Ambientalistas europeus apontam dez “testes verdes” à presidência portuguesa da UE

Álvaro Millán / Flickr

Iniciou na sexta-feira a presidência portuguesa do Conselho Europeu da União Europeia (UE), com a Alemanha e a Eslovénia, com os ambientalistas a propor dez pontos para que seja colocado em prática o Pacto Ecológico Europeu e a recuperação da economia pós-pandemia.

“A presidência portuguesa do Conselho Europeu da União Europeia verá a Europa e o mundo emergir finalmente da crise do COVID-19 e ajudará a orientar a reconstrução para melhor manter o espírito do Pacto Ecológico Europeu […] Vai ser uma Presidência importante”, escreveu o secretário-geral do European Environmental Bureau (EEB), Jeremy Wates, no memorando enviado ao Governo português, citado esta segunda-feira pelo ECO.

No documento, Wates recomendou ao Executivo um “papel importante na liderança pelo exemplo”, considerando que “compromissos ambiciosos inspirarão outros Estados-Membros a seguir o mesmo caminho”.

O EEB – que representa mais de 160 organizações – apresentou os dez testes verdes à presidência portuguesa do Conselho Europeu, que “são ambiciosos, mas necessários”. Deste fazem parte o Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, a LPN – Liga para a Proteção da Natureza, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza e a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável.

As organizações portuguesas que fazem parte do EEB “apelam a que Portugal aproveite este momento para liderar pelo exemplo, através das suas políticas nacionais, e reiteram que estão disponíveis para trabalhar diretamente com a Presidência Portuguesa da UE e estimular a participação de organizações congéneres noutros países, para apoiar uma Presidência bem-sucedida que possa avançar várias etapas na transição para uma vivência dentro dos limites do nosso único planeta”, sublinharam em comunicado.

No memorando, apelam a uma transição justa para uma Europa sustentável e resiliente e que o compromisso com os objetivos do desenvolvimento sustentável seja respeitado e a política comercial da UE assente em princípios de sustentabilidade.

Sugerem igualmente uma transição verde através do Quadro Financeiro Plurianual (MFF), do Pacote de Recuperação e da Reforma Fiscal, sendo urgente uma reforma tributária para a atingir neutralidade carbónica.

Propõe também uma resposta à emergência climática e a promoção da mobilidade sustentável, através de um acordo sobre uma Lei Climática compatível com 1,5 oC de aquecimento global e um reforço das diferentes ações políticas e técnicas que podem contribuir para a neutralidade carbónica.

A inversão da perda da biodiversidade; o investimento na resiliência dos ecossistemas; uma transição para uma alimentação e uma agricultura sustentáveis; a promoção de um objetivo de poluição zero, que previna a poluição na origem para a água, o ar e o solo; bem como a limpeza da produção industrial, são outras das orientações.

O EEB apelou ainda a um ambiente livre de tóxicos e uma Estratégia de Produtos Químicos para a Sustentabilidade; o reforço da responsabilidade e o Estado de Direito – permitindo um acesso mais alargado ao Tribunal de Justiça da UE; e a promoção da Solidariedade Europeia, o bem-estar e a justiça social e ambiental.

Taísa Pagno Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto 1-0 Guimarães | Dragão já vê Sporting no horizonte

O Porto venceu no fecho da 28ª jornada da Liga NOS pela margem mínima, na recepção ao Vitória SC, e conseguiu o principal objectivo, que passava por somar os três pontos e reduzir para quatro …

Italiano faltou ao trabalho durante 15 anos, mas ganhou quase 600 mil euros

Um funcionário de um hospital no sul de Itália recebeu o salário durante 15 anos, apesar de nunca ter aparecido para trabalhar. De acordo com a polícia italiana, citada pela cadeia televisiva CNN, Salvatore Scumace está …

Google ficou sem o domínio na Argentina (e Nicolás achou que ia ser o novo dono)

Na última quarta-feira, um jovem argentino achou que ia ficar rico à custa da distração da Google no seu país. Acabou por não acontecer e tudo ficou resolvido. "Que pague a dívida externa", "que compre vacinas", …

Lola, a robô humanóide, dá "passos de bebé" (e equilibra-se com as mãos)

Uma equipa de cientistas está a ensinar a robô humanóide Lola a dar "passos de bebé", equilibrando-se com as suas mãos em vários pontos de contacto. Há muito tempo que os investigadores estudam a locomoção de …

Presidente da República veta decreto sobre inseminação post mortem

O Presidente da República vetou, esta quinta-feira, o decreto do Parlamento sobre inseminação post mortem, considerando que suscita dúvidas no plano do direito sucessório e questionando a sua aplicação retroativa. Na mensagem dirigida à Assembleia da …

Primeiro-ministro francês está a receber centenas de peças de lingerie no correio

O primeiro-ministro francês tem estado a receber roupa interior feminina na sua caixa de correio. Foi a forma encontrada pelas lojas de lingerie para protestarem contra as restrições da pandemia que as obrigam a estar …

Inteligência artificial "identifica" autores dos Manuscritos do Mar Morto

Investigadores da Universidade de Groningen, nos Países Baixos, recorreram à inteligência artificial para concluir que os Manuscritos do Mar Morto foram redigidos por vários escribas, o que abre uma "nova janela" para o estudo do …

Inteligência Artificial vai ajudar a identificar fontes de poluição no Bangladesh

A produção de tijolos é uma fonte de poluição que ameaça a saúde da população e do planeta, mas regular esta indústria pode ser uma tarefa difícil para as autoridades. Para resolver o problema, uma …

Portimonense 1-5 Benfica | "Águia" arrasa em solo algarvio

O Benfica regressou aos triunfos depois de ter vencido o Portimonense por 5-1, numa partida relativa à 28.ª jornada da Liga NOS, após o desaire registado na recepção ao Gil Vicente.  Porém, não foi um duelo …

Vigaristas burlaram mulher de 90 anos em 32 milhões de dólares

Uma mulher de Hong Kong, de 90 anos, foi defraudada em 32 milhões de dólares por burlões que se fizeram passar por agentes policiais chineses, via chamada telefónica. A Agence France-Presse (AFP) escreve que um jovem …