Amazon vende decorações de Natal com imagens de Auschwitz

O Museu e Memorial de Auschwitz apresentou uma queixa considerando muito perturbador o uso de imagens do campo de concentração em enfeites de Natal à venda no site de compras online Amazon.

O museu, criado para manter viva a história do campo de concentração na Polónia, considerou pouco apropriado o uso da imagem de Auschwitz em artigos natalícios. “Ver imagens do campo num abre garrafas é muito perturbador e desrespeitoso”, escreveu o Memorial, numa publicação na sua página oficial de Twitter.

Os seguidores do museu interrogaram-se sobre o que está a acontecer com as pessoas e garantindo que não comprariam qualquer dos artigos.

À venda, com imagens do campo de concentração, estavam bolas, sinos, estrelas para as árvores de Natal e um tapete para rato.

Depois da denúncia, um porta-voz da Amazon garantiu, citado pelo jornal britânico The Guardian, que todos os vendedores têm de respeitar as regras e que quem não o fizer será sujeito a uma sanção. A empresa norte-americana assegurou que os artigos já não estão à venda.

Porém, se se procurar “Fcheng poland” na página da Amazon, ainda aparecem os artigos com diversas imagens de Cracóvia, entre elas as do campo de concentração.

O campo de concentração de Auschwitz foi criado pela Alemanha depois de o país ocupar a Polónia no início da II Guerra Mundial. Auschwitz, onde mais de um milhão de judeus de toda a Europa e centenas de milhares de não-judeus foram mortos, tornou-se um símbolo do Holocausto. Cerca de 232.000 crianças estão entre as vítimas, segundo as estimativas.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Putin convoca referendo sobre alterações constitucionais para 1 de julho

A aprovação da reforma constitucional permitirá ao atual Presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprir mais dois mandatos suplementares a partir de 2024. Vladimir Putin anunciou a data de 1 de julho para o referendo nacional de …

Depois das máscaras e do gel, procura por acrílico dispara

À semelhança do que aconteceu com as máscaras de proteção e com o álcool-gel, a procura mundial por acrílico está a aumentar. Primeiro foram as máscaras e o desinfetante em gel, mas agora há um novo …

Real Madrid não volta ao Santiago Bernabéu até final da temporada

O Real Madrid vai disputar os restantes jogos da Liga espanhola de futebol na condição de visitado no estádio Alfredo di Stéfano, no centro de treinos merengue. Segundo a agência EFE, Florentino Pérez enviou uma carta …

Metade das empresas que aderiram ao teletrabalho tenciona mantê-lo

A pandemia veio mudar a forma como trabalhamos. Quase metade das empresas que aderiram ao teletrabalho tenciona manter a atividade, ou parte dela, em regime de trabalho remoto.  De acordo com um inquérito da CIP - …

"Muitos de vocês são fracos". Trump critica ação dos governadores durante protestos

O Presidente dos Estados Unidos ridicularizou alguns governadores estaduais por serem "fracos" e exigiu-lhes que tomem medidas duras contra os manifestantes, após mais uma noite de violência em diversas cidades. Donald Trump conversou com os governadores, …

O vírus "não desapareceu". DGS apela para responsabilidade dos adeptos de futebol

Graça Freitas apelou aos adeptos de futebol para que respeitem as regras da Direção-Geral da Saúde, sublinhando que não podem existir ajuntamentos junto aos estádios e concentrações de pessoas em cafés ou em outros locais. Durante …

PSD junta-se ao Bloco e PCP e pede apreciação parlamentar do decreto das PPP na Saúde

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que regulamenta a criação de parcerias público-privadas (PPP) na Saúde. O maior partido da oposição junta-se assim ao Bloco de Esquerda e PCP, embora com motivos diferentes. Os sociais-democratas …

Reembolsos de IRS estão a ser "indevidamente retidos", denuncia Provedora de Justiça

Maria Lúcia Amaral escreveu ao secretário de Estado dos Assuntos Fiscais para pedir a correção de erros, lembrando que o reembolso é uma ajuda preciosa para muitas famílias, nomeadamente nesta altura. A Provedora de Justiça, Maria …

Rússia quer exportar antiviral que diz ser eficaz em 90% dos casos

O antiviral Afivavir mostrou ser eficaz no combate ao novo coronavírus em 90% dos casos, mas não estará à venda em farmácias. A Rússia planeia exportar para vários países do mundo um medicamento para a …

Exigência "irracional e insultuosa". Precários acusam Governo de os forçar a "mentir"

O formulário de apoio aos trabalhadores independentes obriga-os a garantir que retomarão a atividade dentro de oito dias. No último sábado, a Segurança Social disponibilizou o formulário de apoio aos trabalhadores independentes que deveria ter ficado …