“Turismo de canábis”. Amesterdão quer fechar coffee-shops aos turistas

Arthur Caranta / Flickr

Coffee-shop em Amesterdão

Quando a pandemia acalmar, altura em que muitos turistas deverão começar a pensar em visitar Amesterdão, uma das principais atrações da cidade pode deixar de existir.  A presidente da Câmara de Amesterdão, Femke Halsema, propôs a proibição da entrada de turistas nos famosos coffee-shops da cidade.

O objetivo é reduzir o poder de atração dos coffee-shops enquanto locais de férias para o turismo das drogas leves. “Nos últimos anos, constatamos que a procura de canábis em Amesterdão aumentou enormemente”, disse Femke Halsema numa entrevista à cadeia de televisão pública NOS.

Halsema considera que se trata de uma questão ligada ao aumento dos turistas, em que parte deles integram o “turismo de canábis”, deslocando-se a Amesterdão exclusivamente para consumir a droga, o que constitui uma “fonte de aborrecimento” no centro da cidade.

“Amesterdão é uma cidade internacional e queremos receber turistas, mas gostaríamos de turistas que venham pela riqueza da cidade, pela sua beleza, pelas suas instituições culturais”, defendeu a autarca.

Segundo dados do Ministério da Saúde Pública holandês, os Países Baixos têm 570 coffee-shops, sendo que cerca de 166 se situam em Amesterdão, o que representa 30% do total.

Diferentes municípios do país têm regras diferentes para este tipo de locais, e as discussões sobre a proibição, exceto para os residentes holandeses, não são novas.

Este debate foi acalorado em 2011 e 2012, com Amesterdão a lutar contra a proposta de introdução de uma regra exclusiva para residentes nos cafés da Holanda. Atualmente, essa regra ainda existe em Maastricht, no sul do país.

A questão foi novamente levantada em julho de 2019, quando Halsema escreveu uma carta onde defendia que os cafés da cidade estão a colocar “a qualidade de vida no centro da cidade sob pressão”.

A autarca irá discutir as medidas com o conselho municipal de Amesterdão no final deste mês.

De acordo com uma pesquisa da CNN, mais de metade dos entrevistados assumiram que optaram por visitar a capital holandesa por que queriam experimentar drogas.

Os resultados também indicaram que 34% dos inquiridos garantiram que visitariam Amesterdão com menos frequência se não pudessem visitar as coffee-shops, enquanto 11% afirmou que não se deslocaria até à cidade.

Ana Isabel Moura Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ninguém sabe do paradeiro dos Evangelhos Garima, um dos maiores tesouros do mundo cristão

Depois de terem sobrevivido a 1.500 anos de história num mosteiro remoto, os Evangelhos Garima enfrentam agora a sua ameaça mais grave. Um dos maiores tesouros do mundo cristão, guardado durante mais de 1.500 anos no …

"Estou preocupado". Ex-piloto da Marinha dos EUA diz que via OVNIs "todos os dias"

Um antigo piloto da Marinha dos Estados Unidos diz que, durante anos, viu Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) "todos os dias". Depois de anos a ignorar a questão, uma task force do Pentágono prepara-se para revelar …

Peru está a investigar se a lixívia pode curar a covid-19

O congresso do Peru votou para investigar se beber ou injetar uma lixívia industrial poderia curar a covid-19. A moção foi aprovada com 49 votos a favor e 39 votos contra. Está a ser criado um …

Há vestígios de ouro nesta imagem de satélite

As operações de mineração num dos maiores depósitos de ouro da Rússia, em Aldan, incluem um método que deixa rastos na paisagem. E são visíveis do Espaço. A imagem de satélite, tirada em setembro de 2019, …

Dezenas de corpos de vítimas de covid-19 encontrados nas margens do rio Ganges

Ciclone Tauktae faz pelo menos 33 mortos na Índia (e paralisa vacinação contra covid-19)

Pelo menos 33 pessoas morreram e quase cem estão desaparecidas na Índia, devido ao impacto do ciclone Tauktae, esta terça-feira. O país também registou o maior número de mortes diárias provocadas pela covid-19. Centenas de milhares …

Cientistas criam dispositivos de testagem que produzem resultados em tempo recorde

Cientistas criaram dispositivos que permitem detetar infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 num segundo ou em menos de 30 minutos, conforme a técnica usada, revelam dois estudos distintos divulgados esta terça-feira na imprensa da especialidade. Investigadores das …

CP está a vender bilhetes com 80% de desconto

A CP tem uma nova campanha, que entra em vigor esta terça-feira, através da qual disponibiliza cerca de 17.920 viagens com descontos até 80% nos comboios intercidades. De acordo com o jornal Público, os bilhetes abrangidos …

Mais de 40 pessoas, quase todas crianças, no hospital de Beja com vómitos

Um total de 35 crianças e seis adultos oriundos de diversas escolas do concelho de Beja deram esta terça-feira entrada no Hospital José Joaquim Fernandes, naquela cidade alentejana. A notícia foi avançada por fonte hospitalar, que …

Novo Banco. "Não era um banco bom, foi preciso fazer dele um bom banco", diz Centeno

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, afirmou esta terça-feira que o Novo Banco “não era um banco bom” e “foi preciso fazer dele um bom banco”, recordando o “legado do BES” que marca …

Ensino superior com vagas especiais para lusodescendentes

O Governo alargou o contingente especial de acesso ao ensino superior dirigido a emigrantes e seus familiares permitindo que, no próximo ano letivo, se possam candidatar todos os lusodescendentes, de nacionalidade portuguesa e residentes no …