A amizade improvável entre um cão e uma girafa bebé teve um final infeliz

The Rhino Orphanage / Facebook

Jazz, a girafa, e Hunter, o cão guarda

Jazz, uma girafa bebé, foi abandonada pela mãe à nascença. Hunter, um pastor belga malinois, acarinhou-a desde o primeiro momento. A amizade durou três semanas, uma vez que o pequeno Jazz acabou por morrer.

Há três semanas, Jazz, uma pequena girafa bebé, foi acolhida com poucos dias de vida num orfanato de animais na África do Sul. A girafa foi rápida a fazer amigos: depressa criou uma ligação especial com Hunter, um cão que lá vivia.

A girafa foi encontrada já desidratada, por um agricultor que a entregou no orfanato. Há poucos dias, o animal começou a perder a força nas pernas e acabou mesmo por morrer de hemorragia cerebral.

“Colapsou de repente, vimos sangue a acumular nos seus olhos. O ritmo cardíaco de Jazzie caiu. O seu amigo Hunter sabia que algo estava mal porque, de repente, ficou ao lado girafa sem ir lá fora. Jazz deu o seu último suspiro com o Hunter“, escreveu o orfanato.

A equipa do orfanato desconfia que a mãe de Jazz suspeitava da doença da sua cria, tendo sido por isso que a abandonou – ao contrário de Hunter, que nunca largou a girafa. “Agora sabemos que Jazz não teve uma mãe má. Ela apenas sabia.”

Ainda assim, é possível que o pastor belga malinois também tenha tido a mesma intuição, mas optou pelo comportamento contrário ao da mãe. A história prova que a capacidade de amar dos cães não é um exclusivo que reservam aos humanos, mas sim uma consequência provável de um gene que a ciência já identificou, avança o Expresso.

* Update Jazz & Hunter *Amazingly the past 2 or 3 days our AP Dog Hunter has noticed that his giraffe friend Jazz, has…

Publicado por The Rhino Orphanage em Quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Os cientistas que estudam o comportamento dos cães podem não ficar surpreendidos com esta amizade improvável, uma vez que estes animais podem não ser apenas o melhor amigo do homem, mas sim o melhor amigo – sem nenhuma distinção.

Experiências anteriormente realizadas neste campo revelaram que se um cão for criado com uma ovelha será o melhor amigo da ovelha. Aquilo que torna os cães tão especiais poderá não ser a capacidade de compreender os humanos, mas a de ter emoções e de amar.

Uma equipa de investigadores da Universidade Estatal do Arizona, nos Estados Unidos, concluiu que, sem contacto com humanos, os cães conseguem ser animais selvagens, tanto quanto outros. No entanto, a exposição dos cães aos humanos ou a outros seres vivos torna-os dóceis.

Já a facilidade com que criam relações tem a ver como uma predisposição natural para uma hipersociabilização.

Uma outra equipa, liderada por Bridgett vonHold, bióloga molecular na Universidade de Princeton, identificou genes nos cães que, nos humanos, podem ser associados com a síndrome Williams-Beuren, uma desordem genética que tem, entre outras consequências, a de uma excessiva pulsão para fazer amizades.

Ainda assim, os cientistas não sabem se a existência destes genes nos cães é uma decorrência de uma história iniciada há mais de 15 mil anos, quando os humanos começaram a alimentá-los.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. As mães humanas no passado também sabiam das doenças dos filhos mesmo sem irem ao médico mas elas agora se transformaram em autómatos e nada sabem estando dependentes de tudo e todos.

  2. A verdade é que os humanos tem coragem de abandonar os seus bebés sem motivos, estejam eles doentes ou não. Isso é o que mais me decepciona no género humano. Nesse caso é melhor criar um cachorro ou um gato.

  3. “A história prova que a capacidade de amar dos cães não é um exclusivo que reservam aos humanos”
    E com esta, o lobby dos cães aqui do ZAP arrasa em definitivo qualquer tentativa do lobby dos pequenos felinos em se sobrepor ao poderio dos cães.
    Os cães amam tudo. Sobretudo comer e dormir 🙂

RESPONDER

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian. O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da …

"Muu". O mugido de uma vaca pode revelar como se sente

https://vimeo.com/386240607 Ao ouvido humano, os mugidos parecem indistintos. No entanto, um estudo recente revelou que cada vaca tem a sua própria voz - e esta persiste em inúmeras situações. De acordo com um estudo recente, levado a …

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …