Ana Gomes: “Gostava de saber a posição do Presidente sobre o acordo com o Chega nos Açores”

Tiago Petinga / Lusa

A ex-eurodeputada Ana Gomes.

A candidata à Presidência da República desafiou, este domingo, o atual Presidente a dizer o que pensa do acordo do PSD com o Chega nos Açores. 

“Vale tudo?”, começou por questionar Ana Gomes, este domingo, no seu comentário semanal na SIC Notícias, relativamente ao acordo do PSD com o Chega para formar Governo nos Açores.

“Eu acho que não vale tudo, sobretudo quando o que está em causa é um acordo com um partido xenófobo, racista e com uma agenda contra a Constituição e os direitos humanos. Lamento ver o PSD e outros partidos a embarcarem neste tipo de acordo com esse propósito”, afirmou a candidata à Presidência da República.

A ex-eurodeputada socialista disse ainda que não faz sentido fazer “o paralelismo, como muita gente da direita está a fazer, com o acordo que o PS fez com o Bloco e o PCP, porque estes partidos não têm posições xenófobas ou racistas e não são contra a Constituição”.

Ana Gomes mostrou-se preocupada com o facto de este ser um “acordo secreto”, o que, na sua opinião, é “absolutamente intolerável”. “Porque é que o PSD não o revela? Porque é que o Representante das República nos Açores não o revela? Porque é que o Presidente da República não comunica ao Representante da República que o deve revelar?”, questionou.

Aliás, a socialista aproveitou para dizer que “gostava de conhecer a posição do senhor Presidente da República sobre este acordo, em que entrou o seu partido e no qual foi dirigente”.

A candidata a Belém disse ainda estar preocupada com o facto de este acordo “não ter apenas um âmbito regional”, mas sim “um âmbito nacional”. “Ainda ontem [sábado], o líder desse partido disse, em Viseu, que este acordo é para ser implantado a nível nacional. Portanto, não nos venham com aquela história de que é só regional”.

Sobre a decisão da direção do PS, este sábado, de não apoiar nenhum candidato nas Presidenciais, Ana Gomes mostrou-se satisfeita por “finalmente” ter tomado uma decisão, “o que permite a muitos socialistas que estavam à espera decidirem-se”.

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, já assumiu o seu apoio a Ana Gomes, assim como Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, e Tiago Barbosa Ribeiro, deputado e líder do PS/Porto.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.