Ameaças de morte a árbitros são “extremamente graves” e “de terceiro mundo”

Hugo Delgado / Lusa

Tanto o Conselho de Arbitragem como a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol condenam as ameaças de morte ao árbitro Luís Godinho após o jogo entre Sporting de Braga e FC Porto.

As ameaças ao árbitro Luís Godinho e a familiares seus estão a ser tratadas “como algo extremamente grave”, informou esta quinta-feira o Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

“O Conselho de Arbitragem foi informado pelo árbitro internacional Luís Godinho da existência de ameaças, que também foram feitas a familiares, no seguimento do jogo desta quarta-feira à noite, em Braga”, referente à primeira mão da meia-final da Taça de Portugal, entre Sporting de Braga e FC Porto (1-1), adianta o CA.

O CA revela também que nas últimas horas voltaram a ser disponibilizados nas redes sociais os contactos telefónicos dos árbitros, considerando que se trata de “um incitamento à violência e um insuportável atentado à privacidade e serenidade dos agentes de arbitragem”.

As sedes da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, na cidade do Porto, e da Federação Portuguesa de Futebol, em Oeiras, foram vandalizadas com ameaças escritas nas paredes.

Em entrevista à Rádio Renascença, o presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), Luciano Gonçalves, condenou as “situações recorrentes de ameaças e de invasão do espaço pessoal dos árbitros” que se têm verificado.

“Isto é de terceiro mundo”, atirou, repugnando este tipo de situações que “acontecem repetidamente no nosso futebol”.

Luciano Gonçalves reclama um esclarecimento público das regras para que “as pessoas percebam o que é transmitido aos árbitros” e defende uma intervenção urgente dos responsáveis da arbitragem nacional.

“É importante que os responsáveis da arbitragem expliquem duas coisas: qual é a indicação que existe para que aqueles lances sejam analisados daquela forma, e se assim for o árbitro esteve bem; ou explicar que as indicações não são essas, e aí o árbitro errou. É importante que o público em geral perceba quais são as diretrizes que os árbitros recebem do Conselho de Arbitragem, do IFAB, da FIFA e da UEFA”, defende.

“É importante falarmos mais”, acrescentou Luciano Gonçalves. “Qualquer ausência de informação faz com que as redes inflamem”.

Logo após o jogo das meias-finais da Taça de Portugal, o árbitro Luís Godinho recebeu ameaças de morte, disse esta quinta-feira à Lusa fonte do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.

Luís Godinho e a sua família “receberam ameaças de morte durante toda a noite passada, logo após o jogo em Braga”, disse a mesma fonte, explicando que as autoridades policiais foram de imediato avisadas e que a viagem do árbitro de regresso a casa foi monitorizada pela polícia.

O árbitro fará agora participação junto das autoridades, para tentar encontrar os autores das ameaças.

“FC Porto tem legitimidade para recorrer do vermelho”

Lúcio Correia, professor e especialista em direito desportivo, considera que o FC Porto “tem legitimidade para recorrer do cartão mostrado a Luis Díaz”, servindo-se do caso da expulsão de Palhinha como exemplo “que abre um precedente enorme”.

Agora, entende Lúcio Correia, “toda a gente pode ir à procura da retirada de cartões” e que, por isso, “de uma vez por todas, tem de haver uma decisão jurisprudencial orientadora para evitar que toda a gente se sinta legitimada para tal”.

“O FC Porto pode naturalmente recorrer do castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina, mas isso não significa que seja certo de que se tenha outro caso Palhinha”, acrescentou o especialista, citado pela Renascença.

“Vivemos um tempo algo estranho, mas o desporto precisa de outros prazos, talvez de menos instâncias para decidir. Os prazos têm de ser muito curtos, porque ninguém vai perceber que uma decisão de casos Palhinha, Luís Diaz ou de outro clube qualquer, possa demorar nove, dez, 11 meses. Ninguém percebe isto”, disse Lúcio Correia, em entrevista à rádio.

Daniel Costa, ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Twitter oferece 3.000 euros a quem ajudar a resolver o enviesamento racial do seu algoritmo

A rede social Twitter anunciou um novo concurso destinado a investigadores e hackers para identificar e resolver o enviesamento racial do algoritmo usado para cortar as imagens que são carregadas pelos utilizadores. Segundo anunciou no Twitter, …

EUA. Universidade na Florida perdoa milhões em propinas

A Florida A&M University, nos Estados Unidos (EUA), perdoou aos estudantes as dívidas relativas ao ano académico de 2020 a 2021, no valor total de 16 milhões de dólares (cerca de 13,5 milhões de euros). "Esta …

Startup cria saco para lavar roupa que evita envio de microplásticos para oceanos

A startup Skizo, incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, criou um saco para lavagem de roupa que recolhe os microplásticos libertados pelas fibras e evita o envio dos …

Pegasus. Advogado que luta para libertar a princesa Latifa do Dubai também foi espiado

O ativista de direitos humanos David Haigh — envolvido na libertação da princesa Latifa — é a primeira vítima britânica de espionagem confirmada através do software israelita Pegasus. O advogado britânico e ativista de direitos humanos …

Autor de ataque com faca em Londres queria "matar a rainha"

O autor do ataque extremista com uma faca, em 2020, em Londres, que acabou por morto pela polícia, era conhecido quando esteve na prisão pelo seu radicalismo e por querer "matar a rainha", segundo um …

Crise alimentar leva Coreia do Norte a distribuir reservas militares de arroz

A Coreia do Norte está a destribuir reservas militares de arroz para enfrentar a atual crise alimentar, ao mesmo tempo que uma onda de calor e a seca atingem o país, revelou na terça-feira a …

Jogos Olímpicos: a terra tremeu durante o Brasil-México

Primeira meia-final do torneio masculino de futebol não teve direito a golos durante 120 minutos, mas teve direito a um sismo. Final será entre Brasil e Espanha. O Brasil estará novamente na final dos Jogos Olímpicos, …

A turbina de marés mais potente do mundo já está a funcionar

A mais poderosa turbina de marés do mundo está em funcionamento desde a passada quarta-feira no arquipélago escocês de Orkney. A turbina O2, que pesa 680 toneladas métricas, começou a funcionar na passada quarta-feira, 28 de …

Vacinação Casa Aberta já está disponível para maiores de 30 anos

A modalidade de vacinação Casa Aberta está desde esta terça-feira disponível para as pessoas com idade igual ou superior a 30 anos. De acordo com um comunicado enviado esta terça-feira pela task force, “a modalidade Casa …

Governo motivado para executar PRR "de forma célere"

O ministro das Finanças, João Leão, afirmou esta terça-feira que o Governo está muito motivado “para executar de forma célere” o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), depois de Bruxelas ter desembolsado 2,2 mil milhões …