Tony transformou autocarro em Arca de Noé para salvar animais do Florence

1

Tony Alsup / Facebook

Tony Alsup, o herói de cães e gatos que salvou mais de 60 animais durante o furacão Florence

Enquanto muitos americanos fugiam do furacão Florence, um camionista de 51 anos fazia o percurso inverso com uma missão em mente. Dentro de um autocarro, Alsup transportou mais de 60 animais da costa da Carolina do Sul para o estado do Alabama, salvando-os de um terrível fim.

No interior do autocarro, Tony Alsup arrancou todos os assentos que havia, criando o maior número de lugares para os seus novos passageiros. Do lado de fora, as palavras “Abrigo de Salvamento Animal de Emergência” decoravam o autocarro.

Durante a semana que recentemente afetou de forma dramática estes americanos, Alsup conseguiu resgatar 53 cães e 11 gatos dos abrigos do estado do Carolina do Sul que se encontravam no trajeto do furacão Florence.

Estas são vidas também“, disse Alsup ao Washington Post durante o resgate. “Os animais – especialmente estes que estão em abrigos – têm sempre de ir nas partes traseiras dos autocarros. Mas eu vou dar-lhes o seu próprio autocarro. Nem que tenha de pagar eu próprio todo o combustível, ou até arranjar um barco, hei-de tirar estes cães de lá”.

Desde que o furacão Harvey devastou a costa do Texas, Alsup, que espera um dia abrir o seu próprio abrigo de animais, tem-se dedicado a resgatar animais de estimação em abrigos devastados por catástrofes naturais.

Assim que descobriu, através dos noticiários, a quantidade de abrigos sobrelotados com animais perdidos, a primeira reação de Alsup foi querer ajudar.

O camionista, que tinha um semi-reboque, não teve dúvidas. “O que posso fazer? Vou comprar um autocarro“, contou Alsup ao Washington Post. O autocarro com o qual Alsup salvou dezenas de animais custou cerca de três mil euros – tudo do seu próprio dinheiro.

Tony Alsup / Facebook

A arca de Noé de Tony Alsup que resgatou mais de 60 animais durante o Furacão Florence, nos Estados Unidos

Durante os furacões Irma e Maria, que também atingiram os Estados Unidos da América, Alsup também se envolveu na defesa dos animais. Sem autocarro nessa altura, mas com muita vontade, Alsup alimentou vários cavalos, salvando-os da fome.

“É tão fácil para as pessoas adotarem os pequenos animais de estimação que são queridos e fofos”, contou Alsup ao Greenville News.”Todos merecem uma oportunidade, mesmo que sejam grandes e feios. Eu amo cães grandes e vamos arranjar lugares para eles“, acrescentou ao jornal.

Durante o furacão Florence, Alsup retirou os bancos do autocarro e empilhou as transportadoras de cães do chão até ao teto do autocarro. Quanto mais espaço, mais animais poderiam ser salvos.

Comida para animais, tigelas com água, coleiras e brinquedos, tudo foi espalhado pelo asilo improvisado de quatro rodas.

Ao longo do trajeto, Alsup utilizou o Facebook para avisar que tinha espaço para mais animais e para receber indicações sobre possíveis locais onde os animais precisassem e ajuda. Em menos de 48 horas, Alsup chegou a quatro abrigos de animais que o saudaram pelas redes sociais agradecendo-o por ter salvo os animais deixados para trás.

“Aqueles que mais ninguém quis levar. E ele colocou-os em segurança. Não é a evacuação mais convencional, mas certamente é a que tem maior coração“, escreveram.

Assim que sobrecarregou o autocarro, Alsup viajou até Foley no estado do Alabama, onde a sua amiga, Angela Eib-Maddux, abriu o seu abrigo de emergência para cães onde todos os animais passaram a noite.

Banhos, cobertores macios e, segundo Alsup, “até tratamentos de spa” os cães tiveram direito enquanto não encontravam abrigos ou lares suficientes.

Eu amo isto“, contou Alsup. “As pessoas não acreditam em mim, dizem que devo estar a ficar maluco com os latidos. Mas não. E eles sabem que eu sou o macho alpha e que não estou aqui para os magoar”.

Algumas pessoas chegaram a adotar alguns dos cães e gatos resgatados enquanto Alsup coordenava a entrega e cuidado dos animais com outros abrigos ou voluntários. A partir do abrigo de Angela, os cães e gatos resgatados foram acolhidos por todo o país.

Depois deste salvamento, Alsup dirigiu-se para Wilmington, no Carolina do Norte, quando soube que mais um abrigo de animais precisava da sua ajuda e da sua arca de Noé.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.