O amor de Napoleão por água-de-colónia pode ter sido o que o matou

A obsessão de Napoleão Bonaparte por água-de-colónia pode ter-se revelado fatal, sugere um bioquímico britânico. O antigo imperador francês até chegava a beber o produto.

Reza a História que Napoleão Bonaparte morreu em Longwood, Santa Helena, em 5 de maio de 1821. A causa da sua morte ainda hoje é debatida entre historiadores.

O médico de Napoleão, François Carlo Antommarchi, liderou a autópsia e argumenta que a causa da morte foi cancro de estômago.

No entanto, há quem tenha uma opinião diferente. Parvez Haris, bioquímico da Universidade de Montfort, em Leicester, Reino Unido, sugere que foi o amor de Napoleão por água-de-colónia que o matou.

Num artigo de opinião publicado este mês, Haris explica que Napoleão se envenenou lentamente até à morte ao longo de vários anos, usando forte e continuamente um tipo de água-de-colónia masculina que continha ingredientes potencialmente tóxicos.

“Napoleão foi um grande promotor de colónias, que entraram em produção comercial pela primeira vez em 1792”, escreveu Haris, citado pelo Ancient-Origins.

“Durante pelo menos 20 anos ele banhou o seu corpo com isso, derramando sobre a sua cabeça. Levou garrafas consigo durante as suas campanhas militares e missões diplomáticas. Os registos mostram que usava de dois a três frascos por dia, quando, mesmo agora, as pessoas usam um por ano!”, acrescentou.

Napoleão acreditava que a sua colónia favorita podia protegê-lo de doenças e da morte prematura. O que não é uma ideia totalmente descabida, já que o imperador francês usava um tipo de colónia que continha grandes quantidades de álcool, que é útil como antissético.

Convencido que a água-de-colónia tinha ingredientes mágicos que o mantinham saudável e jovem, Napoleão banhava-se e, no extremo, até a chegou a consumir.

Em doses controladas, a colónia de Napoleão até poderia ter sido benéfica: reforça o funcionamento do sistema imunitário, reduz a inflamação, ajuda a reduzir a ansiedade e promove um sono saudável.

No entanto, em excesso, os óleos essenciais podem tornar-se tóxicos: causam graves desequilíbrios hormonais, que podem levar a convulsões, perda de cabelo e desenvolvimento de seios nos homens.

Estudos também revelaram que o consumo excessivo de óleos essenciais pode colocar uma pessoa em risco de cancro gastrointestinal – precisamente a causa de morte apontada pelo médico de Napoleão.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …

Novo vídeo mostra morcegos vivos em laboratório de Wuhan (e adensa o mistério sobre a origem da pandemia)

Para já, é possível afirmar que o consenso científico aponta para a origem zoonótica do novo coronavírus, que confirma a versão chinesa de que o patógeno passou de morcegos para um animal e desse para …

Canal 11 anuncia jogos que não transmite (e avisou 5 minutos antes)

Sucedem-se os casos de jogos de futebol que, apesar de estarem inseridos na programação oficial do canal, não são transmitidos, ou são transmitidos noutro dia. Último caso aconteceu em Varzim. O Canal 11 revolucionou a transmissão …

Quadro clínico do candidato do PS à Câmara de Viseu “agrava-se substancialmente”

No domingo, João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular e o estado de saúde agravou-se nas últimas horas. A situação clínica do candidato do …

Turquia 0-2 País de Gales | Rumo aos “oitavos” à boleia de Bale

O País de Gales venceu hoje a Turquia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A do Euro2020 de futebol, disputado em Baku, no Azerbaijão, ficando mais perto dos oitavos de final. Num jogo …

É impossível fiscalizar novas regras da DGS para eventos familiares. "Tem de ser na base da denúncia"

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) passou a recomendar a realização de testes à covid-19 em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e baptizados. Mas para fiscalizar esse tipo de situações, só "na …

Aprovado prolongamento de apoios às rendas até ao final do ano

Os apoios às rendas foram concedidos no ano passado, para fazer face às dificuldades criadas pela pandemia de covid-19. A comissão parlamentar de Economia aprovou, esta quarta-feira, o prolongamento dos apoios às rendas habitacionais e comerciais …