Descoberto analgésico ainda mais poderoso do que a morfina

Cientistas norte-americanos desenvolveram um analgésico mais poderoso do que a morfina. O AT-121 não causa dependência e efeitos colaterais perigosos.

O Estados Unidos estão a sofrer. A expectativa de vida está em declínio, alimentada por um vício mortal em analgésicos que quase não tem limites. No entanto, um novo composto químico desenvolvido por cientistas, e testado recentemente em animais, poderá ser a luz ao fim do túnel para os que precisam desesperadamente de soluções.

O AT-121 atua nos recetores opióides, onde os analgésicos tradicionais atuam, e nos recetores da nociceptina, que são moléculas de proteínas nos neurónios do cérebro que estão envolvidas no desenvolvimento de dependências e vícios.

O novo composto é mais poderoso do que a morfina no alívio da dor, mas, além disso, tem dois fatores-chave que animam a comunidade científica: não produz qualquer efeito colateral grave e, mais importante, não vicia.

“No nosso estudo descobrimos que o AT-121 é seguro e não vicia, sendo uma medicação eficaz contra a dor”, explica a farmacologista Mei-Chuan Ko, do Wake Forest Baptist Medical Center. “Além disso, este composto mostrou-se eficaz no bloqueio do potencial de abuso de opióides prescritos. Por esse motivo, esperamos que possa ser usado para tratar a dor, mas também o abuso de opióides”, acrescenta.

Testes realizados com macacos em laboratório mostraram que o AT-121 exercia um efeito analgésico semelhante à morfina, em concentrações 100 vezes menores do que o habitual.

A droga foi também capaz de reduzir o nível de dependência dos animais em relação à oxicodona, um opióide semissintético. Foi também comprovado que altas dosagens de AT-121 não causam dificuldades respiratórias e distúrbios na atividade do sistema cardiovascular.

Os investigadores esperam agora que estes resultados sejam confirmados através de testes futuros que serão realizados em pessoas. Apesar de não haver garantia de que os bons resultados se irão manter, os cientistas estão bastante confiantes.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Nesta noticia, nao dizem claro, que foi Trump quem anunciou como prioridade o combate aos opióides e como prioridade também a pesquisa de um substituo que nao causasse dependencia.

    • Se você tivesse um pouco de noção saberia que um estudo científico deste género terá obrigatoriamente de ter começado muito antes do Trump ser presidente. No entanto, e como tem sido cada vez mais claro, apoiantes cegos do Trump dificilmente têm noção de alguma coisa. Cumprimentos.

RESPONDER

Cientistas conseguiram manter tecido cerebral de cobaias vivo durante semanas

Cientistas japoneses conseguiram manter partes de tecido cerebral de cobaias vivas e viáveis durante 25 dias, isoladas numa cultura, graças a um novo método. De acordo com o Science Alert, a chave para o sucesso foi …

Arqueólogos descobrem 25 sítios que comprovam presença militar romana no Norte e na Galiza

Investigadores portugueses e galegos descobriram 25 novos sítios no Norte de Portugal e na Galiza que “comprovam arqueologicamente” a presença militar romana nos dois territórios, correspondendo a maioria dos locais a “acampamentos militares”, revelou hoje …

EUA poderão manter alguns efetivos na Síria para proteger poços de petróleo

Os EUA planeiam deixar alguns efetivos no nordeste da Síria para proteger instalações petrolíferas e garantir o combate contra um possível ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o secretário de Defesa dos …

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …