Descoberto analgésico ainda mais poderoso do que a morfina

Cientistas norte-americanos desenvolveram um analgésico mais poderoso do que a morfina. O AT-121 não causa dependência e efeitos colaterais perigosos.

O Estados Unidos estão a sofrer. A expectativa de vida está em declínio, alimentada por um vício mortal em analgésicos que quase não tem limites. No entanto, um novo composto químico desenvolvido por cientistas, e testado recentemente em animais, poderá ser a luz ao fim do túnel para os que precisam desesperadamente de soluções.

O AT-121 atua nos recetores opióides, onde os analgésicos tradicionais atuam, e nos recetores da nociceptina, que são moléculas de proteínas nos neurónios do cérebro que estão envolvidas no desenvolvimento de dependências e vícios.

O novo composto é mais poderoso do que a morfina no alívio da dor, mas, além disso, tem dois fatores-chave que animam a comunidade científica: não produz qualquer efeito colateral grave e, mais importante, não vicia.

“No nosso estudo descobrimos que o AT-121 é seguro e não vicia, sendo uma medicação eficaz contra a dor”, explica a farmacologista Mei-Chuan Ko, do Wake Forest Baptist Medical Center. “Além disso, este composto mostrou-se eficaz no bloqueio do potencial de abuso de opióides prescritos. Por esse motivo, esperamos que possa ser usado para tratar a dor, mas também o abuso de opióides”, acrescenta.

Testes realizados com macacos em laboratório mostraram que o AT-121 exercia um efeito analgésico semelhante à morfina, em concentrações 100 vezes menores do que o habitual.

A droga foi também capaz de reduzir o nível de dependência dos animais em relação à oxicodona, um opióide semissintético. Foi também comprovado que altas dosagens de AT-121 não causam dificuldades respiratórias e distúrbios na atividade do sistema cardiovascular.

Os investigadores esperam agora que estes resultados sejam confirmados através de testes futuros que serão realizados em pessoas. Apesar de não haver garantia de que os bons resultados se irão manter, os cientistas estão bastante confiantes.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Nesta noticia, nao dizem claro, que foi Trump quem anunciou como prioridade o combate aos opióides e como prioridade também a pesquisa de um substituo que nao causasse dependencia.

    • Se você tivesse um pouco de noção saberia que um estudo científico deste género terá obrigatoriamente de ter começado muito antes do Trump ser presidente. No entanto, e como tem sido cada vez mais claro, apoiantes cegos do Trump dificilmente têm noção de alguma coisa. Cumprimentos.

RESPONDER

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …

Farmácias em risco de não ter vacinas da gripe para tantos pedidos

As farmácias privadas receiam não ter doses suficientes de vacina contra a gripe para dar resposta a todos os pedidos. As encomendas da vacina já sãocinco vezes mais do que as registadas em 2019. A preocupação …

É responsabilidade a mais. Médicos não querem integrar Brigadas Rápidas dos lares

Está a ser difícil contratar médicos para as Brigadas de Intervenção Rápida dos lares que foram anunciadas pelo Governo. Mesmo a receberem acima da tabela de pagamentos, os médicos receiam a falta de condições e …

Restrições a turistas suavizadas. Finlândia tenta salvar a Lapónia (e a época de inverno)

A Finlândia, que vê o turismo estrangeiro em perigo na Lapónia, permite a partir de hoje a entrada de turistas de cerca de vinte países sem terem de fazer quarentena. As medidas surgem numa altura em …

"Foi uma vergonha". PS em choque com saída de Jamila e com o poder de Temido

A saída de Jamila Madeira do cargo de secretária de Estado Adjunta e da Saúde, a pedido da ministra Marta Temido, deixou alguns socialistas "arrepiados" e há um desconforto interno com a situação. É mais …