Os ancestrais do tubarão podem ter tido ossos antes da cartilagem

Os esqueletos não ósseos dos tubarões eram considerados o padrão antes da evolução dos esqueletos ósseos internos. Agora, uma nova descoberta sugere exatamente o contrário.

Uma equipa de cientistas descobriu um fóssil de peixe, de 410 milhões de anos, com um crânio ósseo que sugere que os esqueletos mais leves dos tubarões podem ter evoluído de ancestrais ósseos, e não o contrário.

Os tubarões têm esqueletos de cartilagem. Apesar de se saber que os esqueletos cartilaginosos evoluem antes dos esqueletos, pensava-se que os tubarões se separaram de outros animais na árvore evolutiva antes de tal ter acontecido, mantendo os esqueletos cartilaginosos enquanto outros peixes, e até os humanos, desenvolvem ossos.

Agora, uma equipa composta por cientistas do Imperial College London, do Museu de História Natural e da Mongólia descobriu um peixe fóssil com um crânio ósseo que é um primo antigo dos tubarões. A descoberta pode sugerir, segundo o Europa Press, que os ancestrais dos tubarões desenvolveram osso, perdendo-o mais tarde – em vez de terem mantido o seu estado cartilaginoso inicial durante 400 milhões de anos.

“Foi uma descoberta muito inesperada”, comentou o cientista Martin Brazeau. O artigo científico foi publicado recentemente na Nature Ecology & Evolution.

Imperial College London/Natural History Museum

O peixe, encontrado na Mongólia, é uma espécie nova, que os cientistas chamaram de Minjinia turgenensis. Pertence a um grande grupo de peixes chamados “placodermos”, dos quais evoluíram os tubarões e todos os outros “vertebrados com mandíbulas”, animais com espinha dorsal e mandíbulas móveis.

A equipa está consciente de que uma só amostra não chega para validar a teoria, mas ainda têm muito material para classificar e esperança de que, no futuro, encontrem mais peixes ósseos precoces semelhantes.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Caso do avião com cocaína. PJ vai vigiar Aérodromo de Tires 24 horas por dia

A Polícia Judiciária (PJ) vai vigiar as movimentações de aeronaves e passageiros que chegam e saem do Aeródromo de Tires 24 horas por dia. A informação foi adiantada pelo Correio da Manhã, que falou com …

Facebook paga 650 milhões para encerrar litígio sobre vida privada nos EUA

O juiz federal norte-americano James Donato aprovou a indemnização de 650 milhões de dólares (540 milhões de euros) a 1,6 milhões de utilizadores do estado norte-americano do Illinois por parte do Facebook. Este acordo, assinado na …

"Retoma da normalidade". Bruxelas propõe este mês livre-trânsito digital para vacinados e recuperados

A Comissão Europeia vai apresentar este mês uma proposta legislativa para criar um livre-trânsito digital que permita retomar as viagens em altura de pandemia de covid-19, comprovando a vacinação ou a recuperação dos cidadãos. A informação …

Noiva de Khashoggi pede "punição imediata" de Mohammed bin Salman

As declarações da noiva de Jamal Khashoggi surgem depois de as autoridades norte-americanas terem publicado um relatório em que Mohammed bin Salman é acusado de ter ordenado o assassínio do jornalista. Joe Biden está a ser …

Covax permite que países mais pobres comecem a receber a vacina (mas só garante 20% da vacinação)

A Covax visa fornecer vacinas contra a covid-19 a 20% da população de 200 países e territórios que estão incluídos no sistema através de um sistema de financiamento que permite a 92 economias de baixo …

Reino Unido vacinou 20 milhões com 1.ª dose. País deteta casos de variante de Manaus

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, anunciou no domingo que mais de 20 milhões de pessoas no Reino Unido já receberam a primeira dose da vacina contra covid-19. "Estou absolutamente encantado por informar que mais …

Famílias numerosas já podem pedir desconto no IVA da luz

As famílias com cinco ou mais elementos podem pedir a redução do IVA da eletricidade ao seu fornecedor a partir desta segunda-feira e têm de comprovar a sua condição de família numerosa. Em causa está a …

Netflix foi a grande vencedora da noite dos Globos de Ouro

  A 78.ª edição dos Globos de Ouro decorreu de forma virtual, com apresentação de Tina Fey e Amy Poehler e a participação de alguns dos laureados do ano passado. Os Globos de Ouro, prémios de cinema …

Portugal regista mais 34 óbitos e 394 novos casos. O número mais baixo desde setembro

Portugal registou esta segunda-feira 394 novos casos de infeção por covid-19 e mais 34 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Nicolas Sarkozy condenado a três anos de prisão por corrupção

Nicolas Sarkozy foi esta segunda-feira condenado a três anos de prisão por corrupção e tráfico de influências, tornando-se o segundo chefe de Estado condenado em França, após Jacques Chirac em 2011. O ex-Presidente francês foi condenado …