Campanha é apresentada aos utilizadores que procurem na internet por viagens com destino a Amesterdão, nomeadamente para despedidas de solteiro.
A cidade de Amesterdão lançou esta semana uma campanha para desencorajar os turistas a planearem festas com drogas e álcool. E há já um público-alvo definido: os jovens britânicos. Há muito que a capital neerlandesa tenta travar comportamentos agressivos, como despedidas de solteiro, especialmente perto da famosa Red Light, onde estão os trabalhadores da indústria sexo.
A nova campanha, apelidada de “Stay Away”, será apresentada a pessoas que pesquisam online por viagens a Amesterdão, recebendo avisos especiais. “A campanha terá início no Reino Unido, estando dirigida aos homens da categoria etária dos 18 aos 35 anos“, disse o conselho municipal de Amesterdão numa declaração.
“Esta campanha de desincentivo destina-se aos turistas que queiram visitar Amesterdão para ‘enlouquecer‘, com todas as consequências daí resultantes”.
Está ainda previsto que a iniciativa seja alargada para “potenciais visitantes incómodos dos Países Baixos e de outros países da UE” no próximo ano, afirmou o organismo da cidade. Às pessoas que procuram termos como “despedida de solteiro em Amesterdão” serão mostrados anúncios de aviso”, disse, citado pelo Raw Story.
Estes mostrarão os “riscos e consequências de comportamento anti-social e abuso excessivo de drogas e álcool”, nomeadamente multas, prisão, registos criminais, hospitalização e questões de saúde.
Amesterdão anunciou recentemente a proibição de fumar cannabis na Red Light, juntamente com mais restrições ao consumo de álcool e encerramentos mais cedo de cafés, bares e estabelecimentos com espetáculos sexuais. As autoridades estão também a estudar a transferência de trabalhadores do sexo para grandes “centros eróticos” na periferia da cidade.