Os amigos que escolhemos podem afetar a nossa saúde física

Já ouvimos que devemos escolher os nossos amigos com sabedoria, mas agora há algumas evidências científicas de que isso pode ajudar a nossa saúde.

Num novo estudo, publicado recentemente na Social Psychological and Personality Science e citado pelo Study Finds, uma equipa revelou que pessoas com experiências positivas nos seus relacionamentos íntimos parecem ter uma melhor saúde física.

Pesquisas anteriores concentraram-se na forma como o conflito ou a satisfação nas relações podem afetar os nossos níveis de stress e a pressão arterial. Neste estudo recente, os investigadores analisaram a forma como os diferentes tipos de relacionamento, bons e maus, afetam a nossa saúde no dia a dia.

“Experiências positivas e negativas nas nossas relações contribuem para o nosso stress diário, para a forma como agimos e para a nossa fisiologia, ao nível da pressão sanguínea e da reatividade da frequência cardíaca”, disse Brian Don, da Universidade de Auckland, o principal autor do estudo.

“Além disso, não é apenas como nos sentimos sobre os nossos relacionamentos em geral que importa: os altos e baixos também são importantes”, continuou.

Para o estudo, 4.005 pessoas completaram testes diários sobre dados como a tensão arterial e o stress e compartilharam as suas experiências e sentimentos sobre os seus relacionamentos mais próximos, incluindo memórias positivas e negativas.

Pessoas com mais experiências positivas do que negativas relataram menos stress, melhores habilidades para gerir as suas ações e uma pressão arterial mais baixa. As pessoas que experimentavam altos e baixos diários nas suas relações e relataram mais experiências negativas tiveram mais problemas com stress e com o aumento da pressão arterial.

Outros fatores podem ter alterado as relações das pessoas e, por sua vez, a sua saúde, acrescentou Brian Don. A pandemia de covid-19 afetou a maneira como as pessoas interagem e a frequência com que vêm os amigos e entes queridos.

“Desde a pandemia de covid-19, as relações têm enfrentado desafios, turbulências e mudanças sem precedentes. Significa que a pandemia pode ter implicações na saúde, não apenas por causa do vírus, mas também indiretamente como resultado do impacto que tem nos relacionamentos”, indicou o investigador.

“A pandemia de covid-19 criou tensão, turbulência e variabilidade consideráveis nos relacionamentos, que podem alterar indiretamente o stress e a fisiologia na vida diária e que têm implicações importantes para o bem-estar físico”, sublinhou.

Os autores do estudo advertem contra conclusões precipitadas de que os amigos podem deixar-nos doentes. Ao invés disso, as descobertas mostram como os relacionamentos podem ser mais um ponto de influência na nossa saúde.

“Seria útil examinar outros estados fisiológicos, como respostas neuroendócrinas ou do sistema nervoso simpático como resultados de experiências diárias de relacionamentos positivos e negativos, que podem revelar diferentes padrões de associações”, concluiu Brian Don.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.