O amor de Napoleão por água-de-colónia pode ter sido o que o matou

A obsessão de Napoleão Bonaparte por água-de-colónia pode ter-se revelado fatal, sugere um bioquímico britânico. O antigo imperador francês até chegava a beber o produto.

Reza a História que Napoleão Bonaparte morreu em Longwood, Santa Helena, em 5 de maio de 1821. A causa da sua morte ainda hoje é debatida entre historiadores.

O médico de Napoleão, François Carlo Antommarchi, liderou a autópsia e argumenta que a causa da morte foi cancro de estômago.

No entanto, há quem tenha uma opinião diferente. Parvez Haris, bioquímico da Universidade de Montfort, em Leicester, Reino Unido, sugere que foi o amor de Napoleão por água-de-colónia que o matou.

Num artigo de opinião publicado este mês, Haris explica que Napoleão se envenenou lentamente até à morte ao longo de vários anos, usando forte e continuamente um tipo de água-de-colónia masculina que continha ingredientes potencialmente tóxicos.

“Napoleão foi um grande promotor de colónias, que entraram em produção comercial pela primeira vez em 1792”, escreveu Haris, citado pelo Ancient-Origins.

“Durante pelo menos 20 anos ele banhou o seu corpo com isso, derramando sobre a sua cabeça. Levou garrafas consigo durante as suas campanhas militares e missões diplomáticas. Os registos mostram que usava de dois a três frascos por dia, quando, mesmo agora, as pessoas usam um por ano!”, acrescentou.

Napoleão acreditava que a sua colónia favorita podia protegê-lo de doenças e da morte prematura. O que não é uma ideia totalmente descabida, já que o imperador francês usava um tipo de colónia que continha grandes quantidades de álcool, que é útil como antissético.

Convencido que a água-de-colónia tinha ingredientes mágicos que o mantinham saudável e jovem, Napoleão banhava-se e, no extremo, até a chegou a consumir.

Em doses controladas, a colónia de Napoleão até poderia ter sido benéfica: reforça o funcionamento do sistema imunitário, reduz a inflamação, ajuda a reduzir a ansiedade e promove um sono saudável.

No entanto, em excesso, os óleos essenciais podem tornar-se tóxicos: causam graves desequilíbrios hormonais, que podem levar a convulsões, perda de cabelo e desenvolvimento de seios nos homens.

Estudos também revelaram que o consumo excessivo de óleos essenciais pode colocar uma pessoa em risco de cancro gastrointestinal – precisamente a causa de morte apontada pelo médico de Napoleão.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Talvez fosse daquele que as ciganas espanholas vendiam nas estações do comboio que até fazia dor de cabeça!

RESPONDER

Já é possível prever quais as mulheres que poderão ter complicações graves na gravidez

Os métodos atuais para diagnosticar complicações numa gravidez não são sensíveis nem confiáveis ​​o suficiente para identificar todas as gestações de risco. Agora, cientistas descobriram uma forma de testar os níveis hormonais na placenta para …

Crianças têm dificuldade em entender emoções de pessoas com máscara

Um novo estudo mostra que crianças dos três aos cinco anos só conseguem entender as emoções escondidas por detrás das máscaras em apenas 40% das ocasiões. A equipa de investigação U-Vip (Unidade para Deficientes Visuais), liderada …

Cientistas identificam uma rara "hélice" magnética num sistema binário

De acordo com investigações que serão publicadas na revista The Astrophysical Journal, investigadores da Universidade de Notre Dame identificaram a primeira hélice magnética eclipsante num sistema estelar variável cataclísmico. O sistema estelar, conhecido como J0240, é …

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …