/

Nova análise ao sangue revela mais de 20 tipos de cancro

Um novo tipo de análise ao sangue pode ser o segredo na prevenção de doenças oncológicas. O novo teste consegue revelar mais de 20 tipos de cancro diferentes.

A prevenção de doenças oncológicos é um desafio crescente, já que detetar o cancro o mais cedo possível é crucial para o seu tratamento. Os cientistas podem agora ter dado um importante passo neste sentido graças a um novo tipo de análise ao sangue que permite revelar mais de 20 tipos de cancro.

Fazer testes ao sangue para procurar por biomarcadores que sejam indicadores da doença não é algo novo. Como explica o New Atlas, alguns procuram por níveis elevados de certas proteínas, outros por ADN danificado nos glóbulos brancos.

Este novo teste opta por uma abordagem diferente de todas as outras. O teste desenvolvido por cientistas da Grail Inc. e da Universidade de Harvard foca-se na deteção de grupos de metilo, que são pequenas unidades de químicos que se podem agarrar ao ADN e influenciar quais genes são ligados ou desligados.

A utilização deste método já tinha sido equacionada em estudos anteriores, mas a novidade nesta nova investigação, cujos resultados foram apresentados este fim-de-semana no Congresso da Sociedade Europeia de Oncologia Médica, está nos resultados práticos conseguidos.

Os investigadores testaram a tecnologia em 3.600 amostras sanguíneas — algumas de pessoas saudáveis e outras de pacientes com mais de 20 tipos de cancro. O teste conseguiu revelar a presença de cancro com uma taxa de sucesso de 99,4%.

A análise ao sangue conseguiu ainda detetar com 76% de eficácia cancros com um grande risco de mortalidade. Entre esses, revelou cancros de estádio I com 32% de eficácia, cancros de estádio II com 76%, de estádio III com 85% e, por fim, cancro de estádio IV com 93% de eficácia.

Quase 9 em cada 10 vezes, a análise sanguínea conseguiu também detetar qual o órgão ou tecido que originou o cancro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.