osso, perdendo-o mais tarde – em vez de terem mantido o seu estado cartilaginoso inicial durante 400 milhões de anos.

“Foi uma descoberta muito inesperada”, comentou o cientista Martin Brazeau. O artigo científico foi publicado recentemente na Nature Ecology & Evolution.

Imperial College London/Natural History Museum

O peixe, encontrado na Mongólia, é uma espécie nova, que os cientistas chamaram de Minjinia turgenensis. Pertence a um grande grupo de peixes chamados “placodermos”, dos quais evoluíram os tubarões e todos os outros “vertebrados com mandíbulas”, animais com espinha dorsal e mandíbulas móveis.

A equipa está consciente de que uma só amostra não chega para validar a teoria, mas ainda têm muito material para classificar e esperança de que, no futuro, encontrem mais peixes ósseos precoces semelhantes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O holograma de Whitney Houston vai dar um concerto em Las Vegas

No outono, poderá desfrutar de um concerto de Whitney Houston em Las Vegas. A diva será reencarnada, áudio e visualmente, no espetáculo An Evening With Whitney: The Whitney Houston Hologram Concert. Segundo a Forbes, o holograma …

TC recusa impugnação pedida pelo PSD sobre candidato de Castelo Branco. Direção avalia recurso

O Tribunal Constitucional (TC) decidiu que o PSD não tem legitimidade no pedido de anulação de uma deliberação do Conselho de Jurisdição Nacional do partido sobre o candidato autárquico em Castelo Branco, recusando admitir uma …

Orbán vai rejeitar dinheiro do fundo de recuperação se tiver de revogar lei anti-LGBTQI

O primeiro-ministro húngaro assegurou, este sábado, que o país não vai aceitar o dinheiro do fundo de recuperação se tiver de ceder perante Bruxelas e revogar a lei anti-LGBTQI. Segundo a agência Europa Press, Viktor Orbán …

Avaria em rede europeia causou "apagão" parcial em Portugal e falhas no 112

O incêndio que queimou, este sábado, 500 hectares de vegetação no sudoeste de França esteve na origem dos cortes de energia em Espanha e Portugal, segundo a agência francesa Rede de Transmissão de Energia Elétrica …

Um tumor e duas fraturas nas vértebras dificultaram a vida deste dinossauro (mas não o mataram)

Quando foi descoberto na década de 1980, na Argentina, este hadrossauro foi diagnosticado com uma fratura no pé. Porém, uma nova análise agora mostra que este tinha um tumor, bem como duas fraturas nas vértebras …

Morreu Otelo Saraiva de Carvalho, capitão de Abril

O capitão de Abril morreu, este domingo, aos 84 anos, no Hospital Militar, confirmou o presidente da Associação 25 de Abril. A notícia foi confirmada ao jornal online Observador pelo presidente da Associação 25 de Abril, …

Pela primeira vez, cientistas viram chimpanzés a matar gorilas

Investigadores testemunharam, pela primeira vez, chimpanzés e gorilas a lutar entre si, confrontos esses que provocaram a morte de alguns deles. De acordo com o site Science Alert, as duas disputas foram observadas no Parque Nacional …

Vírus com 15 mil anos descobertos no gelo do Planalto do Tibete

Cientistas que estudam glaciares encontraram vírus com quase 15 mil anos em duas amostras de gelo retiradas do Planalto do Tibete, na China. Muitos deles, que sobreviveram porque se mantiveram congelados, são diferentes de todos …

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …